Qual é o seu objetivo como empreendedor?

A última crise econômica nacional resultou em uma verdadeira transformação no mercado empresarial brasileiro. Muitas pessoas que sonhavam em abrir seus negócios enxergaram aquele momento como uma oportunidade de tirar suas ideias do papel.

Porém, será que esses novos empresários sabem qual o real objetivo do empreendedorismo?

Definir os seus propósitos como empreendedor e entender como traçar metas de forma eficiente são apenas duas das ações essenciais para quem quer atuar nesse mercado. O grande erro da maior parte desses novos empresários está em desconhecer seu real objetivo ou focar em aspectos não prioritários para crescimento do negócio.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo especial com dicas que vão ajudar você a encontrar a resposta para a pergunta: qual é o meu objetivo como empreendedor? Com esta leitura, você certamente descobrirá o que realmente deve ser considerado uma meta que contribua para o crescimento do seu negócio. Acompanhe e entenda!

Por que você deve descobrir o seu objetivo como empreendedor?

Sabemos que, para começar um novo negócio, é preciso estar preparado para os desafios que esse mercado oferece. Entre eles, está a necessidade de entender quais são as suas intenções ao começar um projeto empreendedor.

É comum vermos várias pessoas por aí abrindo os seus negócios só porque “dá dinheiro”. Porém, muitas vezes, elas se esquecem que, para que tudo dê certo, é preciso ter um objetivo, traçar uma linha entre ganhar dinheiro e ter realizações.

Na verdade, o objetivo do empreendedorismo sempre deve ser o de mudar o estado emocional das pessoas, ou seja, consiste na oportunidade de causar uma transformação no modo como a pessoa está se sentindo.

Afinal, o seu aspecto emocional nada mais é do que a representação das suas emoções, todas juntas, o que modifica intensamente a maneira como você vive.

O seu produto é o objetivo do seu negócio?

Um produto pode ser um transformador de estados emocionais. A partir do momento que você entrega algo que gera valor para a pessoa, que dá autoconfiança, que oferece segurança e autoestima, você muda o estado emocional dela.

Nesse sentido, é importante que você conheça estratégias e metodologias que lhe permitam avançar por meio do fator psicológico daquele cliente. Não basta pensar no dinheiro que ele tem e no produto que você oferece, pois é preciso considerar o valor emocional que aquela compra pode gerar no consumidor.

Vamos pensar em um exemplo: um empresário vende automóveis e, em seu estabelecimento, chega cliente procurando por um carro vermelho.

Entretanto, o empreendedor não tem o modelo na cor desejada, contando apenas com o carro na versão preta. O que ele vai fazer? Naturalmente, o bom empresário vai mover mundos e fundos e conseguirá entregar o carro vermelho em tempo recorde para a pessoa.

Assim, é possível mudar o estado emocional, dar satisfação para a pessoa e deixá-la feliz com aquela conquista. Porém, é preciso deixar claro: o objetivo do empresário não é o produto.

Seria o cliente o objetivo do empreendedorismo?

Exatamente! O objetivo do empresário deve ser sempre o seu cliente. Por isso, a todo momento, é preciso ter em mente a necessidade de impulsionar os clientes para que eles levem consigo a sua palavra.

Assim, o dinheiro do cliente não deve ser o foco dos seus objetivos, mas sim o propósito de ajudá-lo a encontrar a felicidade e o entusiasmo.

Esses sentimentos devem estar relacionados ao serviço, atendimento e ao produto que você está entregando para ele. Afinal de contas, será esse sentimento de satisfação que vai levar o seu negócio cada vez mais longe, tornando a sua marca mais forte no mercado.

É como se fosse uma cama elástica, ou seja, você terá que ter uma base flexível e, ao mesmo tempo, rígida, uma vez que você precisa jogar o estado emocional dele cada vez mais longe. Quanto mais longe ele chegar, mais ele pagará pelo seu produto.

Nesse sentido, o objeto da compra é um meio para chegar ao objetivo final: a satisfação do cliente. Dessa forma, o estado emocional do cliente ao fim do processo e a transformação pela qual ele passou é o grande segredo do sucesso no mercado empreendedor.

Como alcançar esse objetivo?

Como mencionamos no início deste artigo, o empreendedorismo está cercado de desafios. Por isso, tanto quem deseja começar um novo negócio quanto quem já está trilhando sua história como empreendedor devem buscar conhecimento e ferramentas que lhe permitam atingir o coração do cliente.

Assim, as palavras-chave do sucesso do empreendedor são a busca pelo conhecimento: referente ao mercado, sobre o negócio, sobre os interesses e necessidades do seu público-alvo e o conhecimento sobre gestãoConhecer e entender o meio onde a sua empresa está inserida é essencial para atingir seus objetivos a curto, médio e longo prazo.

Nesse contexto, o gestor deve apostar no aperfeiçoamento individual e coletivo. Por isso, a realização de treinamentos empresariais focados em estratégias direcionadas para o aperfeiçoamento do seu negócio são uma ótima ferramenta para a busca de conhecimento.

Hoje, o mercado oferece inúmeras opções de cursos específicos, além de diversos materiais gratuitos disponíveis nas plataformas dessas empresas. Então, busque o aprendizado, pois investir em conhecimento é a peça-chave para aprender como colocar em prática boas estratégias e atingir o principal objetivo do empreendedorismo: a satisfação do cliente final.

Você gostou de entender mais sobre as metas do seu negócio? Então deixe seu comentário.

Conrado Adolpho

Conrado Adolpho, empresário há 22 anos, é especialista em alavancagem rápida de micro e pequenas empresas. Formado em Marketing com especialização em Economia, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia e ativista social. Idealizador do Método 8Ps - método de Marketing Digital e Vendas, que é utilizado hoje por diversas agências, faculdades e empresas por todo o Brasil, e instituições de alguns outros países. Tem como missão pessoal "Transformar o mundo através do empreendedorismo" e já ajudou mais de 8 mil pessoas através do treinamento Imersão 8Ps e impactou mais de 33 mil empresas através do Método 8Ps. Autor do best-seller brasileiro de marketing mais vendido do país e vendido também em Portugal: Os 8Ps do Marketing Digital.

Inscreva-se para mais conteúdo

12 comentários

  1. Fernando MV em 13/03/18 às 14:39

    Gostei do post!
    Tenho a percepção que o Marketing Digital vem se tornado um elemento importante para o fator de decisão!
    Qual a sua visão sobre a integração de midias digitais e offline como impressos gráficos e comunicação visual?

  2. Lynda em 13/11/19 às 00:08

    Do you mind if I quote a couple of your posts
    as long as I provide credit and sources back to your webpage?
    My blog site is in the exact same niche as yours and my visitors would certainly benefit from some of the information you present here.
    Please let me know if this okay with you. Thanks!

  3. hexinjd.com em 13/11/19 às 00:08

    When someone writes an piece of writing he/she keeps the idea of a
    user in his/her mind that how a user can know it. Thus that’s why this post is
    great. Thanks!

  4. I’m really loving the theme/design of your weblog.
    Do you ever run into any browser compatibility issues?
    A small number of my blog visitors have complained about my site
    not working correctly in Explorer but looks great in Firefox.
    Do you have any suggestions to help fix this issue?

  5. tinyurl.com em 24/11/19 às 05:36

    Howdy! I know this is kind of off topic but I was wondering if you knew where I could get a captcha plugin for my comment form?
    I’m using the same blog platform as yours and I’m
    having problems finding one? Thanks a lot!

  6. Fredericka em 27/11/19 às 18:04

    Thanks for sharing your thoughts on website. Regards

  7. quest bars cheap em 30/11/19 às 05:31

    Interesting blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere?
    A design like yours with a few simple adjustements would really make my
    blog stand out. Please let me know where you got your design. Appreciate it

  8. ps4 games em 01/12/19 às 04:56

    Fastidious replies in return of this question with solid arguments and
    explaining everything about that.

  9. quest bars cheap coupon twitter em 02/12/19 às 22:59

    Very great post. I just stumbled upon your blog and wanted to mention that I have truly
    enjoyed browsing your blog posts. In any case I will be subscribing to your feed and I’m hoping you write again soon!

  10. ps4 games em 06/12/19 às 02:06

    You could certainly see your enthusiasm in the article you write.
    The arena hopes for more passionate writers such as
    you who aren’t afraid to mention how they believe.

    At all times follow your heart.

  11. ps4 games em 07/12/19 às 05:02

    Appreciating the hard work you put into your blog and detailed information you offer.

    It’s good to come across a blog every once in a while that isn’t the same out of date
    rehashed information. Excellent read! I’ve bookmarked your site and I’m including your RSS feeds to my Google account.

  12. quest bars cheap em 07/12/19 às 11:03

    Your style is so unique compared to other folks I have read stuff
    from. I appreciate you for posting when you’ve got the opportunity, Guess
    I will just bookmark this blog.

Deixe um Comentário