fbpx

Os novos tipos de moeda

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Os novos tipos de moeda

Existem vários novos tipos de moeda atualmente. Não só o dinheiro.

As novas moedas que enxergo, além do dinheiro, são: tempo, felicidade e reputação.

Se você dá tempo às pessoas, é como se você estivesse dando dinheiro. Se você tem tempo, é como se você tivesse dinheiro, porque muitas vezes nós trabalhamos para ganhar dinheiro (vendendo nosso tempo), para depois podermos comprar tempo (?!).

Parece não fazer sentido, mas em um mundo em que o tempo sobrava (no início do século passado) isso fazia total sentido. Mas o tempo “acabou”. Está cada vez menor e mais escasso. Então, a própria escassez do tempo transformou-o no que mais dávamos valor antes – o dinheiro.

Se você dá felicidade às pessoas, é como se você estivesse dando dinheiro a elas.

Henry Thoreau, pensador norte-americano, tem uma frase que adoro “a maioria dos homens vive em um sereno desespero”. Felicidade é uma moeda escassa. Algo que buscamos todo o tempo e hoje muitos confundem felicidade com consumo.

E se você tem reputação, é como se tivesse dinheiro. Credibilidade é o que faz você vender ou não. Certamente você já ouviu falar da minha balança “capital social x capital financeiro“. O capital social é a reputação que você goza junto a quem lhe conhece. Reputação sem dúvida nenhuma é o novo dinheiro.

Essas novas moedas na minha concepção são aquelas coisas que te trazem dinheiro ou que fazia com que você trabalhasse para ganhar dinheiro para consegui-las.

O problema é que, muitas dessas coisas que antes você comprava com dinheiro, hoje estão muito mais valorizadas e nem o dinheiro é capaz de comprá-las. Ou seja, se tornaram a própria moeda…

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram