Pesquisa de mercado e 8Ps do marketing: entenda qual é essa relação

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
pesquisa de mercado

Diante das constantes mudanças no mercado, como alteração no comportamento do consumidor e inserção de novos produtos, as empresas precisam se adaptar continuamente por meio do gerenciamento das informações sobre as necessidades mercadológicas. Para isso, elas utilizam uma ferramenta poderosa: a pesquisa de mercado.

Ao realizá-la, é possível compreender o que os clientes pensam, querem, desejam e sonham. Além disso, dá para se inteirar dos fatores que os motivam a consumir e de como estes interferem no processo de decisão de compra.

Essas informações são transformadas em conhecimento estratégico para as empresas. Trata-se de um auxílio e tanto para diagnosticar, avaliar, planejar e controlar as estratégias mercadológicas para atender as necessidades e desejos do seu público e, assim, satisfazê-lo.

Mas, vem cá, você sabe qual é a relação entre a pesquisa de mercado e os 8Ps do marketing? Ainda não? Pois acompanhe o post até o fim e fique por dentro de tudo!

O que é pesquisa de mercado?

Pesquisa de mercado é a busca por dados junto a consumidores para compreender suas percepções sobre o consumo de determinado produto ou serviço. Esses dados serão transformados em informações relevantes que servirão de base para a tomada de decisões.

O recurso surgiu da necessidade de conhecer melhor os clientes e o mercado, o qual está se transformando em alta velocidade. Devido a isso, as informações devem estar sempre atualizadas.

É importante lembrar que os gerentes e administradores precisam de informações qualificadas. Também devem tomar cuidado com o excesso de informações disponíveis, pois podem ser errôneas, imprecisas ou distorcidas — o que afetaria de forma negativa as decisões gerenciais.

Quais são os 8Ps do marketing?

As decisões estratégicas sofrem interferências de vários fatores controláveis pelo marketing e que influenciam os consumidores a tomarem uma decisão no momento da compra. Philip Kotler, estudioso renomado na área, definiu os 4Ps do marketing, ou mix de marketing. Veja:

  • produto/serviço — é o que você se dispõe a oferecer ao seu cliente;
  • preço — o quanto o cliente deve pagar para obter o seu produto;
  • praça — onde seu produto será oferecido ao seu público-alvo;
  • promoção — são os meios de divulgação do seu produto.

Com o passar do tempo, a maneira como empresas e consumidores se relacionam mudou. Então, foram agregados novos fatores aos 4Ps:

  • processo — são os procedimentos envolvidos na execução do produto ou serviço prestado;
  • pessoas — é a equipe envolvida na produção e prestação de serviço;
  • performance — é a mensuração dos indicadores que definem o desempenho da empresa (produtividade e qualidade);
  • posicionamento — são as ações dirigidas ao consumidor, ou seja, como a empresa interage com os clientes.

Como fazer uma pesquisa de mercado aplicando os 8Ps?

Identifique o problema e defina o objetivo

O primeiro passo para fazer uma pesquisa de mercado é identificar qual é o problema. Feito isso, você define o que será analisado e qual o objetivo que pretende alcançar ao resolver esse problema.

Para entender melhor, vamos usar um exemplo prático.

João tem uma loja e deseja expandir sua marca para outras regiões. Então, o seu problema é identificar novas regiões para introduzir uma nova loja; e seu objetivo é aumentar as vendas de seu negócio. Portanto, ele precisa fazer uma pesquisa sobre possíveis locais.

Imersão 8Ps Conrado Adolpho - Treinamento de Marketing e Vendas para PME

Defina o público-alvo

Depois de identificar os locais em potencial para a nova loja, João precisa definir quem são os seus clientes ideais. Ele pode trabalhar com o mesmo público-alvo de sua atual loja ou, então, tentar atrair uma nova fatia do mercado. Mas, para isso, deve conhecer bem quem são os consumidores da região.

Para conhecê-los, é necessário descobrir suas características, como idade, gênero e renda, além de compreender gostos e preferências. Por exemplo, se for uma loja de sapatos:

  • Ela será voltada para o público feminino ou masculino?
  • Estilo esportista ou social?
  • Com preços populares ou caros?

Escolha a maneira de captar os dados

Para definir os meios de coleta de dados, deve-se levar em consideração o público. Geralmente, os mais jovens preferem os canais online e questionários curtos. Já para o público adulto, pode-se utilizar entrevista, questionário ou formulário.

A entrevista e o formulário ocorrem entre a interação do pesquisador com o consumidor. Já o questionário é respondido pelo próprio participante. Hoje em dia, os meios de captação de dados podem ser online, o que dispensa o uso de questionários e formulários impressos.

Defina o método e a amostra

O método de pesquisa está relacionado com o meio de captar os dados. Para a análise das entrevistas, comumente, adota-se o método qualitativo, utilizado quando se tem perguntas abertas, como: “Quais são as suas marcas de sapato preferidas?”. Há também o método quantitativo, para perguntas com opções, geralmente feitas em questionários.

Para definir o tamanho da amostra de sua pesquisa, João precisa responder: Qual o tamanho da população da cidade onde desejo abrir a minha loja de sapatos? E o quanto minha pesquisa precisa ser exata para garantir a confiabilidade das informações e diminuir as chances de tomar uma decisão errada?

Elabore o questionário e aplique a pesquisa

O questionário aplicado por João deve ir além das perguntas sobre o perfil dos potenciais clientes, suas preferências e gostos em relação aos produtos, e o quanto estão dispostos a pagar (preços populares ou caros).

Para se destacar da concorrência, é importante saber como eles desejam ser atendidos, com base em suas experiências. Por exemplo, quais são as características de um bom vendedor: ser proativo, cordial? Ou, então, o que aborrece durante uma compra: falta de funcionário, atendimento demorado?

Além do mais, João precisa questionar como o público dele obtém informações sobre a oferta de produtos: redes sociais, sites, outdoor, panfletos? E, ainda, quais são os meios de comunicação que preferem para interagir com a loja: redes sociais, WhatsApp, chat ou SAC?

Depois de definir quais pontos serão abordados no questionário, está na hora de elaborá-lo de uma maneira que o visual seja atraente e de fácil compreensão. A partir daí, é só aplicar junto ao público-alvo pelos meios de captação de dados definidos anteriormente.

Mensure o resultado e elabore um relatório

Com os dados em mãos, é interessante utilizar softwares estatísticos para auxiliar na mensuração dos dados. Os gráficos podem ajudar a elaborar o relatório e facilitar a compreensão das informações captadas. Ainda usando o exemplo de João, será com base nos dados coletados que ele poderá definir se é viável ou não abrir mais uma loja, e quais decisões estratégicas de marketing aplicar para atrair os clientes.

A pesquisa de mercado é uma ferramenta estratégica para auxiliar na obtenção de informações, que são uma fonte de conhecimento no ambiente mercadológico. Por isso, investir nela é ter a chance de obter uma vantagem competitiva. Não se esqueça de elaborar perguntas relacionadas aos fatores que interferem na decisão de compra.

Curtiu? Então aproveite a visita e confira o nosso conteúdo especial sobre os 8Ps do marketing. Boa leitura!

Imersão 8Ps Conrado Adolpho - Treinamento de Marketing e Vendas para Empresas
Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram