Quer participar da Imersão pagando um preço especial?

Confira aqui tudo sobre plano de carreira empresarial

No mercado de trabalho é absolutamente comum encontrar pessoas que dão preferência para uma vaga em detrimento de outra. Isso ocorre por um fator muito simples, mas que define o futuro do funcionário: o plano de carreira empresarial.

Não é segredo para ninguém que o maior propósito, ao começar a empreender, é fazer com que a marca seja reconhecida no mercado, não é mesmo? Só que isso é possível a partir do momento em que os gestores reconhecem a importância dos funcionários para expandir os negócios e, assim, maximizar a qualidade dos produtos ou serviços.

Portanto, preparamos um guia espetacular com tudo o que você precisa saber sobre o plano de carreira empresarial, ou seja, verá desde o conceito até as dicas práticas do que é preciso para montar um plano eficaz. Acompanhe a leitura e confira!

O que é um plano de carreira empresarial?

De maneira geral, o plano de carreira é como se fosse um programa de aprimoramento profissional para aquelas pessoas que já fazem parte da equipe. A ideia central é recompensar os colaboradores em relação ao salário e o cargo por conta do tempo de casa e, principalmente, pelos resultados positivos apresentados até o momento.

Ver os profissionais que começaram por baixo alcançando voos mais altos na organização vai muito além de meritocracia por assim dizer, mas sim uma forma de fazer com que todos progridam de alguma maneira. Esse estímulo é fundamental para qualquer tipo de empresa e, se for bem realizado, pode dobrar o faturamento a médio e longo prazo.

Podemos compreender também que o plano de carreira empresarial seja uma espécie de projeto, a fim de estabelecer uma trajetória a ser seguida pelos colaboradores. Só que esse caminho necessita estar alinhado com os objetivos corporativos, até mesmo para acompanhar e mensurar possíveis evoluções na produção e nas vendas.

Independentemente do seu nicho de atuação, lembre-se que os funcionários vão muito além de mera mão de obra, mas sim um ativo importante para o desenvolvimento da empresa e um possível trunfo para ter vantagem competitiva em relação à concorrência.

Por isso, o investimento na carreira das pessoas que vestem a camisa pelo seu negócio pode representar muito para o sucesso que espera. Na teoria, o trâmite legal para a implantação do plano de carreira passa diretamente pela área de recursos humanos (RH) e é aprovado pelo grau mais elevado da empresa.

Na prática, leva-se em consideração a formação acadêmica, a experiência e as competências dos funcionários que buscam uma promoção, sendo que as competências devem ser avaliadas de acordo com o cargo em disputa.

Se observarmos bem, a gestão de pessoas contribui bastante para o planejamento estratégico, visto que permite reposicionar as metas e fazer com que a empresa ande pelos trilhos certos. No entanto, a responsabilidade de gerir pessoas não é apenas do setor de RH, mas de todos dentro da empresa, a fim de promover a sinergia entre os departamentos e colaborar com o avanço profissional de cada um.

Quais são os tipos de plano de carreira empresarial mais utilizados?

Em vários momentos das nossas vidas somos colocados à prova e temos que escolher um determinado caminho a seguir, não é mesmo?

Na questão profissional isso fica bem aparente e, quando a empresa se importa em oferecer um plano de carreira, a indecisão se torna notável não apenas em relação as ações dos gestores, mas, principalmente, na cabeça dos colaboradores.

As gerações passadas tinham plena certeza do que queriam em suas carreiras, sendo que era absolutamente normal vermos profissionais que ficavam anos em uma mesma empresa nas décadas anteriores.

Hoje em dia, com o advento da geração da internet no mercado de trabalho, a missão de reter esses talentos é um pouco mais complexa, afinal, muitos deles são imperativos, insatisfeitos e conectados a tudo o tempo todo.

Com isso, vale a pena prestar mais atenção nas novas demandas que estão disponíveis no mercado e o que é possível fazer para conciliá-las aos interesses da empresa. A seguir, veja os quatro principais modelos de gestão de carreira e como eles funcionam nas organizações.

Plano em Y

Fazendo uma analogia simples: vamos imaginar que você esteja dirigindo e, em determinado momento do caminho, surge uma bifurcação na rua e precisa escolher qual trajetória será mais útil para chegar ao seu destino.

Funciona da mesma forma nas empresas, o plano em Y, como a própria letra sugere, desenha duas opções paralelas e distintas de carreira para os colaboradores: ser especialista ou gestor.

Em áreas de tecnologia, engenharia, indústrias e demais setores em que a pesquisa e desenvolvimento são fomentadas, a carreira em Y é primordial para agregar em conhecimento e gerar autoridade ao negócio.

Já na outra parte, os profissionais engajados com as áreas administrativas, financeiras e comerciais costumam subir para níveis de coordenação, porém, nada impede que possam se especializar depois.

Plano em W

Da mesma maneira que o plano em Y, a estrutura em W também lida com os níveis de especialização e formação de novos gestores, no entanto, há um terceiro vértice que mescla os demais e remete à gestão de projetos.

Sendo assim, é possível formar profissionais com especialização em determinado assunto e, a partir disso, desenvolver outras pessoas dentro de um projeto específico da empresa.

Esse acompanhamento é pontual e bem técnico em relação ao andamento do serviço, pois costuma trabalhar com questões mais complexas. Normalmente, esse tipo de plano de carreira é utilizado em setores tecnológicos e, por isso, não tem tanta força em outras áreas generalistas.

Plano em linha

Esse tipo de estrutura não tem muito segredo, é um plano de carreira que assume um caminho de forma linear, ou seja, todos os cargos já são previamente estabelecidos pela organização. Se analisarmos a fundo, veremos que o plano em linha é um estilo mais restrito e que, dependendo da empresa, pode não possibilitar um crescimento plausível.

A princípio, não há problemas em montar seu negócio com essa estrutura, porém, seria interessante adaptá-la para outros tipos conforme o negócio se tornar relevante no mercado. Por não haver muitas alternativas, o sistema em linha pode ser uma faca de dois gumes, pois os funcionários só se sentirão motivados até um certo ponto hierárquico.

Plano em rede

Diferentemente do plano em linha, o sistema em rede oferece opções mais completas para os colaboradores, visto que é possível pular de um cargo para outro dependendo das competências que os funcionários apresentarem. Em grosso modo, é uma estrutura mais abrangente e que oferece a possibilidade de escolha do caminho a ser seguido.

Outra questão interessante é que a tomada de decisão não leva em consideração apenas a opinião do alto escalão da empresa, mas também o que corresponde melhor à trajetória de cada funcionário e o que eles pretendem realizar.

Para cada cargo existe mais do que uma alternativa e isso traz a flexibilidade necessária para se adaptar às constantes mudanças de mercado e, inclusive, melhorar o clima organizacional.

Qual a importância do plano de carreira em uma empresa?

Assim como é de suma importância investir no aprimoramento de produtos ou serviços, os colaboradores também necessitam de um “upgrade”, afinal, desempenhar a mesma função por anos pode não ser tão vantajoso assim.

Dificilmente você encontrará alguém que não tem gana ou brio de querer algo melhor na vida, pois isso faz parte do nosso instinto de sobrevivência.

No mundo dos negócios, mais do que reter um cliente é preciso manter o time de funcionários engajados no trabalho que exercem. Compreenda que vários fatores podem influenciar a produção, sendo que a desmotivação é um dos que mais impactam os resultados financeiros de qualquer organização.

Fazer o garimpo de talentos e mantê-los firmes no propósito da empresa é uma missão que precisa ser levada a sério todos os dias. Sendo assim, o plano de carreira empresarial se torna útil para impulsionar o planejamento de metas e fazer com que as pessoas se sintam parte do mesmo objetivo, vestindo literalmente a camisa da empresa.

A partir dessa evolução profissional, os funcionários usarão isso como foco em suas carreiras, desenvolverão novas perspectivas em relação ao cargo que executam e, naturalmente, terão ganhos melhores no futuro.

Isso colabora com a redução do turnover nos setores, pois quando alguém tem plena certeza de que é valorizado, não vê motivos para faltar e se sente motivado a produzir ainda mais. Além disso, a cada degrau alcançado na carreira, o acúmulo de conhecimento gerado é impressionante se formos dimensionar.

O que representa uma vantagem competitiva não apenas para a empresa em relação ao que a concorrência faz, mas também um benefício intangível e inigualável aos colaboradores.

Proporcionar novos caminhos, para aqueles que ajudam você a crescer, permite que a qualidade do serviço seja muito melhor.

Talvez você não tenha percebido ainda, mas isso contribui com o branding da empresa, visto que uma boa imagem é construída não só com soluções que supram as necessidades dos clientes, e sim com um atendimento exemplar.

A elevação da expectativa de resultados também é um ponto interessante de analisarmos, pois, ao otimizar a política de cargos e salários na empresa, o desenvolvimento profissional se torna latente. Nesse caminho é possível identificarmos novos perfis de liderança que podem transformar os rumos do negócio.

Todavia, não podemos deixar de pontuar que a busca por talentos internamente faz com que a empresa reduza custos, pois não haverá tanta necessidade assim de buscar profissionais no mercado de trabalho.

Isso permite que a empresa ganhe um tempo considerável nos treinamentos e não tenha a precisão de realizar inúmeras entrevistas de emprego.

O que deve ter em um plano de carreira empresarial?

Sabemos bem que o recrutamento em si, seja ele interno, seja externo, abre perspectivas de novas oportunidades.

Quando a proposta de plano de carreira fica clara no anúncio de emprego, a possibilidade de ascensão profissional e incentivo motivacional são grandes, fazendo com que o número de candidatos por vaga tende a subir.

Antes de mais nada, é preciso compreender que um cargo é um conjunto de deveres, desafios e responsabilidades inerentes ao negócio realizado pela empresa. Tendo isso em vista, torna-se imprescindível uma análise de cargos para compreender quais são os requisitos necessários para que alguém ocupe a vaga disputada.

Para obter êxito, você deve constituir um plano de carreira que mescle os interesses da empresa com os dos colaboradores, pois, assim, as metas de desempenho e as expectativas de ambas as partes tomam um rumo mais realista.

O tipo de remuneração também faz a diferença, afinal, dependendo do que for estipulado, mexerá com o comprometimento e interesse das pessoas em relação ao cargo disputado.

A remuneração por competência, por exemplo, funciona como fator de motivação e, com isso, estimula um envolvimento maior dos funcionários em relação às metas da empresa. Lembrando que a competência se relaciona a três pilares básicos: o conhecimento, a habilidade e a atitude.

Além disso, em um regime de competência, as avaliações de desempenho são essenciais para obter um feedback da produtividade dos funcionários e mensurar quais estão preparados para avançar na escala hierárquica da empresa. Para tanto, é interessante avaliar questões referentes à capacidade técnica, à personalidade, à criatividade e ao poder de inovação.

Na política de cargos e salários, você tem que deixar claro ao colaborador o que se espera dele na função e assegurar a igualdade de direitos e deveres entre cada um. Mais do que o cumprimento das leis trabalhistas, torna-se indispensável o bom senso no que tange as condições para ocupar uma vaga e, por consequência, o plano de carreira implementado.

Como montar um plano de carreira empresarial?

Na prática, montar um plano de carreira não costuma ser tão complicado, porém, se deseja ter sucesso nisso e acertar em cheio nas pessoas que disponibiliza para os cargos, torna-se relevante prestar atenção nos detalhes.

Para tanto, trouxemos 8 dicas especiais para você tirar a ideia do papel e implantar o quanto antes em sua empresa.

1. Avalie os ambientes internos e externos

De início, você deve identificar qual é o atual cenário em que está o seu negócio e como proceder em relação à política de contratações e promoções. O que acontece nos ambientes internos e externos impactam diretamente o fluxo de produção, o que pode gerar uma onda positiva ou negativa dependendo da situação.

Imaginando que sua empresa trabalhe com exportações, por exemplo, e que o dólar esteja em alta, naturalmente o volume de vendas para o exterior não será tão grande quanto imagina e isso pode influenciar nos recursos financeiros.

Por isso, antes de desenhar qualquer plano, veja se a empresa terá condições, afinal, prometer algo para um funcionário e não cumprir pode deixar uma má impressão.

2. Reúna os gestores

Se o cenário é favorável para contratações ou possíveis promoções, cabe ao topo da pirâmide hierárquica decidir qual será o plano estratégico sobre a carreira dos funcionários. Essa reunião vale a pena para consolidar os cargos que já estão em vigor ou propor novas vagas para suprir as demandas da empresa.

Fazer um brainstorming é importante para averiguar as possibilidades e estruturar o organograma da organização, a fim de estabelecer um processo contundente. Se possível, faça um benchmarking e verifique o que a concorrência tem de diferente, pois isso pode servir de modelo para que o seu negócio dê passos certeiros.

3. Defina quais os perfis necessários para as vagas

Talvez você não tenha percebido ainda, mas esse é um ponto crucial na hora de promover novas vagas. De acordo com dados do IBGE em relação ao trimestre passado, a taxa de desemprego está em 12,3%, o que significa que muitas pessoas acabam procurando emprego não pelo fato de terem a qualificação para a vaga, mas sim por necessidade de sobrevivência.

A partir do momento em que a empresa define quais os requisitos básicos para conseguir uma vaga ou evoluir no plano de carreira, a segmentação de candidatos será melhor e, consequentemente, o processo de escolha mais eficiente.

Com isso, observe quais são os setores que se encontram com gargalos na produção e trace os aspectos indispensáveis para compor o quadro de funcionários sem perder a qualidade.

4. Estabeleça os pontos-chave de contratação ou promoção

Uma estrutura bem-feita do plano de carreira empresarial precisa levar em conta alguns aspectos fundamentais, tais como as competências pessoais, técnicas e gerenciais dos candidatos.

Conhecer os colaboradores é o primeiro passo para definir a subida de cargo e alinhar as expetativas deles com as da empresa.

É interessante fazer um mapeamento dos cargos e elencar os pontos-chave para colocar em prática as contratações e promoções. Fatores como a faixa salarial, as responsabilidades correspondentes ao cargo, o conjunto de habilidades técnicas, formação acadêmica, entre outros aspectos devem ser analisados a fundo.

5. Ofereça treinamentos e capacitações

Não basta apenas dizer que existem bilhões de benefícios, se você não der a possibilidade de os funcionários crescerem dentro da empresa.

Isso é possível tanto com incentivos dos gestores, que servem de espelho para os demais colaboradores, quanto por treinamentos e capacitações diversas.

Se há uma carência na empresa sobre uma determinada especialidade e você dispõe de funcionários empenhados para a função, é possível instruí-los com cursos online, palestras, workshops e assim por diante.

Além disso, o desenvolvimento da gestão de carreira também pode contar com a ajuda de orientações de um coach ou mentor, o que, inclusive, será muito útil para o progresso dos candidatos.

6. Analise o desempenho dos funcionários

Pensando no bem-estar da empresa e em uma ascensão natural dos funcionários conforme o tempo, será de extrema valia analisar o desempenho da sua equipe e verificar se os resultados estão caminhando do jeito que almeja.

A análise das funções e do que cada um pode proporcionar ao negócio permite que o desenho do plano de carreira seja mais coerente. Sendo assim, identifique quais são as forças e fraquezas da sua equipe e como trabalhar isso para otimizar o desempenho daqueles que estão tendo dificuldades.

A elaboração de pesquisas de satisfação também é uma estratégia interessante, visto que você entenderá como anda o clima organizacional e o que pode ser melhorado a curto ou longo prazo.

7. Dê feedbacks pontuais

Assim como todo sistema, o desenvolvimento de um plano de carreira empresarial necessita de feedbacks constantes, a fim de alinhar as informações e fazer com que todos caminhem juntos.

No entanto, é primordial que os gestores tenham essa competência de manter um diálogo aberto com os funcionários, caso contrário, isso pode comprometer a produtividade dos setores.

Essa conversa torna a visão dos processos mais ampla e permite possíveis adaptações na escala de promoções da empresa.

Observar as características de cada geração, por exemplo, também é um ponto relevante, afinal, os jovens preferem correr riscos na maioria das vezes e, por isso, vale um feedback franco, pontual e sistemático para orientá-los sobre o que pode ou não ser feito.

8. Atualize o plano de carreira

Sempre que for preciso, baseado nos resultados que identificou pelo caminho, atualize o plano de carreira para se ajustar ao atual cenário que a empresa vive.

As adaptações são necessárias em qualquer nicho de mercado e permitem uma melhora contínua dos processos da empresa, além de gerar um serviço de qualidade.

Ajustar a estrutura do plano de carreira também é essencial, visto que as empresas passam por transformações constantes e o que era bom em determinado momento, pode não ser tão salutar assim mais adiante.

Tendo isso em mente, as chances de obter êxito nas contratações e promoções são muito grandes, sendo que o aumento das vendas será uma consequência de um planejamento eficiente.

Para concluirmos, verifique o que os colaboradores têm a dizer sobre suas carreiras, o que esperam para o futuro e se pretendem fincar raízes na empresa. Essas informações serão fundamentais para identificar quem está de acordo com os objetivos do negócio e que não medirá esforços para progredir junto.

Gostou deste guia a respeito do plano de carreira empresarial? Tem algo mais a acrescentar? Aproveite a visita ao blog e deixe o eu comentário no post, pois queremos saber a sua opinião sobre o assunto!

Categoria

Conrado Adolpho

Minha missão no mundo: "Construir um mundo melhor por meio da internet". Autor do livro "Os 8Ps do Marketing Digital" e entusiasta da internet como fenômeno social.

Inscreva-se para mais conteúdo

109 comentários

  1. http://tinyurl.com/r4qb4sz em 24/11/19 às 19:06

    Hello there, just became aware of your blog through Google, and found that it’s really informative.
    I’m gonna watch out for brussels. I’ll appreciate if you continue this in future.
    Lots of people will be benefited from your writing.
    Cheers!

  2. coconut oil and em 25/11/19 às 17:02

    Incredible points. Outstanding arguments. Keep up the good effort.

  3. ps4 games em 28/11/19 às 09:40

    Hi, I think your site might be having browser compatibility
    issues. When I look at your website in Ie, it looks fine but when opening in Internet Explorer, it has some overlapping.

    I just wanted to give you a quick heads up!
    Other then that, terrific blog!

  4. quest bars cheap em 01/12/19 às 20:55

    hey there and thank you for your info – I have certainly picked up something
    new from right here. I did however expertise a few technical points using this web site, since I
    experienced to reload the web site a lot of times previous
    to I could get it to load correctly. I had been wondering if your web hosting is
    OK? Not that I am complaining, but slow loading instances times will often affect your placement in google and can damage your high-quality score if ads and marketing with
    Adwords. Anyway I’m adding this RSS to my e-mail and could look
    out for a lot more of your respective exciting content.
    Ensure that you update this again soon.

  5. quest bars cheap coupon twitter em 03/12/19 às 17:41

    It’s really very complex in this active life to listen news on Television, so I just
    use web for that purpose, and take the hottest news.

  6. ps4 games em 05/12/19 às 16:01

    Hi, Neat post. There’s a problem with your site in internet explorer,
    would check this? IE still is the marketplace leader and a large section of people will miss your great writing due
    to this problem.

  7. ps4 games em 06/12/19 às 13:15

    Magnificent items from you, man. I’ve take into account
    your stuff previous to and you are just extremely excellent.
    I actually like what you’ve got here, really like what you’re saying and
    the best way during which you are saying it. You make it entertaining and you continue to take care of to keep it wise.
    I can’t wait to learn far more from you. This is really a terrific site.

  8. ps4 games em 06/12/19 às 18:07

    Hey very interesting blog!

  9. ps4 games em 06/12/19 às 23:15

    These are in fact enormous ideas in concerning
    blogging. You have touched some pleasant factors here.
    Any way keep up wrinting.

  10. quest bars cheap em 07/12/19 às 09:03

    I really like what you guys are usually up too.
    Such clever work and exposure! Keep up the amazing works guys I’ve included you guys to
    my own blogroll.

  11. ps4 games em 11/12/19 às 02:02

    I pay a quick visit each day some web pages and information sites to read articles, however
    this website provides quality based content.

  12. coconut oil em 16/12/19 às 08:00

    Hi there to every body, it’s my first visit of this
    web site; this web site carries amazing and actually excellent information in support of readers.

  13. https://russellwebster.tumblr.com/ em 01/01/20 às 06:34

    Hello I am so thrilled I found your blog, I really found you by accident, while
    I was searching on Askjeeve for something else, Regardless I am here now
    and would just like to say many thanks for a fantastic post and
    a all round thrilling blog (I also love the theme/design), I don’t have time to browse
    it all at the minute but I have book-marked it and also included
    your RSS feeds, so when I have time I will be back to read
    a great deal more, Please do keep up the great work.

  14. tinyurl.com em 02/01/20 às 11:47

    Undeniably imagine that which you said. Your favorite reason seemed to be
    on the net the simplest thing to keep in mind of.
    I say to you, I certainly get irked even as other folks think about worries
    that they plainly don’t recognise about. You managed to hit the nail upon the top as smartly as outlined
    out the whole thing without having side-effects , other people can take a signal.

    Will probably be again to get more. Thanks

  15. sling tv em 03/01/20 às 01:47

    Great article! We are linking to this great article on our website.
    Keep up the good writing.

  16. sling tv em 07/01/20 às 12:29

    Thanks for some other informative website.
    The place else may I am getting that kind of info written in such a perfect means?

    I’ve a project that I am simply now operating on, and I’ve been on the look out
    for such info.

  17. sling tv em 15/01/20 às 11:07

    I love what you guys are up too. Such clever work and exposure!
    Keep up the wonderful works guys I’ve added you guys to my personal blogroll.

  18. Stevenlide em 17/01/20 às 22:57

    Cialis Comprar Foro cialis vs viagra Discount Sildenafil Pills

  19. MatSype em 19/01/20 às 10:22

    Kamagra Criticas Acquistare Cialis Online Buy Cialis Online Pharmach

  20. sling tv best package 2020 em 24/01/20 às 19:08

    of course like your web site however you need to test the spelling on quite a few
    of your posts. Many of them are rife with spelling issues
    and I to find it very bothersome to tell the truth on the other hand I’ll
    surely come again again.

  21. Nigel Somilleda em 30/01/20 às 19:32

    You are my inspiration, I possess few blogs and sometimes run out from post :). “Actions lie louder than words.” by Carolyn Wells.

  22. Zack Esposto em 30/01/20 às 22:00

    Its like you learn my mind! You appear to grasp so much approximately this, such as you wrote the ebook in it or something. I feel that you simply could do with some percent to power the message house a little bit, but instead of that, this is fantastic blog. An excellent read. I’ll definitely be back.

  23. 카지노 em 05/02/20 às 02:18

    Nice blog here! Additionally your website so much up very fast! What web host are you the use of? Can I get your associate link for your host? I desire my site loaded up as fast as yours.

  24. 바카라사이트추천 em 05/02/20 às 02:25

    I love it when individuals get together and share opinions. Great website, stick with it!

  25. 카지노사이트추천 em 05/02/20 às 02:29

    I would like to thank you for the efforts you have put in writing this site. I’m hoping the same high-grade blog post from you in the upcoming also. In fact your creative writing skills has encouraged me to get my own web site now. Really the blogging is spreading its wings rapidly. Your write up is a good example of it.

  26. 바카라사이트추천 em 05/02/20 às 02:33

    Thank you for the good writeup. It in fact was a amusement account it. Look advanced to far added agreeable from you! However, how can we communicate?

  27. buy app reviews em 05/02/20 às 15:13

    so much superb information on here, : D.

  28. buy ios ratings em 05/02/20 às 15:19

    Some genuinely fantastic information, Gladiolus I detected this. “Childhood is that wonderful time when all you need to do to lose weight is take a bath.” by Joe Moore.

  29. Handy Akku Online Kaufen em 09/02/20 às 01:03

    Great paintings! That is the kind of info that should be shared around the net. Disgrace on Google for no longer positioning this post upper! Come on over and discuss with my website . Thank you =)

  30. WONDERFUL Post.thanks for share..extra wait .. …

  31. Reolink support number em 09/02/20 às 11:13

    Great line up. We will be linking to this great article on our site. Keep up the good writing.

  32. sanchore city em 09/02/20 às 12:56

    I’ve read a few good stuff here. Certainly worth bookmarking for revisiting. I wonder how much effort you put to make such a excellent informative web site.

  33. Online Sanchore em 09/02/20 às 13:11

    I got what you mean , thankyou for putting up.Woh I am lucky to find this website through google. “Since the Exodus, freedom has always spoken with a Hebrew accent.” by Heinrich Heine.

  34. Ncomputing em 09/02/20 às 18:06

    Hey there! I’m at work browsing your blog from my new iphone! Just wanted to say I love reading through your blog and look forward to all your posts! Carry on the outstanding work!

  35. zero client em 09/02/20 às 19:11

    Very interesting points you have noted, thankyou for posting. “I love acting. It is so much more real than life.” by Oscar Wilde.

  36. allsmo support em 09/02/20 às 22:32

    You are my intake, I have few blogs and rarely run out from to brand.

  37. Meet Noroeste em 10/02/20 às 17:13

    As soon as I found this site I went on reddit to share some of the love with them.

  38. Apartamento 4 quartos Noroeste em 10/02/20 às 17:50

    Have you ever thought about publishing an ebook or guest authoring on other blogs? I have a blog based on the same ideas you discuss and would love to have you share some stories/information. I know my readers would appreciate your work. If you are even remotely interested, feel free to shoot me an email.

  39. Thailand house for sale em 10/02/20 às 22:05

    I have not checked in here for a while since I thought it was getting boring, but the last several posts are great quality so I guess I will add you back to my everyday bloglist. You deserve it my friend 🙂

  40. Dynamosuchus collisensis em 10/02/20 às 22:39

    You are my breathing in, I possess few web logs and often run out from to brand.

  41. mesomorph resultados em 11/02/20 às 00:07

    We’re a group of volunteers and starting a new scheme in our community. Your web site offered us with valuable information to work on. You have done an impressive job and our entire community will be grateful to you.

  42. washing machine repair Brisbane em 11/02/20 às 02:17

    Hi, just required you to know I he added your site to my Google bookmarks due to your layout. But seriously, I believe your internet site has 1 in the freshest theme I??ve came across. It extremely helps make reading your blog significantly easier.

  43. teachers em 11/02/20 às 02:26

    Good article and straight to the point. I don’t know if this is really the best place to ask but do you folks have any thoughts on where to hire some professional writers? Thx 🙂

  44. slots magic Casino em 11/02/20 às 10:23

    Hello! I’ve been reading your blog for a long time now and finally got the bravery to go ahead and give you a shout out from Humble Texas! Just wanted to tell you keep up the fantastic job!

  45. Namenskette em 11/02/20 às 21:12

    It is really a nice and helpful piece of information. I’m glad that you shared this helpful information with us. Please keep us informed like this. Thank you for sharing.

  46. Health and Safety Services em 11/02/20 às 22:48

    This web site is mostly a walk-by way of for the entire information you needed about this and didn’t know who to ask. Glimpse right here, and also you’ll positively discover it.

  47. koszulki młodzieżowe em 12/02/20 às 06:12

    After research a couple of of the weblog posts on your web site now, and I actually like your method of blogging. I bookmarked it to my bookmark website checklist and will likely be checking again soon. Pls check out my site as properly and let me know what you think.

  48. house for sale em 12/02/20 às 19:58

    I am continuously searching online for ideas that can aid me. Thanks!

  49. house for sale em 12/02/20 às 20:03

    What¦s Taking place i am new to this, I stumbled upon this I’ve discovered It positively useful and it has helped me out loads. I hope to contribute & help other customers like its aided me. Great job.

  50. Slotxo em 12/02/20 às 21:24

    I’ve been absent for a while, but now I remember why I used to love this web site. Thank you, I’ll try and check back more often. How frequently you update your site?

  51. Weed Strains em 13/02/20 às 02:01

    I like this internet site because so much useful stuff on here : D.

  52. แจกเครดิตฟรี em 13/02/20 às 03:24

    I believe this is among the such a lot important info for me. And i’m happy studying your article. But should remark on some common issues, The website taste is wonderful, the articles is in reality excellent : D. Good job, cheers

  53. เล่นสล็อต em 13/02/20 às 03:32

    Hello, you used to write wonderful, but the last several posts have been kinda boring… I miss your tremendous writings. Past several posts are just a little out of track! come on!

  54. I am impressed with this internet site, real I am a big fan .

  55. Your style is so unique compared to many other people. Thank you for publishing when you have the opportunity,Guess I will just make this bookmarked.2

  56. Sonia Randhawa em 14/02/20 às 15:23

    I have recently started a website, the info you offer on this site has helped me tremendously. Thanks for all of your time & work.

  57. web link em 14/02/20 às 18:45

    There are some interesting time limits in this article but I don’t know if I see all of them center to heart. There is some validity however I’ll take maintain opinion until I look into it further. Good article , thanks and we want extra! Added to FeedBurner as effectively

  58. you can try these out em 15/02/20 às 00:03

    I?¦m no longer positive the place you are getting your information, but good topic. I needs to spend a while finding out much more or working out more. Thank you for magnificent info I used to be searching for this information for my mission.

  59. Computador gamer g fire em 15/02/20 às 06:54

    Magnificent site. A lot of useful info here. I?¦m sending it to a few buddies ans also sharing in delicious. And certainly, thanks on your sweat!

  60. placa de vídeo barata em 15/02/20 às 07:18

    I have been absent for a while, but now I remember why I used to love this website. Thank you, I¦ll try and check back more often. How frequently you update your web site?

  61. San Francisco em 15/02/20 às 16:14

    Just wanna comment on few general things, The website design is perfect, the subject material is rattling great : D.

  62. {MY Trees Round RockMY tree services em 15/02/20 às 19:21

    I wanted to draft you the tiny remark in order to thank you so much as before on the stunning basics you’ve shared at this time. It was really seriously open-handed with you to provide freely what a few individuals might have distributed for an ebook to generate some profit on their own, precisely since you could possibly have tried it in case you desired. These creative ideas additionally acted to be the easy way to fully grasp that someone else have the identical fervor just like my very own to learn good deal more when considering this issue. Certainly there are several more enjoyable periods up front for individuals who check out your site.

  63. You could certainly see your enthusiasm in the work you write. The world hopes for even more passionate writers like you who are not afraid to say how they believe. All the time follow your heart.

  64. perder kilo rapido em 16/02/20 às 03:57

    I very happy to find this internet site on bing, just what I was searching for : D besides bookmarked.

  65. como faço para emagrecer em 16/02/20 às 06:47

    Wow! This can be one particular of the most beneficial blogs We’ve ever arrive across on this subject. Basically Wonderful. I’m also a specialist in this topic so I can understand your effort.

  66. checkatrade plumber in bromley em 16/02/20 às 11:54

    You can definitely see your enthusiasm within the work you write. The world hopes for more passionate writers like you who aren’t afraid to say how they believe. All the time follow your heart. “The most profound joy has more of gravity than of gaiety in it.” by Michel de Montaigne.

  67. PMP em 16/02/20 às 14:38

    I really appreciate this post. I?¦ve been looking everywhere for this! Thank goodness I found it on Bing. You have made my day! Thank you again

  68. Sonia Randhawa em 16/02/20 às 15:01

    I am no longer certain the place you’re getting your information, but great topic. I must spend a while learning more or figuring out more. Thanks for excellent info I was on the lookout for this info for my mission.

  69. other keyword em 16/02/20 às 20:52

    obviously like your web site however you need to test the spelling on quite a few of your posts. Several of them are rife with spelling problems and I find it very bothersome to tell the truth however I?¦ll surely come again again.

  70. tree service round rock em 16/02/20 às 21:22

    I was reading through some of your content on this website and I conceive this website is real informative ! Keep on putting up.

  71. patent an idea em 17/02/20 às 10:51

    It’s arduous to search out educated people on this subject, but you sound like you understand what you’re talking about! Thanks

  72. getting a patent em 17/02/20 às 17:38

    Howdy, i read your blog from time to time and i own a similar one and i was just curious if you get a lot of spam responses? If so how do you reduce it, any plugin or anything you can suggest? I get so much lately it’s driving me mad so any assistance is very much appreciated.

  73. InventHelp Wiki em 17/02/20 às 19:35

    Absolutely composed content, Really enjoyed looking at.

  74. makanan untuk atlet bina badan em 18/02/20 às 03:01

    Some genuinely interesting information, well written and broadly speaking user pleasant.

  75. pinjaman peribadi 2020 em 18/02/20 às 05:44

    Hello would you mind letting me know which web host you’re working with? I’ve loaded your blog in 3 completely different internet browsers and I must say this blog loads a lot quicker then most. Can you recommend a good internet hosting provider at a reasonable price? Thanks, I appreciate it!

  76. You made some nice points there. I looked on the internet for the topic and found most guys will approve with your website.

  77. buy anabolic steroids online em 18/02/20 às 10:34

    Hey would you mind letting me know which hosting company you’re working with? I’ve loaded your blog in 3 different web browsers and I must say this blog loads a lot faster then most. Can you suggest a good internet hosting provider at a reasonable price? Thanks, I appreciate it!

  78. vs sertanejo download grátis em 18/02/20 às 15:29

    Hello! I just would like to give a huge thumbs up for the great info you have here on this post. I will be coming back to your blog for more soon.

  79. vs sertanejo grátis em 18/02/20 às 17:45

    You really make it appear really easy together with your presentation but I in finding this topic to be actually something that I feel I might by no means understand. It seems too complex and very wide for me. I am having a look forward in your next put up, I’ll attempt to get the cling of it!

  80. Buy Center Console Cover Ford F-250 em 18/02/20 às 18:39

    What’s Happening i’m new to this, I stumbled upon this I’ve found It positively helpful and it has helped me out loads. I hope to contribute & help other users like its helped me. Great job.

  81. buy restoril 30mg online em 19/02/20 às 02:46

    I have been absent for a while, but now I remember why I used to love this site. Thank you, I will try and check back more often. How frequently you update your website?

  82. buy adderall 30mg online em 19/02/20 às 03:07

    Perfect piece of work you have done, this site is really cool with great information.

  83. this article em 19/02/20 às 05:04

    Some truly interesting points you have written.Assisted me a lot, just what I was searching for : D.

  84. official source em 19/02/20 às 07:03

    I like this website so much, saved to my bookmarks.

  85. baixar series torrent em 19/02/20 às 10:55

    Excellent read, I just passed this onto a colleague who was doing a little research on that. And he just bought me lunch because I found it for him smile Thus let me rephrase that: Thank you for lunch! “For most of history, Anonymous was a woman.” by Virginia Woolf.

  86. series torrent em 19/02/20 às 11:22

    I wanted to create you a very little observation to be able to give many thanks as before on your remarkable information you’ve discussed on this website. It was strangely generous with you to allow publicly just what most of us might have offered as an ebook to earn some money for their own end, precisely considering the fact that you could have tried it if you considered necessary. The basics also acted as a great way to fully grasp the rest have the identical fervor the same as mine to realize more and more in regard to this problem. I believe there are a lot more fun times ahead for many who start reading your blog post.

  87. Jornais de Goiás em 19/02/20 às 13:32

    Excellent weblog right here! Also your website lots up very fast! What host are you the usage of? Can I get your associate link for your host? I wish my site loaded up as quickly as yours lol

  88. Notícias de Goiás em 19/02/20 às 13:36

    I think this website has got some rattling wonderful info for everyone. “Glory is fleeting, but obscurity is forever.” by Napoleon.

  89. check here em 19/02/20 às 20:57

    Real clear web site, thanks for this post.

  90. acheter steroides France em 20/02/20 às 02:55

    I always was concerned in this subject and still am, appreciate it for posting.

  91. MCT Oil em 20/02/20 às 05:11

    We are a group of volunteers and starting a new scheme in our community. Your website provided us with valuable info to work on. You’ve done a formidable job and our whole community will be thankful to you.

  92. WongQQ em 20/02/20 às 08:01

    Hello there, just become alert to your weblog through Google, and found that it is really informative. I’m gonna be careful for brussels. I will be grateful in case you continue this in future. Numerous other folks might be benefited from your writing. Cheers!

  93. Pattaya property em 20/02/20 às 13:32

    Thanks for helping out, fantastic information. “Whoever obeys the gods, to him they particularly listen.” by Homer.

  94. Bandarq em 20/02/20 às 15:53

    This is a topic close to my heart cheers, where are your contact details though?

  95. lina stores review em 20/02/20 às 18:12

    Hello.This post was extremely fascinating, especially because I was searching for thoughts on this issue last Tuesday.

  96. Manager em 20/02/20 às 19:28

    Just desire to say your article is as astounding. The clarity on your publish is just spectacular and i can suppose you’re knowledgeable on this subject. Fine along with your permission let me to clutch your RSS feed to stay updated with forthcoming post. Thanks 1,000,000 and please continue the rewarding work.

  97. IBM em 20/02/20 às 22:07

    Real excellent info can be found on website. “The American temptation is to believe that foreign policy is a subdivision of psychiatry.” by Robert Francis Kennedy.

  98. Sonia Randhawa em 20/02/20 às 22:36

    Heya i’m for the primary time here. I came across this board and I to find It really useful & it helped me out much. I am hoping to provide one thing again and aid others like you helped me.

  99. Australia em 21/02/20 às 00:12

    Hiya, I’m really glad I have found this info. Today bloggers publish only about gossips and internet and this is really frustrating. A good web site with exciting content, this is what I need. Thank you for keeping this website, I will be visiting it. Do you do newsletters? Can’t find it.

  100. have a peek at this web-site em 21/02/20 às 08:18

    You have remarked very interesting details! ps nice internet site. “Formal education will make you a living self-education will make you a fortune.” by Jim Rohn.

  101. link em 22/02/20 às 21:13

    Excellent blog! Do you have any helpful hints for aspiring writers? I’m planning to start my own blog soon but I’m a little lost on everything. Would you advise starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There are so many choices out there that I’m completely overwhelmed .. Any recommendations? Thank you!

  102. artesanatos em 24/02/20 às 06:32

    Whats up very cool web site!! Man .. Excellent .. Superb .. I will bookmark your blog and take the feeds additionally…I am satisfied to find numerous helpful information here in the put up, we need work out extra strategies on this regard, thank you for sharing.

  103. harry potter londres dicas em 24/02/20 às 10:37

    I in addition to my pals have been looking through the nice strategies located on the website and all of the sudden came up with a terrible feeling I had not expressed respect to the blog owner for them. The women are already as a consequence passionate to see them and have now in fact been taking advantage of those things. Appreciate your getting indeed accommodating as well as for making a choice on this kind of important useful guides millions of individuals are really eager to be aware of. My personal honest regret for not expressing appreciation to sooner.

  104. https://pokerpelangi1.id em 24/02/20 às 17:41

    You made a few good points there. I did a search on the theme and found a good number of folks will have the same opinion with your blog.

  105. laptop repair northampton em 24/02/20 às 23:02

    Hi my loved one! I wish to say that this article is amazing, nice written and come with approximately all important infos. I would like to see more posts like this .

  106. tree trimming round rock tx em 25/02/20 às 00:15

    I’ve been exploring for a bit for any high quality articles or blog posts in this kind of area . Exploring in Yahoo I at last stumbled upon this web site. Reading this information So i am happy to express that I’ve an incredibly good uncanny feeling I found out just what I needed. I such a lot for sure will make certain to don’t omit this web site and provides it a look regularly.

  107. customs clearance em 25/02/20 às 02:33

    I’ve been exploring for a little bit for any high-quality articles or weblog posts in this kind of house . Exploring in Yahoo I eventually stumbled upon this site. Reading this information So i’m glad to show that I have an incredibly excellent uncanny feeling I found out exactly what I needed. I such a lot indisputably will make sure to don’t forget this site and give it a glance on a constant basis.

  108. shipping cars roro em 25/02/20 às 04:25

    I always was concerned in this topic and still am, regards for posting.

  109. best site em 25/02/20 às 04:32

    Hey there! I’ve been reading your blog for a long time now and finally got the courage to go ahead and give you a shout out from Huffman Texas! Just wanted to mention keep up the excellent job!

Deixe um Comentário