Presença digital: entenda por que ter e como construir a do seu negócio

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Pessoa em frente a diagrama de ferramentas de presença digital.

Dos maiores aos pequenos negócios, a presença digital se tornou fundamental para as empresas. As mudanças nos hábitos de consumo proporcionadas pela internet vieram para ficar e quem não estiver nesta “vitrine digital” vai ficar para trás. 

Por isso, neste artigo você irá entender o porquê sua empresa deve ter presença digital, mesmo que seu produto ou serviço não seja vendido pela internet. Além disso, vamos listar quais os benefícios de construir sua presença digital. 

E para que você já possa dar os primeiros passos no desenvolvimento da presença digital da sua empresa, vamos abordar as principais estratégias para seu negócio ser visto por potenciais clientes na internet. 

On-line é o fim do off-line?

A resposta dessa pergunta definitivamente é não. Separar as oportunidades de negócio em on-line e off-line é uma grande perda de tempo. Nos dias de hoje, tudo se confunde e o mundo on-line já faz parte da nossa vida cotidiana, no off-line. 

Quando pensamos em estratégias de divulgação e marketing é a mesma coisa. Talvez você já tenha visto em algum lugar uma expressão que criei e gosto muito de usar para representar o que entendo como a união entre essas duas frentes: o onffline.

Este termo traduz a complementação do uso de estratégias de marketing em meios on-line. Uma pesquisa aponta que 63% das compras começam no on-line. Isso quer dizer que a jornada do consumidor, em sua maioria, inicia em dispositivos eletrônicos, mesmo quando a compra ocorrerá em meios físicos

Assim, se seu negócio é off-line, a presença digital é fundamental para manter sua empresa ao longo do tempo. Por isso que disse no início desse tópico que o on-line não é o fim do off-line. Na verdade esta é mais uma oportunidade de gerar mais vendas e alcançar mais visibilidade para o seu negócio

Em meu outro artigo Viver ou morrer na economia digital falo um pouco mais sobre a importância de ter uma presença digital mesmo que seu negócio implique exclusivamente em métodos de fechamento presenciais. 

O fato é que o on-line vai influenciar a decisão de compra dos consumidores. A sua estratégia será usar a presença digital para atrair os consumidores e então fechar o negócio no ambiente off-line.  

Usar esses “dois mundos” no seu negócio, sem dúvidas, irá potencializar muito as suas vendas, caso você ainda não tenha uma presença digital. Por isso, nos próximos tópicos você vai entender um pouco mais sobre os benefícios e como você pode iniciar a estruturação da sua presença digital. 

Por que sua empresa deve ter presença digital?

No tópico anterior já foi possível entender um pouco sobre os benefícios para uma empresa construir sua presença digital, mesmo que o produto ou serviço vendido exija o fechamento de forma presencial.  

Mas nesse item vamos ampliar um pouco mais a compreensão dos benefícios que sua empresa pode colher ao estabelecer sua presença digital. 

Novas oportunidades de publicidade

Estratégias de marketing são sempre estratégias de marketing, independentemente do meio. Porém, utilizar as possibilidades do meio on-line representa novas formas de realizar publicidade para seu negócio. 

Além disso, o mundo digital possibilita que você segmente o público para quem você quer transmitir suas mensagens. Assim, seus anúncios podem ser muito mais efetivos e trazer resultados melhores do que em formatos off-line, que não possibilitam essa segmentação. 

A presença digital amplia a visibilidade da sua empresa

Você lembra que no início do artigo vimos que 63% das intenções de compra começam on-line? Agora pense não ser visto por todo esse público. É isso que acontece quando sua empresa não está presente nos canais digitais. 

Os consumidores acabam encontrando seus concorrentes e procurando por eles para fazer negócios. Disponibilizar a sua empresa na internet contempla a jornada de compra do consumidor de forma completa, mesmo que, ao final, a negociação se torne presencial. 

E quanto melhor for sua estratégia de presença digital, mais você irá “aparecer” para o público alvo, aumentando significativamente a sua visibilidade. 

Aumente as vendas

Quando você amplia a visibilidade da sua empresa, as chances de fechar mais negócio também aumentam. Sua empresa é vista por um público maior, sem as limitações impostas pela distância geográfica

A presença digital facilita inclusive para vender a pessoas próximas da sua empresa. Uma pesquisa indica que 97% das pessoas procuram informações sobre um negócio local na internet. Ou seja, até mesmo para fazer vendas a quem está no mesmo bairro que você, estar presente na internet é muito importante. 

Ganhe credibilidade

Com todos os indicadores que vimos neste artigo já não é novidade que o consumidor toma decisões a partir das informações que vê na internet. Dessa forma, não ter presença digital significa que as pessoas não irão encontrar sua empresa. E isso pode pesar bastante em relação a credibilidade que o público constrói em relação a sua marca.

Assim, ter seu site e/ou perfil encontrado pelos potenciais consumidores reforça a seriedade da sua empresa. E quanto mais a presença digital da sua marca estiver alinhada estrategicamente, mais confiança o consumidor irá construir em relação à marca

Estratégias para construir sua presença digital

Existem diversas formas de se construir a presença digital de uma empresa. E com a velocidade das mudanças da internet, a cada dia surgem novas possibilidades. Por isso, é importante estar sempre atento e atualizado sobre as alternativas existentes, pois elas se resumem a novas oportunidades de negócio. 

Na lista a seguir você vai conferir as principais estratégias para começar a construir sua presença digital, com dicas de como fazer isso da melhor forma. 

Site da empresa

O site de uma empresa representa no mundo on-line a própria empresa. A experiência que você deve proporcionar a um consumidor, quando ele entra no site, é como se ele estivesse entrando na sua empresa. Ou seja, aproveite para transmitir sua mensagem de forma que desperte o desejo do consumidor

O usuário se desaponta caso não encontre o site de uma empresa que esteja procurando. Dessa forma, perto do investimento necessário para ter um site, não faz muito sentido negligenciar essa estratégia de marketing. 

Você também pode fazer uso de um blog corporativo, levando ao público um conteúdo que seja relevante a sua audiência. Estruture os conteúdos utilizando técnicas de SEO (Search Engine Optimization), para que seu conteúdo seja bem posicionado na pesquisa orgânica do Google e assim, ser mais facilmente encontrado pelos consumidores. 

Trazer um conteúdo relevante junto a um site atrativo fortalece a marca diante dos usuários que pesquisam a própria marca ou alguma solução que buscam (por isso a importância de levar conteúdos interessantes e alinhados ao que sua empresa vende). 

Redes sociais

As redes sociais são uma ótima oportunidade para construir presença digital. E oferecem o benefício de serem plataformas gratuitas que podem ajudar muito a fomentar seu negócio. As plataformas mais utilizadas pelas empresas hoje em dia são: 

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • TikTok
  • Pinterest
  • Twitter

Esteja presente de fato em seus perfis nas redes sociais. Além de postar conteúdos, observe o que mais gera engajamento (comentários, curtidas, compartilhamentos). Isso irá ajudá-lo a planejar postagens que interessem a sua audiência.

Não necessariamente sua empresa precisará estar em todas as plataformas. Para escolher onde é mais interessante ter o perfil, estude o público alvo da sua empresa e a proposta de cada uma dessas redes

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma ótima ferramenta para manter clientes conectados a sua marca. Como estratégia para construir sua lista de contatos, você pode oferecer algum tipo de recompensa, como um ebook ou algum outro material exclusivo gratuito, como, por exemplo, um voucher de desconto. Em troca desse material ou do voucher, o usuário irá conceder o endereço de email dele para sua listagem. 

Algumas boas práticas de e-mail marketing podem impulsionar os resultados dessa estratégia. Veja:

  • Crie assuntos irresistíveis: o maior desafio é despertar o interesse do leitor para que ele abra o e-mail. Por isso, o assunto é muito importante e deve chamar a atenção do leitor em meio aos demais e-mails da sua caixa de entrada.
  • Construa um texto interessante: não escreva grandes blocos de textos. Utilize bullet points, negritos, itálicos e emojis. Deixe a leitura fluida ao leitor.  
  • Segmente a sua lista: escolha o que abordar no e-mail conforme o nível de consciência da sua lista. Para isso, é bom ter os contatos segmentados. 

O e-mail é uma ferramenta muito útil para se manter conectado à audiência que você irá construir com a presença digital da sua empresa. Dessa forma, não deixe de aproveitá-la. 

Invista em anúncios

Realizar anúncios é uma forma de impulsionar a presença digital da sua marca. Você pode utilizar anúncios patrocinados no Google Ads. Há também a possibilidade de investir em anúncios em redes sociais como Facebook, Instagram, YouTube, entre outras. Você pode também fazer anúncios em sites, através de janelas pop ups ou banners. 

Enfim, há muitas possibilidades de investir em publicidade através do digital. O mais importante é que as ações estejam alinhadas com a sua estratégia de comunicação e que sejam feitas nos locais (redes, sites) onde seu público alvo se encontra. Caso contrário, poderá ser um investimento desperdiçado e não gerará bons resultados ao seu negócio. 

As possibilidades para construir a presença digital são muitas. Não necessariamente sua empresa precisará estar em todas elas. O que é realmente importante é escolher estrategicamente o que se almeja, quem se pretende atingir e de que forma. 

Para acompanhar mais informações e dicas de marketing e vendas, acompanhe as postagens aqui no blog e fique por dentro de todas as novidades que ajudam a impulsionar as vendas.

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