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Como definir o melhor público-alvo para sua empresa

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PÚBLICO-ALVO

Definir seu público-alvo é o primeiro e mais importante passo de qualquer empresa ou negócio em direção ao sucesso. Veja como definir o seu público-alvo. 

Público-alvo são aqueles para os quais você deve direcionar seus esforços em ações de marketing e vendas da sua empresa, pois elas são as pessoas mais interessadas em adquirir seus produtos ou serviços.

Exemplo de público-alvo: Mulheres, entre 20 e 30 anos, residentes de São Paulo, com formação superior, classe B, renda entre R $4000 e R $6000, apaixonadas por moda e decoração.

Se você iniciar uma empresa sem definir seu público-alvo antes, pode ser que você percorra um caminho muito mais tortuoso, e até veja a ter prejuízo no longo prazo. 

Isso porque, sem a clareza do PARA QUEM você está falando, você gasta mais recursos (podendo atingir um público que não quer comprar de fato da sua empresa), e assim não tem nenhum lucro em troca.

Como definir o público-alvo do seu negócio

Definir o público-alvo não é nenhum bicho de sete cabeças. É, na verdade, relativamente simples.

Apenas tenha em mente que é uma etapa que você não deve pular ou negligenciar. Siga os passos e dedique um tempo a isso para definir um público-alvo realmente eficiente para o seu negócio.

Ele será importante para nortear as suas campanhas, anúncios, scripts e comunicação.

Também tenha em mente que esse é um passo importante para começar a ter ciência de quem são seus clientes ideais

Ao final deste artigo, falarei um pouco mais sobre o que você precisa para aprofundar o conhecimento sobre os hábitos e costumes dos consumidores. 

Vejamos o passo a passo para definir o seu público-alvo:

1. Pesquise o mercado

Conhecer e entender o mercado lhe dará conhecimento para que você enxergue as oportunidades e as opções que seu público-alvo já tem acesso.

Qual é a visão “macro” do seu nicho de atuação? Da localização do seu negócio? Dos produtos que você oferta?

2. Pesquise a concorrência 

Pesquise também como a sua concorrência atua. 

Como são seus produtos? 

Quais são seus diferenciais? 

Como é a forma de atendimento ao público? 

Onde os funcionários estão presentes? 

Quais canais de comunicação utilizam? 

Pesquise também a concentração geográfica do público e a forma de linguagem.

3. Converse com as pessoas interessadas

É muito importante fazer uma boa pesquisa com as pessoas, de forma a encontrar quem realmente pode se interessar pelos seus produtos ou serviços. 

Se você já tem um produto definido e quer conhecer as melhores formas de divulgá-lo, essa pesquisa vai ajudar bastante.

4. Defina sua persona

Apesar da definição do público-alvo ser extremamente importante para a eficiência de suas campanhas, só esse conhecimento não basta para aprofundar o conhecimento sobre os hábitos e costumes dos consumidores. 

Vamos usar um exemplo: 

Seu público-alvo corresponde a engenheiros de 30 a 40 anos que trabalham em grandes empresas, e cuja renda mensal varia de R$5.000,00 a R$15.000,00. 

Só com essas informações, você acha que é possível customizar suas campanhas de marketing para atingir esses consumidores? 

Provavelmente não. 

Mas e se formos mais a fundo? Seu alvo trabalha em uma empresa com chefes autoritários, que não aceitam novas propostas, e ele precisa mostrar dados concretos para gerar mudanças de pensamento e, assim, aplicar novas tendências.

Mais simples de trazer a personalização, certo? 

Esse tipo de detalhe, você encontra ao construir a sua PERSONA. 

Posso falar mais sobre isso em um próximo artigo (comente aqui embaixo se isso te ajudaria). Mas você pode (na verdade, deve) começar estudando e definindo o público-alvo.

Não deixe de comentar aqui depois o segmento do seu negócio e qual o seu público.

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