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Série 8Ps do Marketing Digital: 1ºP

Vou iniciar hoje uma série explicando mais detalhadamente cada P da metodologia 8Ps do Marketing Digital. Como todo processo de comunicação, é fundamental que saiba o emissor da mensagem saiba que o processo comunicativo se inicia no receptor – que está ouvindo – e não no emissor – quem está falando. Essa é a base de uma comunicação eficiente. Vamos ver nos parágrafos seguintes porque o 1ºP, relativo à Pesquisa, é um dos mais importantes no processo dos 8Ps do Marketing Digital.

Não é à toa que os 8Ps do Marketing Digital se inicia no 1ºP, de Pesquisa. O 1ºP consiste no levantamento de dados de pesquisa e de interações diversas dos consumidores com a rede. Uma mineração de pistas que os consumidores deixam a cada post, a cada comentário, a cada busca. Isso só é possível por dois motivos. Primeiro porque hoje temos o que chamo de elevado Grau de Atividade do Consumidor. O consumidor hoje é muito ativo em termos de comunicação no mercado. Ele bloga, ele compartilha, ele tweeta, ele curte e tantos outros novos verbos criados pelos novos meios interativos. Isso acontece em muito maior intensidade do que há 10 ou 20 anos devido às possibilidades de interação que o consumidor tem. O consumidor hoje tem o hardware (smartphones, notebooks e outros que estão cada vez mais baratos e acessíveis), a infra-estrutura da rede (também cada vez mais acessível e democrática) e o software (mídias sociais como Facebooks, Instagrams e YouTubes criados aos montes a todo momento em todo mundo). Alem disso vivemos em um estado democrático de direito na maior parte dos países do mundo, o que garante a expressão livre de sua opinião sem o medo da punição pela crítica a um regime, marca ou pessoa.

Esses 4 fatores – o hardware, o software, a rede e a democracia – fazem com que o consumidor hoje não precisa mais guardar sua opinião para si, ou por falta de ferramentas para expô-la ou por falta de um sistema que garanta este direito. Ele critica e elogia. Ele compartilha e comenta. E isso é ótimo para o mercado como um todo, seja por conta do nivelamento da informação para os próprios consumidores com relação a um fato qualquer (um mau atendimento, por exemplo), seja por conta de um serviço que pode salvar a vida de alguém (no caso de fotos de desaparecimentos que vemos no Facebook). As vantagens para a população são muitas. A internet, ao nivelar a informação, força as empresas a serem mais transparentes e elimina o mau jogador por mostrar suas falhas de modo impiedoso ao mercado. A internet – e principalmente as mídias sociais – alteram a dinâmica do mercado de um modo ainda não observado em nenhuma esfera do ambiente comunicacional.

Há, contudo, um ponto a se considerar nesse novo ambiente online que, ao invés de expor as falhas de um negócio, na realidade, o ajuda tremendamente no ato de traçar suas estratégias para a abordagem do mercado. Na internet, cada bit deixa rastro. Quanto mais o consumidor interage com a rede, mais ele deixa pistas do que gosta e do que não gosta.Qual sua intenção de compra ou desejo. Um negócio que saiba como interpretar esses sinais, conseguirá identificar para onde está caminhando essa grande amorfa de desejos e necessidades que povoam as mentes dos consumidores.

Se a busca no Google por uma palavra como “imóveis zona sul rio de janeiro” – que acontece no ambiente online – cresce, é provável que haja uma busca maior por esses imóveis no ambiente offline e que isso altere os preços deles devido à lei de oferta e demanda. Essa informação é essencial para um investidor em imóveis, para um corretor ou para uma imobiliária traçar suas estratégias.

Se palavras-chave pertencentes ao campo semântico da gripe como “gripe”, “resfriado”, “tosse”, “vitamina C”, “vírose” e outras passam a ter um crescente índice de buscas no Google em uma determinada cidade, como Porto Alegre, por exemplo, é possível que esteja se iniciando um surto de gripe na cidade. Essa é uma informação altamente lucrativa para redes de farmácias, laboratórios farmacêuticos, propagandistas e clínicos gerais de Porto Alegre que podem melhorar suas abordagens de vendas ao público já sabendo o que se passa nas mentes deles.

Lendo-se essas linhas, pode-se perceber um fato muito importante para o correto entendimento da dinâmica da comunicação que acontece hoje em dia: que o ambiente físico segue o ambiente virtual. O que quero dizer com isso é que antes de tomarmos alguma atitude no ambiente físico – por exemplo, antes de irmos na farmácia comprarmos um remédio – pesquisamos no Google por “sintomas da gripe” ou “melhor remédio para gripe”. Se soubermos o que está sendo pesquisado e desejado no ambiente virtual, por meio do levantamento das informações das palavras buscadas no Google, saberemos que atitudes tomar no ambiente físico. Após essas buscas no ambiente virtual, o consumidor tomará atitudes no mundo físico, logo, a empresa que estiver melhor preparada terá maior êxito em suas vendas aumentando seu market share.

Tais palavras são registradas o tempo todo no Google e as informações sobre número de buscas, tendências de pesquisa de uma determinada palavra ao longo do tempo e vários outros dados estão abertos gratuitamente para qualquer um que saiba como usar a ferramenta correta. O 1ºP ensina como fazer o levantamento desses dados para que a empresa possa entender melhor seu mercado e, de certa forma, “prever o futuro” do ambiente físico observando as origens das ações por parte dos consumidores no ambiente virtual.

A seguir, apresento um vídeo de como utilizar corretamente a ferramenta de palavras-chave do Google para que você veja o início do que ensino no 1ºP.

Conrado

Conrado Adolpho, empresário há 22 anos, é especialista em alavancagem rápida de micro e pequenas empresas. Formado em Marketing com especialização em Economia, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia e ativista social. Idealizador do Método 8Ps - método de Marketing Digital e Vendas, que é utilizado hoje por diversas agências, faculdades e empresas por todo o Brasil, e instituições de alguns outros países. Tem como missão pessoal "Transformar o mundo através do empreendedorismo" e já ajudou mais de 8 mil pessoas através do treinamento Imersão 8Ps e impactou mais de 33 mil empresas através do Método 8Ps. Autor do best-seller brasileiro de marketing mais vendido do país e vendido também em Portugal: Os 8Ps do Marketing Digital.

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3 comentários

  1. Mônica Japiassú em 02/07/12 às 09:52

    Olá, Conrado, tudo bem?

    Acompanho seu trabalho e acho o conteúdo que você transmite a seu público muito interessante! A forma com que você o passa é supercativante. Parabéns!

    Vi no Twitter sua mensagem dizendo que acabou de escrever seu novo livro. Gostaria de oferecer meus serviços de revisão de português, tanto para esse novo livro quanto para os posts de seu blog.

    Como um exemplo do serviço que posso fazer para que seu trabalho fique ainda mais interessante, valorizando a nossa língua, seguem algumas correções que este post poderia ter:

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    PALAVRA A MAIS NA FRASE

    “Como todo processo de comunicação, é fundamental que saiba o emissor da mensagem saiba que o processo comunicativo (…)”

    Correto: Como todo processo de comunicação, é fundamental que o emissor da mensagem saiba que o processo comunicativo (…)

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    FALTA DE PARALELISMO E DE VÍRGULA

    “(…) se inicia no receptor – que está ouvindo – e não no emissor – quem está falando.”

    Correto: (…) se inicia no receptor – QUEM está ouvindo –, (VÍRGULA) e não no emissor – quem está falando.”

    ————————–
    POR QUE

    “Vamos ver nos parágrafos seguintes porque o 1ºP, relativo à Pesquisa (…)”

    Correto: Vamos ver nos parágrafos seguintes POR QUE o 1ºP, relativo à Pesquisa (…)

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    CONCORDÂNCIA

    “Não é à toa que os 8Ps do Marketing Digital se inicia no 1ºP, de Pesquisa.”

    Correto: Não é à toa que os 8Ps do Marketing Digital se INICIAM no 1ºP, de Pesquisa.

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    Caso seja de seu interesse, podemos conversar para combinar como as revisões podem ser feitas.

    Abraço,
    Mônica Japiassú

  2. Stevenlide em 20/01/20 às 00:35

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