Todo mundo que utiliza o e-mail marketing sabe que uma lista de qualidade é essencial para o sucesso do seu negócio, seja ele online ou offline.
Tão importante quanto a qualidade dos seus leads, é o engajamento deles. Leads engajados vão receber e interagir com a sua comunicação via e-mail, e isso pode significar muitas vendas e/ou tráfego para para o seu site/blog.
Mas no e-mail marketing não adianta ter ótimos conteúdos de relacionamento com os seus contatos se eles não abrem seus e-mails, ou pior, se os seus e-mails vão parar na caixa de spam das pessoas.
É aí que surge uma das maiores dúvidas de quem utiliza o e-mail marketing no seu negócio (talvez a maior delas): usar single opt-in ou double opt-in para cadastrar os contatos na minha lista?
Ambos podem dar certo para você, tudo vai depender da sua estratégia. Vou analisar os dois métodos abaixo para te ajudar nessa decisão.
O uso do double opt-in: segurança no relacionamento com a sua lista
No double opt-in, além do contato deixar o e-mail com você, ele precisará confirmar o cadastro através de um e-mail automático que envia um formulário de confirmação, assim, o contato lhe dará a certeza (caso confirme) de que quer receber o seu conteúdo.
Muitas pessoas e empresas optam por usar o double opt-in, pois ele garante que você tenha na sua lista pessoas realmente interessadas no seu conteúdo, fazendo com que você tenha taxas de abertura e cliques bem maiores, e taxas de erro na entrega (bounce) e e-mails marcados como spam muito baixas.
O double opt-in vai te dar uma lista mais clean (limpa), mas você pode demorar mais para construir uma lista de contatos grande, isso porque uma das desvantagem do double opt-in, é que você não tem certeza de que os contatos irão de fato completar o cadastro na sua lista.
A estimativa é de que pelo menos 20% das pessoas que se cadastram na sua lista não confirmam o cadastro, ou porque se esqueceram de abrir o e-mail de confirmação, ou porque este foi para a caixa de spam (o que pode ocorrer com certa frequência com esse tipo de e-mail).
Isso pode fazer você perder muitos leads importantes, e demorar mais para construir uma lista grande de contatos.
Mas se você não tem pressa para crescer suas listas, e prefere não arriscar em relação a ter erro nas entregas dos seus e-mails, o double opt-in é a melhor opção!
Single opt-in: construindo uma lista com muitos contatos em pouco tempo
No single opt-in, o contato precisa apenas deixar o contato com você, sem a necessidade de uma confirmação.
A desvantagem que isso pode trazer é que os contatos podem deixar e-mails que não utilizam, ou que não são deles com você, isso pode atrapalhar na hora de fazer um relacionamento com a sua lista. E dependendo da forma com que você conseguiu seus leads, por exemplo, comprando uma lista, é capaz que os contatos nem abram seus e-mails.
Mas se você quer construir uma lista grande, com muitos leads e em pouco tempo, então o single opt-in é a sua melhor escolha!
Mas a grande dúvida é: terei qualidade na minha lista se usar o single opt-in? Não corro risco dos meus e-mails serem marcados como spam e eu perder a minha credibilidade?
É uma questão de teste! Tudo vai depender do seu nicho e/ou produto, e da forma com que você captura seus e-mails. Minha dica para você que quer construir uma lista usando o single opt-in é: procure hipersegmentar suas listas assim que capturar seus e-mails.
A hipersegmentação te dá a oportunidade de separar seus leads por grupos de interesse, sexo, região, e etc. Assim, mesmo usando o single opt-in, fica mais fácil de saber quais são os interesses da sua lista e que tipo de comunicação você pode usar com elas.
Mas tome cuidado ao usar o single opt-in, não tente vender logo de cara para os seus contatos. Uma dica é montar uma sequência de relacionamento com seus leads (follow up).
Você pode oferecer alguma recompensa ou fazer uma apresentação da sua empresa/produto (mas sem tentar vender). Se você não tentar vender logo de cara, as chances da sua comunicação ser marcada como spam diminui muito, então no começo do relacionamento com a sua lista, invista em mandar conteúdo para os seus leads.
Assim, com o tempo, você pode usar as métricas de conversão dos seus e-mails para separar seus leads entre aqueles que realmente estão interessados na sua comunicação, possíveis compradores, e aqueles que nem abrem seus e-mails (esses você deve descartar).
Conclusão
Na eterna batalha entre single opt-in x double opt-in, não existe um que seja o certo ou o errado. Apenas testando você vai descobrir aquele que mais se encaixa para o seu produto e/ou negócio.
Listas bem segmentadas e um bom relacionamento com seus leads podem fazer muita diferença na hora de optar pelo single opt-in.
Um processo que funciona para um negócio, pode não funcionar para outro, então defina se a sua prioridade é ter uma lista mais limpa, porém menor, ou uma lista grande de contatos em pouco tempo e então, comece por aí.
Teste ambas as opções, e sempre escolha aquela que trouxer mais qualidade para as suas listas, lembre-se que uma lista de qualidade e bem engajada, pode significar 50% de uma venda.
Até a próxima!
Abraço.