Inspire-se nas tendências para 2022 apontadas pelo comportamento dos usuários na internet

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Ideais inspiradas em tendências do comportamento do consumidor

Recentemente Google, Instagram e Pinterest publicaram pesquisas que revelam tendências para 2022 e o que tem mudado no comportamento dos usuários dessas plataformas nos últimos tempos. São instrumentos que podem servir como inspiração para estratégias de marketing e relacionamento com o público alvo da sua empresa.

Você deve lembrar de histórias de grandes empresas que não mudaram a tempo das transformações e acabaram ficando para trás. Estar por dentro de tendências que surgem no mercado é importante para uma empresa se manter relevante no seu nicho de atuação. 

Por isso, neste artigo você verá um resumo das tendências apontadas nestes relatórios para os principais segmentos. Também entenderá por que é importante para uma empresa estar atenta às novidades no comportamento dos consumidores.

Por que sua empresa deve ficar atenta às tendências?

Antes de vermos quais são as tendências para 2022 é importante ressaltar o porquê sua empresa deve ficar de olho no que apontam tais relatórios. A internet trouxe muito mais velocidade às transições de comportamentos. As redes sociais e mecanismos de buscas, por suas vez, são vitrines do que as pessoas, por trás de aparelhos eletrônicos, estão à procura e desejando. 

Analisar quais são as tendências apontadas pelos relatórios podem trazer novas compreensões sobre comportamentos, preferências e hábitos dos consumidores. Ou seja: é uma ótima ocasião para a sua empresa identificar novas oportunidades de negócios ou públicos em ascensão

Além disso, as tendências servem como inspiração para criar conteúdos relevantes e atuais, sempre se preocupando em conectar com as dores e necessidades da sua audiência. Dessa forma, as tendências são mais uma ferramenta que podem contribuir para suas estratégias de marketing. 

Tendências de comportamento dos usuários no Google, Instagram e Pinterest

Recentemente o Google lançou o tradicional relatório Year In Search referente ao ano de 2021. Esse relatório analisa as infinitas pesquisas e perguntas feitas no mecanismo de busca da empresa e traça as tendências dos interesses, necessidades e hábitos de consumo das pessoas. 

Por outro lado, a rede social Instagram divulgou um relatório de tendências para 2022 a partir de uma investigação com a geração Z, onde, segundo o relatório, explorou a mente desta geração para entender tendências em diversos segmentos. Segundo a rede, a geração Z está criando o futuro e definindo as tendências do futuro. 

Por fim, a rede social Pinterest também divulgou um relatório com a análise no comportamento dos usuários na rede e traçou paralelos com as tendências esperadas. Além disso, o relatório traz diversas ideias de como uma marca pode aproveitar as tendências. 

Saiba o que promete ser tendência no próximo ano

Nos próximos tópicos iremos explorar algumas tendências de 2022 apontadas pelos relatórios. Você verá de forma resumida e compilada por categorias. Para aprofundar o conhecimento sobre as tendências que são apontadas nos relatórios e vê-los de forma completa, clique nos links acima.

Alimentação

O Instagram apontou que a geração de jovens e adultos mais novos ainda estão predispostos a experimentar e se aventurar em casa para preparar suas próprias refeições. Com isso, pretendem aprender mais sobre gastronomia. Informação relevante para profissionais que atuam na área e podem fazer dessa tendência uma possibilidade de negócio.

Porém, se você tem um restaurante, o Google identificou que as pesquisas mostram que hábitos adquiridos no período de isolamento permanecem, como procura por delivery e comida para viagem. Entretanto, disputam espaço com a retomada de velhos hábitos, já que a procura pelo termo “restaurantes abertos perto de mim” cresceu 60% e “perto de mim com mesas ao ar livre” aumentou 150%.

Já o Pinterest aponta que procuras relacionadas a bolos inusitados, chás, festas com temas incomuns estão ganhando relevância na categoria de alimentação. Porém, há uma tendência alta dos usuários buscarem inspirações em alimentos tradicionais e que marcaram a história de diferentes culturas. 

Moda

Assim como o pessoal que se aventurou a aprender novas habilidades na cozinha, muita gente também se interessou por aprender a costurar, conforme o Google aponta em seu relatório (+900% de aumento anual no Brasil na pesquisa de “como aprender a costurar”). 

Ainda a respeito de moda, o Pinterest percebeu que está em ascensão a busca das pessoas por roupas vibrantes e coloridas com preferência ao conforto. Por outro lado, a busca pela inspiração gótica, tanto para vestuário como para a decoração parece ter voltado com força.

O Instagram também aponta essa tendência entre a geração Z, com o uso das roupas como forma de se expressar para o mundo, com destaque para o gótico e da estética Dark Academia, que se caracteriza pelo tweed, xadrez e roupas com cores mais sóbrias. 

Turismo e Viagens

Se desconectar e não se preocupar muito é o que desejam os usuários do Pinterest. O relatório da rede aponta o crescimento na procura por pacotes turísticos e resorts all-inclusive. Além disso, a tendência por experiências em destinos de água doce, como casas em lagos, também está em ascensão.

O Google, por sua vez, apontou que, no Brasil, a procura pelo termo “hotel fazenda no interior” cresceu 80% nas buscas anuais.

Compras

A pesquisa realizada pelo Instagram com a geração Z aponta que a disposição por compras on-line permanece, mas tenderão a sair dos sites de e-commerce. Isso porque, para 27% deste público, há mais interesse em viver sua experiência de compra dentro do próprio feed na rede social

Além disso, as tendências do Instagram apontam a ascensão para o comércio de segunda mão e dos brechós. Os jovens também pretendem contribuir diretamente para um comércio mais sustentável, vendendo seus bens pela própria rede social ou por lojas on-line.  

O Google, por sua vez, percebeu que os impactos do isolamento social diante da pandemia mudaram o comportamento humano e, por consequência, seus hábitos de consumo. O relatório apontou que as pessoas investiram mais em suas casas, procurando mais por ideias de jardinagem ou então ideias econômicas de decoração. Além disso, a procura por casas à venda aumentou 90% no Brasil no último ano

Beleza e Bem-estar

Um em cada três jovens, segundo relatório de tendências para 2022 do Instagram, estarão interessados em consumir produtos de beleza, como maquiagens e cuidados com a pele, “limpos”. Ou seja: irão preferir produtos com ingredientes seguros, veganos e em menos quantidade. A tendência por uma pele natural e que inspira saúde cresce. 

O Google também identificou alta pelo autocuidado, já que a busca por exercícios físicos cresceu 50% e a de protetor solar para o rosto dobrou no último ano. Já o Pinterest destacou que o desejo por inspirações de unhas decoradas está em alta, principalmente no Brasil. Opções com paisagens foram as que mais cresceram. 

Carreira e Educação

A pandemia ressignificou os objetivos sobre trabalho e educação da geração Z. É isto que aponta o relatório de tendências do Instagram, que afirma que os jovens estão reavaliando o desejo por uma graduação de formato tradicional e pensam que é mais importante trabalhar com o que gosta, mesmo que isso signifique receber menos. 

O Pinterest também percebeu que o “trabalhar com o que se ama” está sendo o protagonista dos desejos sobre carreira dos seus usuários. O relatório aponta que os hobbies podem se transformar em negócio para aqueles que desejam abrir seu próprio empreendimento. 

Não há certeza de que essas tendências irão se confirmar ou não. Porém, uma coisa é certa: o comportamento humano está sempre mudando e o que acontece hoje será diferente no futuro. Assim, uma empresa que deseja ser relevante no mercado e com isso permanecer vendendo e lucrando, deve estar atenta às mudanças.

Inspire-se nesses relatórios para traçar estratégias novas, mas não esqueça de alinhá-las com todo o conhecimento sobre o seu negócio, seu produto ou serviço e tudo que sabe sobre como se conectar com o seu público alvo. Dessa forma, tudo terá mais sentido e, assim, poderá trazer bons resultados para seu negócio. 

Para ver outras informações e inspirações para alavancar a sua empresa, acompanhe as postagens do blog.

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