Símbolo de tráfego pago e símbolo de tráfego orgânico

Tráfego pago ou orgânico: qual o melhor para a sua empresa?

A dúvida de qual estratégia funciona melhor entre tráfego pago e orgânico é bastante comum entre donos de pequenas e médias empresas. Muitas vezes se ouve por aí que tráfego orgânico não traz mais resultados.

Mas também é comum ouvir empresários que investiram em tráfego pago e tiveram resultados muito abaixo do esperado. E então: será que o tráfego pago realmente pode trazer bons resultados? O tráfego orgânico não existe mais? 

Ao longo deste artigo vamos debater esses pontos e como sua empresa pode, estrategicamente, escolher o que mais trará resultados positivos. Além disso, caso você tenha dúvidas, vamos explorar a diferença entre tráfego pago e orgânico. 

Tráfego orgânico

Tráfego orgânico são visitantes de páginas, blogs, redes sociais que chegam de forma espontânea. Ou seja, não são visitantes que vieram através de alguma ação gerada pela sua empresa para ser vista. Ao contrário, são as pessoas que chegam até as plataformas da sua empresa.

Dinâmica do tráfego orgânico

Para você compreender melhor o conceito do tráfego orgânico, vamos explorar um pouco a dinâmica desse tipo de tráfego. Quando uma pessoa está no Google, ou qualquer outro mecanismo de busca, procurando por algum assunto, clica em um link (não patrocinado) e acessa uma página, este usuário é oriundo do tráfego orgânico. 

Da mesma forma, posts de conteúdo em perfis de redes sociais também são uma forma de gerar tráfego orgânico. No caso das redes sociais, a distribuição desse conteúdo, ou seja, quem irá ver no feed tal post é definido pelos algoritmos das redes sociais. 

Para finalizarmos nossos exemplos, este texto que você está lendo faz parte de uma estratégia de tráfego orgânico. Você pode ter chego até ele por uma busca no Google ou então ter visto uma publicação direcionando para o blog em minhas redes sociais. 

Tráfego pago

Como o próprio nome sugere, o tráfego pago envolve um investimento para impulsionar conteúdos, produtos e serviços para aparecer com mais destaque em mecanismos de buscas, em publicidades em sites ou então para usuários de redes sociais.

Como funciona o tráfego pago

Quando sua empresa investe em tráfego pago, de forma resumida, está contratando plataformas para realizar anúncios para a sua empresa. Assim, usuários e visitantes chegam até o seu negócio depois do seu investimento para isso. 

As plataformas de mídia on-line criaram gerenciadores de campanhas para que empresas e pessoas interessadas em realizar anúncios possam fazer isso sozinhas ou com o auxílio de agências de marketing. 

Veja abaixo 7 plataformas para criar campanhas de tráfego pago:

  • Facebook Ads;
  • Instagram Ads;
  • Google Ads; 
  • Linkedin Ads;
  • YouTube Ads; 
  • Bing Ads (o Bing é uma mecanismo de busca);
  • Taboola (para anúncios nativos

Orgânico ou pago: qual minha empresa deve escolher?

Se você está esperando uma resposta direta e simples, infelizmente não poderei dar. A resposta mais adequada a essa pergunta é: depende. A verdade é que são estratégias diferentes, com resultados diferenciados e, principalmente, em velocidades distintas.

Por isso, a resposta a qual é melhor não é direta. Na maioria dos casos cabe um balanço entre as duas formas de tráfego. Neste caso, o empresário deve ter consciência de que o resultado tenderá a ser diferente, mas que podem se complementar. 

Entenda nos tópicos a seguir a diferença entre essas duas estratégias. 

Onde devo investir? 

A verdade é que nas duas formas de atração de tráfego você irá investir. Vou explicar melhor: no tráfego pago, já está bastante claro, o investimento é é dinheiro. Já o tráfego orgânico o investimento é de tempo. 

O tráfego orgânico demora mais para trazer resultados. Por outro lado, suas conquistas tendem a ser mais duradouras. Por isso que é também uma forma de investir. Produzir conteúdo leva tempo e os resultados também levarão um tempo para aparecer. 

O tráfego pago, por sua vez, precisa de investimento para acontecer e somente durará o tempo em que você tiver condições de manter tal investimento. Entretanto, tem como característica trazer um resultado quase que imediato, já que você está contratando as plataformas para dar destaque ao seu conteúdo ou a seu produto / serviço. 

Os diferenciais do tráfego pago

O tráfego pago, justamente por exigir um investimento financeiro, tem alguns diferenciais muito importantes quando se fala em estratégia de marketing. Essas características possibilitam ao empreendedor ter mais controle das ações e ter resultados mais imediatos. 

Através das plataformas de gerenciamento dos anúncios das redes sociais você poderá segmentar as características dos usuários que você almeja atingir. Dessa forma, baseado em dados do seu público-alvo você pode direcionar as campanhas para atrair um público mais qualificado. Assim, além de mostrar sua campanha para mais pessoas, você está mostrando para pessoas com maiores chances de compra.

Em anúncios em buscadores, como Google e Bing, você pode escolher palavras-chave específicas. Com isso, mesmo quando seu produto não é muito conhecido, você pode criar campanhas que conectem necessidades e desejos buscados nas plataformas com o seu produto ou serviço. 

Cabe destacar que, para trazer bons resultados, uma campanha de tráfego pago deve considerar a solução ofertada (produto ou serviço) e os desejos e problemas do público-alvo. Nem toda a plataforma serve para qualquer tipo de negócio e/ou público. 

Os resultados do tráfego orgânico

Como você pode observar, o tráfego pago tem alguns diferenciais que o faz ser uma maneira mais rápida e com maior potencial de alcance do que o tráfego orgânico. Entretanto, isso não significa que o tráfego orgânico não funcione e não produza resultados. 

A grande diferença diz respeito ao tempo. Os resultados do tráfego orgânico são a longo prazo. Por isso, muitas vezes é possível continuar gerando tráfego para um site, por exemplo, com um mesmo conteúdo. 

O principal ponto do tráfego orgânico atualmente, é que, através da estratégia de marketing de conteúdo é possível criar estratégias de engajamento e aquecimento da base. Ou seja: é um ótimo aliado para aumentar o nível de consciência da sua audiência. 

Entenda se você precisa investir em tráfego pago 

Como vimos antes, de certa forma, tanto tráfego pago como orgânico necessitam de investimentos de ordem diferente. Para esclarecer ainda mais a diferença entre os dois, separei este vídeo abaixo, bastante rápido, onde ajudo uma aluna minha a esclarecer essa dúvida entre mídia paga e mídia orgânica. 

Como podemos ver no vídeo, a decisão a ser tomada é uma escolha estratégica. E, na maior parte das vezes, a melhor estratégia é combinar as duas formas para gerar tráfego ao seu negócio: uma complementando a outra. 

Além disso, cabe ressaltar que as duas formas de tráfego são uma parte de um todo. Assim, não basta criar conteúdos não relacionados ao seu produto ou então sem uma proposta de construção de valor. Da mesma forma investir em tráfego pago requer dominar a estratégia de abordagem e de onde anunciar. Muitas vezes fracassos de campanhas de tráfego pago acontecem por ignorar essa premissa. 

Foi possível entender melhor a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico? Se você deseja aprofundar seus conhecimentos sobre como investir na mídia on-line de forma estratégica, sugiro a leitura do artigo Como prospectar clientes pela internet usando Google, Facebook e Instagram

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