Veja o que é planejamento estratégico de marketing e domine o tema!

Uma das dúvidas mais comuns entre os empreendedores está em encontrar uma maneira de aumentar os resultados de seu negócio e fazer com que sua empresa cresça. Para muitas instituições, no entanto, não foi implementada uma estratégia concisa de marketing, problema solucionado ao desenvolver um planejamento estratégico de marketing para o negócio.

Para aplicar esse tipo de planejamento em seu negócio, é importante saber o que é, qual sua importância e como elaborá-lo, de acordo com as características da empresa e seus objetivos de mercado.

Explicamos agora o que é planejamento estratégico de marketing e como fazê-lo, passo a passo, de acordo com as particularidades do seu mercado. Confira agora!

O que é planejamento estratégico de marketing?

Um plano de marketing, também chamado de plano estratégico ou planejamento estratégico, é a listagem organizada das ações de marketing de uma empresa, visando alcançar determinado objetivo importante para a mesma. Esse planejamento pode ter foco na construção de autoridade da marca, na divulgação de um produto ou serviço ou na construção do relacionamento com o cliente.

planejamento de marketing é um guia de crescimento de mercado para sua empresa, sendo seu papel construir a visibilidade de seu negócio, aumentar seu alcance junto aos clientes e fortalecer o impacto de sua marca com o público.

Vale salientar que o planejamento de marketing varia de acordo com as estratégias de mercado e os objetivos da empresa, mas é possível ajustar os passos abaixo para cada situação e tipo de empresa.

Qual a importância para minha empresa?

Como você já deve imaginar, o planejamento estratégico permite que sua empresa atinja resultados melhores e mais consistentes, definindo quais os próximos passos a serem tomados e as estratégias utilizadas para alcançar os objetivos.

Além de permitir analisar e compreender melhor quais os processos que devem ser adotados por sua empresa, o planejamento estratégico de marketing também define métricas de sucesso e facilita o acompanhamento e mensuração de resultados.

Isso faz com que seja possível compreender quais processos apresentam resultados mais consistentes e quais precisam de ajustes ao longo da execução das estratégias de marketing, visando garantir que seu negócio esteja alinhado com os objetivos da empresa.

Quando e como deve ser elaborado?

O planejamento estratégico permeia toda a atuação da empresa e deve ser desenvolvido de acordo com a visão, missão e valores do negócio, para que faça sentido no contexto geral e também esteja alinhada com as expectativas de sua empresa e do público com relação aos produtos e serviços oferecidos.

Por isso, é importante que o planejamento seja desenvolvido no início da atuação da empresa, juntamente com o planejamento estratégico de negócios, para compreender como e de que forma seu negócio vai se comunicar com seu cliente.

Isso não significa, no entanto, que seja impossível desenvolver um planejamento para uma empresa já existente ou adequar um plano estratégico que esteja em execução. Ao contrário, existem situações onde as alterações no planejamento são essenciais e fazem diferença nos resultados.

Qual o passo a passo do planejamento estratégico de marketing?

Agora que você já entendeu melhor o que é planejamento estratégico de marketing e sua importância para o crescimento da empresa, explicamos alguns dos passos importantes para desenvolvê-lo. As etapas abaixo são as principais para dar vida ao planejamento, sendo adaptáveis para os diversos tipos de empresa e nichos de mercado. Confira!

Definir os objetivos do marketing

O primeiro passo é compreender quais os objetivos a serem atingidos por meio da estratégia de marketing. Isso pode significar crescimento do público da empresa, aumento do número de ligações comerciais, melhoria da visibilidade da marca no mercado, estratégias de branding com relação a uma nova marca ou produto, dentre outros objetivos.

Para isso, é recomendado entender os objetivos que sua empresa deseja atingir e seu momento atual de mercado, garantindo que os esforços façam sentido com o plano a longo prazo.

Analisar o perfil do público-alvo

Outro ponto importante no planejamento estratégico está em compreender quem é o público que sua empresa deseja atingir com o marketing. Para isso, é interessante realizar a análise e mapeamento das personas, já que isso permitirá identificar com mais clareza com quem falar e quais os meios de comunicação a serem utilizados no marketing de sua empresa.

Estudar o mercado e concorrentes

Também é importante que sua empresa identifique quem são os seus concorrentes diretos e indiretos. Os concorrentes diretos são aqueles que atuam na mesma área que sua empresa e oferecem o mesmo tipo de produto, na mesma faixa de preço e para o mesmo público.

Já os concorrentes indiretos são empresas que podem ou não atuar na mesma área; oferecer o mesmo tipo de produto ou produtos semelhantes; ou mesmo não disputar diretamente o público, mas influenciar em sua decisão de compra.

Elaborar estratégias e campanhas

O próximo passo está em definir quais são as estratégias de comunicação a serem utilizadas e como elas impactarão o marketing de sua empresa. Nesta etapa, é importante definir quais serão as campanhas realizadas, os tipos de materiais que serão utilizados em seu projeto de marketing e, também, determinar as métricas de sucesso.

Vale dizer que as estratégias não são imutáveis, o que significa que elas podem ser adaptadas ao longo do desenvolvimento do projeto de marketing, mas o planejamento estratégico vai nortear essas mudanças.

Mensurar os resultados

A última etapa do planejamento estratégico de marketing consiste em coletar e mensurar os resultados obtidos por meio da estratégia adotada por sua empresa.

Isso significa levantar quais foram os resultados, de acordo com as métricas de sucesso definidas anteriormente, e compará-las com as estimativas do planejamento, levando em consideração mudanças de mercado, de aceitação de produto, dentre outros fatores importantes.

Como é possível perceber a partir da explicação acima e dos conceitos que explicamos na elaboração do planejamento estratégico de marketing, desenvolver uma estratégia alinhada, com métricas de acompanhamento e mensuração de resultados, é fundamental para conquistar resultados significativos.

O que você achou de aprender mais sobre a importância do planejamento estratégico de marketing e seu impacto nos resultados? Se você tem alguma dúvida ou deseja implementar uma estratégia de marketing vencedora, fale conosco!

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