Como vender pelo Instagram sem ter uma loja virtual

Saiba como vender pelo Instagram sem ter uma loja virtual

Vender pela internet não necessariamente exige uma loja virtual. Neste artigo você verá como vender pelo Instagram seus produtos ou serviços, mesmo que você não tenha plataforma própria de comércio eletrônico

Dominando uma estratégia simples, você saberá o que fazer para alcançar um público maior para vender os produtos da sua empresa e como a internet pode ser uma aliada para alavancar as vendas.

Vender pela internet ou usar a internet para vender?

A internet é um canal que possibilita o alcance de milhares de pessoas. Alguns empresários que tem um modelo de negócio físico acreditam que não podem usar esse canal para aumentar as vendas sem estruturar uma loja virtual. 

A verdade é que uma loja virtual é uma possibilidade de venda pela internet, mas não a única. Montar uma loja virtual pode exigir investimentos mais expressivos e mão de obra qualificada. As redes sociais possibilitam que sua empresa alcance mais pessoas do que normalmente alcançaria por outros meios, sem ter todo o esforço necessário que uma loja virtual exige. 

O diferencial que iremos ver a seguir trata justamente de como usar a rede social Instagram para vender de forma simples, investindo pouco e aumentando suas oportunidades de negócios

Utilize as redes sociais

O primeiro passo para vender pela internet é ter um perfil da sua empresa em uma rede social. Atualmente o Instagram é o meio mais rápido de gerar resultados no digital. Conforme os dados divulgados pela própria rede social, 90% dos usuários seguem o perfil de pelo menos uma empresa e 50% das pessoas se dizem mais interessadas por uma marca quando veem um anúncio no Instagram

Não há, portanto, motivos para ignorar as oportunidades que podem surgir se sua empresa estiver nessa plataforma. Porém, é necessário ter um cuidado para não utilizar esse perfil como uma verdadeira panfletagem digital. Muitas empresas estão caindo nessa armadilha: fazendo ofertas o tempo inteiro.

Assim como você quando acessa suas redes sociais, os usuários não estão lá para isso (receber ofertas o tempo todo). Por isso, irei detalhar um funil de vendas na sequência que irá auxiliar você que é empreendedor a entender como vender pela internet através do uso dessa plataforma. 

Primeiro passo para vender pelo Instagram

Todo e qualquer processo de vendas começa pelo que é básico e se você acompanha nossos posts aqui no blog, já sabe: comece pelo funil de vendas. Pode parecer mais do mesmo, mas se você não tem bem desenhado um funil de vendas para vender pela internet, há chance de parte do seu esforço para isso ser em vão

Antes de falar sobre como fazer, preciso explicar uma dinâmica sobre um importante fator: o público-alvo. Podemos dividi-lo em duas categorias:

  • Os que não conhecem a sua empresa (a maioria);
  • Os que conhecem a sua empresa (seus seguidores, leads, quase-clientes, não-clientes, indicados).

Para escalar seu negócio usando a internet para vender, seu objetivo inicial será vender para quem conhece sua empresa. Isso porque é mais fácil vender para quem lhe conhece do que para quem nem tem ideia que sua empresa existe. Apesar de não ser a maioria, os que conhecem a sua empresa têm uma probabilidade maior de comprar seu produto, o que faz você ter um esforço menor e mais barato para que isso aconteça.  

Sabendo que o Instagram é a forma mais rápida de ter resultados para vender pela internet e de que não devemos usá-lo como panfletagem digital, chegou o momento de conhecermos qual estratégia sua empresa deverá ter em seu funil para gerar vendas. 

Como vender pela Instagram usando o conteúdo

Gerar conteúdo é uma estratégia bastante eficaz para aumentar a quantidade de seguidores. Os usuários da plataforma irão se interessar pelo conteúdo que você oferece (lembre-se que as pessoas não estão no Instagram para comprar, isso acontece depois).

Veja alguns exemplos de como usar o conteúdo para atrair mais seguidores:

  • Loja de roupas: como combinar diferentes estampas de roupas;
  • Empresa de móveis sob medida: cuidados ao escolher móveis;
  • Agência de viagens: passo a passo para planejar uma viagem.

Estes são apenas alguns exemplos de segmentos e de abordagens para que você perceba como pode aplicar ao seu negócio. Na hora de planejar seu conteúdo, pense quais são as maiores dificuldades, as dúvidas e o que mais interessa o consumidor do seu nicho. Tenha cuidado para não utilizar assuntos desconectados do seu produto.  

Para divulgar o conteúdo e começar a conquistar mais seguidores você investe em anúncios, impulsionando seu conteúdo. O valor para esses anúncios que você vai determinar não precisa ser elevado no início.

Venda para o cliente que conhece sua empresa

Depois de aumentar o número de seguidores através de seu conteúdo, como vimos anteriormente, e mantê-los aquecido também com conteúdo, você anuncia ofertas a esses seguidores. Direcione o usuário para uma CTA (Call To Action), onde você poderá encaminhá-lo para entrar em contato com sua empresa, da forma que for mais conveniente em seu funil. Veja alguns exemplos:

  • Contato via WhatsApp 
  • Falar com um especialista 
  • Voucher de desconto ou brinde
  • Oferecer um produto de entrada 

Então, quando o usuário clicar nessa CTA, ele se transformará em um lead altamente qualificado, o que gosto de chamar de levantada de mão. 

A partir de agora é o processo comercial que dá conta da continuação desse funil, transformando o quase-cliente em um cliente ou até em um não-cliente.  Se ele se transformar em um não-cliente, você pode aplicar essas técnicas abordadas nesse artigo  para tentar vender a ele.

Através desse funil de vendas bastante simples, mas efetivo, você estará dando o primeiro passo para sua empresa começar a vender pelo Instagram

Se você quer dominar estratégias de abordagem e relacionamento com clientes, veja esse artigo a respeito de uma metodologia que faz vender mais e melhor para seus quase-clientes.  

Para ficar por dentro de outras informações que irão ajudar sua empresa a vender mais, não deixe de acompanhar os artigos do blog.

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