Como perder a vergonha de vender em 5 passos práticos

A vergonha de vender é um problema mais comum entre empresários e donos de negócio do que você pensa. Confira 5 dicas para deixar o medo de lado e ser um vendedor de sucesso!
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VERGONHA DE VENDER

A vergonha de vender é um problema mais comum entre empresários e donos de negócio do que você pensa.

Os clientes até chegam até você. Batem na sua porta, ligam em seu estabelecimento, pedem orçamento… mas você não consegue vender. 

“Eu sou um mal vendedor”, alguns empresários me dizem.

As palavras não vêm, os argumentos fogem à mente, você esquece as informações mais relevantes sobre o produto ou serviço, começa a gaguejar.

Isso já aconteceu com você? 

Se sim, você está no artigo certo. 

Coloque em prática essas 5 dicas para ser um vendedor de sucesso e perder a vergonha de vender de vez.

Antes de tudo, preste atenção: talvez você não precise perder a vergonha de vender

Você não leu errado. E eu explico:

Quando você tem um sistema de vendas, ou seja, um funil de vendas estruturado em seu negócio, você não precisa ser um bom vendedor, porque o processo substitui a habilidade de vendas, o dom, o talento.

Não se trata de talento, de não ter vergonha de vender. Se trata de PROCESSO.

Quando você coloca um processo estruturado, um funil de vendas eficiente, o talento fica com uma importância menor. 

Eu conheço empresários que têm talento para vender, mas não têm resultado.

Mas dificilmente uma empresa com um funil de vendas estruturado deixará de fazer dinheiro, ainda que o dono do negócio não tenha habilidade de venda.

Essa é a principal ferramenta que eu ensino na prática na Imersão 8Ps, o meu intensivo de Marketing e Vendas para pequenas e médias empresas.

Mas é lógico: quando você tem talento, não tem vergonha de vender, e tem TAMBÉM o funil de vendas estruturado… aí você explode. 

Por isso, eu vou dar aqui 5 passos práticos para você trabalhar a sua vergonha de vender:

1. Acredite e confie na solução que você quer vender

Aprenda a acreditar e confiar no produto ou serviço que você quer que o seu cliente compre. 

Muitas vezes, a timidez durante a venda é causada pela sensação de estar “enganando” o cliente ao tentar fazer com que ele adquira um produto que não vai solucionar os problemas dele. 

No entanto, quando o vendedor conhece, acredita e confia na sua solução, fica mais fácil transmitir segurança para o cliente e para si mesmo.

2. Descubra seus pontos fortes e se apoie neles

Se você, por exemplo, possui um bom senso de humor, utilize isso ao seu favor para deixar a vergonha de vender de lado, “quebrar o gelo” e ganhar a simpatia do cliente. 

O objetivo é deixar de focar tanto nas suas limitações e se apoiar mais nas suas maiores qualidades a fim de desenvolvê-las e tê-las como fortes aliadas.

3. Identifique seus gatilhos

Busque identificar as situações que costumam te deixar mais com “vergonha” durante uma venda. Dessa forma, será possível trabalhar melhor cada um desses gatilhos e ter maior controle sobre eles.

4. Prepare sua argumentação antes de encontrar com o cliente

Para perder a vergonha de vender, é extremamente importante que você esteja com o seu discurso na ponta da língua e sempre com uma boa resposta para as possíveis objeções que o cliente apresentar sobre o seu produto. 

Quando você tem um discurso bem preparado, a tendência é que fique menos tímido e mais confiante sobre o que tem a dizer. Por isso: TREINE, TREINE, TREINE.

Aqui, vale um adendo: não é para você memorizar um script e “vomitar” seus argumentos no cliente como se fosse um robô.

A sugestão aqui é treinar e ter os seus argumentos na ponta da língua, para usá-los conforme a conversa e a necessidade de trabalhar argumentos com cada cliente.

5. Converse com o seu espelho

Pode até parecer bobagem, mas uma das formas mais eficazes de como perder a vergonha de vender é conversando consigo mesmo, de frente para o espelho. 

Ao fazer isso, você terá mais consciência sobre si mesmo, sobre seus gestos, sua entonação, sua postura, seu semblante etc. Assim, quando estiver frente a frente com o cliente, estará mais seguro e confiante.

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