Quer participar da Imersão pagando um preço especial?

Você sabe medir retorno sobre investimento no Facebook?

O Facebook hoje é a festa mais cheia. E é lógico que é lá que você quer estar, porém, não tem muita ideia de como fazer isso. Você já deve ter percebido que fazer anúncios, os Facebook Ads, nem sempre traz o melhor resultado. E o pior, você não tem ideia de como medir o retorno que um anúncio trouxe. Vou ensinar uma técnica para você medir o resultado e melhorá-lo cada vez mais.

Vou ensinar você a medir o retorno sobre o investimento que um post do Facebook trouxe para você.

Inicialmente é importante que você tenha uma conta no Google Analytics. Isso é fundamental. Se não tem ainda, crie uma e comece a mexer no GA (Google Analytics). Você não pode controlar um negócio ou investir um tostão sequer sem ter uma visão clara do que está acontecendo com ele. Sem um ferramenta de métricas é como se você estivesse de olhos vendados guiando um carro a 200 km/h em uma estrada cheia de curvas. Não há chance de isso dar certo.

Uma vez que você tenha uma conta no GA, você criará campanhas. Para cada link que você postar em um post de Facebook apontando para o seu site ou blog (isso serve para links em e-mails também), você vai, após a URL normal, acrescentar alguns parâmetros.

Por exemplo, a URL www.conrado.com.br/planob, para a qual um link em um post sobre o meu livro “Você já tem um Plano B?” aponta, no post irá virar http://conrado.com.br/planob/?utm_source=facebook&utm_medium=post&utm_campaign=post1-facebook-planob.

Esses parâmetros finais da URL (?utm_source=facebook&utm_medium=post&utm_campaign=post1-facebook-planob) não precisam estar na URL existente no seu site, ou seja, a URL do seu site continuará sendo http://conrado.com.br/planob, porém, quando um usuário clicar no link http://conrado.com.br/planob/?utm_source=facebook&utm_medium=post&utm_campaign=post1-facebook-planob, ele será remetido normalmente para a URL http://conrado.com.br/planob.

Esses parâmetros que escrever na URL podem ser criados na ferramenta criador de URL do Google.

Quando soltar o post no Facebook na sua fan page, algumas pessoas irão clicar outras não. Você estará medindo por enquanto um espaço amostral. Você poderá, inclusive, criar a sua URL e encurtá-la com um bit.ly (isso lhe ajudará a medir a quantidade de cliques em tempo real).

Faça 3 ou 4 posts e, para cada um tenha uma campanha. Por exemplo, post1-facebook-planobpost2-facebook-planobpost3-facebook-planob. Com esse acompanhamento de campanha, você verá no GA em tempo real, qual campanha está lhe trazendo a maior quantidade de cliques e poderá ver também qual está tendo a maior quantidade de conversões (desde que tenha configurado as conversões no GA, o que é fundamental para entender que campanhas têm gerado conversões e quais não têm).

Uma vez que saiba qual post teve melhor resultado, porque está mensurando o bit.ly, o tráfego em tempo real no GA e a quantidade de conversões por campanha também no GA, você saberá exatamente qual post promover na sua fan page. Posts promovidos costumam dar muito certo, principalmente se são posts de conteúdo útil para a sua base de fãs.

Uma vez que esteja promovendo o post, você está investindo dinheiro em comunicação. Agora é essencial que monitore conversões realizadas e o quanto de dinheiro que cada post lhe trouxe. Com as conversões configuradas corretamente no GA, isso será fácil (para algumas empresas será mais fácil do que para outras). Agora você tem em mãos o quanto gastou e o quanto gerou de receita por meio do post, tudo o que você precisa para calcular o ROI do post na sua fan page.

Na imagem a seguir, você pode ver a quantidade de visitas que cada campanha (no caso, campanhas de e-mail) trouxeram para o meu site

Veja que para essa meta específica que eu configurei, o tráfego direto no meu site me traz uma taxa de conversão muito maior (34,57%), mas a minha lista no MailChimp (19,86%) me traz uma taxa de conversão maior do que a minha lista da Aweber (6,38%). O link que essas pessoas que converteram na meta receberam no e-mail foi http://conrado.com.br/[link do post]/?utm_source=mailchimp&utm_medium=email&utm_campaign=[nome da campanha].

Veja na imagem abaixo alguns links de campanhas e sua taxa de conversão para uma determinada meta que foi configurada.

Para essa meta específica, a campanha que mais me trouxe retorno foi a campanha enviada para a minha lista que está no Mailchimp. O link que essas pessoas receberam foi: http://conrado.com.br/[link do post]/?utm_source=mailchimp&utm_medium=email&utm_campaign=news-conrado-blog-mailchimp.

A segunda campanha que mais converteu nessa minha meta definida foi a pesquisa-curso-dezembro. O link que as pessoas receberam nesse caso foi http://conrado.com.br/[link do post]/?utm_source=mailchimp&utm_medium=email&utm_campaign=pesquisa-curso-dezembro, que foi enviado para a minha lista do MailChimp, mas também foi o http://conrado.com.br/[link do post]/?utm_source=aweber&utm_medium=email&utm_campaign=pesquisa-curso-dezembro que foi enviada para a minha lista da Aweber.

Também fiz essa mesma campanha no Facebook, em que o link foi http://conrado.com.br/[link do post]/?utm_source=facebook&utm_medium=post&utm_campaign=pesquisa-curso-dezembro. Os 3 links dos três meios de divulgação reunidos me deram uma taxa de conversão de 3,99%.

Não mostrei aqui a receita por cada conversão, mas seria a próxima coluna. Configurando a receita por conversão saberá quanto cada campanha (que pode ser feita por post, como já vimos) você saberá quanto gastou na promoção do post e quanto ganhou com a campanha.

A rentabilidade é uma consequência direta do monitoramento do resultado. Se você quer se tornar mais lucrativo, siga essas dicas.

Gostou? Comente abaixo e diga o que achou 🙂

 

Conrado

Conrado Adolpho, empresário há 22 anos, é especialista em alavancagem rápida de micro e pequenas empresas. Formado em Marketing com especialização em Economia, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia e ativista social. Idealizador do Método 8Ps - método de Marketing Digital e Vendas, que é utilizado hoje por diversas agências, faculdades e empresas por todo o Brasil, e instituições de alguns outros países. Tem como missão pessoal "Transformar o mundo através do empreendedorismo" e já ajudou mais de 8 mil pessoas através do treinamento Imersão 8Ps e impactou mais de 33 mil empresas através do Método 8Ps. Autor do best-seller brasileiro de marketing mais vendido do país e vendido também em Portugal: Os 8Ps do Marketing Digital.

Inscreva-se para mais conteúdo

76 comentários

  1. Noel Reis em 02/01/13 às 13:22

    Conrado, sempre Conrado trazendo novidades. Feliz 2013 irmão.

  2. Saullo Oliveira em 03/01/13 às 16:02

    Conrado,

    Essa forma de monitorar as fontes utilizando o Google Analytics é realmente muito boa. Não sei por que ainda não tinha utilizado para o Facebook rsss.

    A partir daí, para continuar analisando o que o visitante faz dentro da landing page, o que você utiliza? Eventos do GA?

    Abraço

  3. Mirthes Marinho em 07/01/13 às 07:26

    Olá Conrado, não sou da área, mas por fazer parte de uma empresa júnior e ter sido alocado para o departamento de marketing, venho buscando insumos para desenvolver um bom trabalho, pois me propus a esse desafio, logo, a cada dia converto-me em sua fã mais e mais. Seus posts são dicas singulares, claras e objetivas. Conteúdo sempre excelente! Parabéns!

  4. Edson Cavalcante Junior em 07/01/13 às 10:47

    Impossível não ler isso. Muito bom Conrado!

  5. Vanessa em 07/01/13 às 20:27

    Fantástico!!! Vou experimentar sim…

  6. adriana em 10/01/13 às 15:19

    Olá!
    Conrado,
    Eu criei o link, segue abaixo, porém não entendi direito.
    Eu terei de publicar este link no facebook, é isto?
    http://www.lojawirth.com.br/?utm_source=utm_source%3Dgoogle&utm_medium=utm_medium%3Dbanner&utm_term=utm_term%3D&utm_content=utm_content%3Dpromo%C3%A7%C3%A3o&utm_campaign=utm_campaign%3D50%25off

    Origem campanha: utm_source=google

    Mídia da campanha:utm_medium=banner

    Termo da campanha:utm_term=calçados

    Conteúdo da campanha:utm_content=promoção

    Nome da campanha: utm_campaign=50%off

    Obrigada,
    Adriana

  7. Carlos em 15/01/13 às 10:11

    Não entendi muito bem, depois que gerar o link onde eu coloco o link. se eu for fazer um post de uma campanha no facebook, ele só vai pegar a imagem. Ou vou ter que criar um campanha em html e gerar lá no GA?

  8. João em 21/01/13 às 21:37

    não sei como usar mais lhe acompanho a muito tempo vindo de vc deve ser maravilhoso um abraço João

  9. Ana Rosas em 23/01/13 às 09:22

    Tudo ainda é muito novo para mim e tenho muito que aprender e entender. Suas dicas tem me ajudado muito. Obrigada.

  10. Patricia Chiacchio Okamoto em 27/01/13 às 01:35

    Muito bom!!! Ótimas dicas!!!

    Como sempre surpreendendo!!!

    Obrigada Conrado!!!

  11. Simone Santos em 09/02/13 às 08:48

    Parabéns! Divulguei entre meus amigos do Facebook, vc merece esta divulgação.

  12. J. Flavio Stürmer em 13/02/13 às 07:39

    Realmente é uma dica muito valiosa. Ainda estou lendo o E-book Plano B e logo, logo passarei a utilizar todo esse aprendizado.
    Parabéns.

  13. Geraldo Jr em 21/02/13 às 07:59

    Olá Conrado. Mais uma vez, parabéns pela qualidade do conteúdo e por ofertar tantos valores.
    Gostaria de saber (acho que você já falou isso em outro post) se o Google cobra para se criar uma conta no GA; também, pode ser como pessoa física? Ou tem que ser algum tipo de personalidade jurídica?
    Um abraço, tenho certeza de que vou adquirir um dos seus cursos logo, logo.

  14. Ramon Thurler Palomo em 27/03/13 às 12:44

    Muito bom! Sempre aplico isso nas minhas campanhas de email, pois também uso o MailChimp e ele, inclusive, já nos dá essas estatísticas em relação à taxa de abertura e links clicados. Mas nunca pensei em usar para os posts no Facebook. Ótimo isso!

  15. adriano em 09/04/13 às 16:26

    excelente post vou usar as dicas para meu site de telemensagem http://www.portaltelemensagem.com.br para ver o resultado obrigado.

  16. Mauricio em 08/05/13 às 11:08

    Sou corretor independente, tenho este site e um Blog estou estudando
    uma forma de divulgação, ja tinha a idéia do conteudo so confirmei com suas informações porém ainda tenho que implementar, talves no Blog e a informação acima era tudo que precisava. Falta aprender a fazer, mas não deve ser difícil embora não seja muito entendido com as ferramentas do Google. Valeu e muito sua dica. Quando tiver os primiros resultados reportarei. Abraços e sucesso ( estou acompanhando).

  17. RICARDO NESPOLI em 13/05/13 às 11:56

    Conrado, olá !!
    Muito bom, estou começando a me aprofundar em midia digital e suas informações sevem de parametro para me orientar, abraços !

  18. Antonio Meirinho Rodrigues em 15/05/13 às 12:16

    Que bacana não conhecia essas possibilidades, obrigado Conrrado por compartilhar esses conhecimentos tão importantes com a gente. Estou lendo seu livro Plano B é fantástico. Muito sucesso.

  19. Hugo Ferreira em 17/05/13 às 08:46

    És o maior Conrado!!!

    Vou estar no teu 1º curso 8p’s em Portugal.

    Abraço,

    Hugo Ferreira

  20. Ivanilde em 18/05/13 às 13:50

    Google cobra para se criar uma conta no GA; também, pode ser como pessoa física….
    Não entendi muito bem, depois que gerar o link onde eu coloco o link. se eu for fazer um post de uma campanha no facebook, ele só vai pegar a imagem. Ou vou ter que criar um campanha em html e gerar lá no GA.
    Desde já agradeço as dicas,estou começando agora a mi dedicar mais a NET e tentar entemder melhor estas ferramentas,e você ta de parabéns pelas explicações bem claras..

  21. André em 17/07/13 às 09:46

    Excelente conteúdo!!! Muito obrigado por compartilhar!!!

  22. Cleuza em 22/08/13 às 16:56

    Olá Conrado.
    Não perco nenhuma de suas publicações e sei que têm alto valor. Mas tenho que confessar minha ignorância. Lamentavelmente não entendi muita coisa, mas vou seguir o passo-a-passo e ver se consigo colocar em prática. De toda forma, muito obrigada por sua disposição em compartilhar tanto conhecimento conosco.

  23. Gina Carvalho em 27/09/13 às 15:43

    Ainda, ñ tenho site, blog.
    Quanto ao conteúdo, fiquei boiando literalmente, quase me afogo rsrs.

    Muito obrigada

    Muita Luz!
    Gina Carvalho

  24. Jefferson Guillen em 01/11/13 às 12:31

    Conrado mais uma vez parabéns. God Bless you

  25. Graça Xavier em 27/03/14 às 14:42

    Uma super-aula de um super-mestre.
    Parabéns!

    Graça Xavier

  26. Stevenlide em 19/01/20 às 21:59

    Kamagra Faq Viagra 25 Mg Pills Cialis Cialis With Dapoxetine Cialis 5 20 Propecia Steroids

  27. MatSype em 20/01/20 às 00:41

    Tadalafil Dosage Buy Cialis Metronidazole Or Tinidazole Prednisone Sale Amoxicillin Use In First Trimester Pregnancy

  28. Hyacinth Dodson em 22/01/20 às 07:28

    Regards for this marvelous post, I am glad I noticed this internet site on yahoo.

  29. Eugene Kretschman em 30/01/20 às 21:41

    When I originally commented I clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and now each time a comment is added I get four emails with the same comment. Is there any way you can remove me from that service? Thanks!

  30. sse composite index em 01/02/20 às 21:32

    The next time I read a blog, I hope that it doesnt disappoint me as much as this one. I mean, I know it was my choice to read, but I actually thought youd have something interesting to say. All I hear is a bunch of whining about something that you could fix if you werent too busy looking for attention.

  31. human psychology and investing em 02/02/20 às 10:52

    Your style is so unique compared to many other people. Thank you for publishing when you have the opportunity,Guess I will just make this bookmarked.2

  32. withdraw pension early tax em 02/02/20 às 13:44

    After study a few of the blog posts on your website now, and I truly like your way of blogging. I bookmarked it to my bookmark website list and will be checking back soon. Pls check out my web site as well and let me know what you think.

  33. millennials and money em 02/02/20 às 17:57

    I believe this internet site has some very superb info for everyone :D. “Nothing great was ever achieved without enthusiasm.” by Ralph Waldo Emerson.

  34. Credit repair em 09/02/20 às 03:55

    I am impressed with this internet site, really I am a fan.

  35. all SMO News em 09/02/20 às 15:26

    Greetings! I know this is somewhat off topic but I was wondering which blog platform are you using for this website? I’m getting tired of WordPress because I’ve had issues with hackers and I’m looking at alternatives for another platform. I would be fantastic if you could point me in the direction of a good platform.

  36. slotxo em 10/02/20 às 13:29

    Hi there very nice blog!! Man .. Beautiful .. Amazing .. I’ll bookmark your website and take the feeds additionally…I’m happy to search out a lot of helpful information right here within the publish, we’d like work out extra techniques in this regard, thank you for sharing. . . . . .

  37. Apartamento 1 quarto Noroeste em 10/02/20 às 17:49

    Regards for this post, I am a big big fan of this website would like to continue updated.

  38. champanhaira para eventos em 10/02/20 às 20:03

    I haven?¦t checked in here for a while since I thought it was getting boring, but the last several posts are great quality so I guess I will add you back to my daily bloglist. You deserve it my friend 🙂

  39. dyma burn efedrina em 11/02/20 às 00:56

    Your house is valueble for me. Thanks!…

  40. machine like em 11/02/20 às 10:17

    Nice read, I just passed this onto a friend who was doing a little research on that. And he actually bought me lunch since I found it for him smile Thus let me rephrase that: Thank you for lunch! “Bill Dickey is learning me his experience.” by Lawrence Peter Berra.

  41. Health and Safety consultants em 11/02/20 às 22:29

    Well I definitely liked studying it. This subject procured by you is very useful for good planning.

  42. ดาวโหลดสล็อต em 12/02/20 às 16:59

    I couldn’t resist commenting

  43. สล็อตออนไลน์ em 12/02/20 às 20:56

    Thanks for helping out, excellent info. “The surest way to be deceived is to think oneself cleverer than the others.” by La Rochefoucauld.

  44. Exotic Carts em 13/02/20 às 00:16

    Very interesting topic, appreciate it for putting up.

  45. There are certainly numerous particulars like that to take into consideration. That is a nice level to carry up. I offer the thoughts above as common inspiration however clearly there are questions just like the one you carry up the place an important factor might be working in honest good faith. I don?t know if best practices have emerged around issues like that, however I’m certain that your job is clearly identified as a fair game. Each boys and girls really feel the impact of only a second’s pleasure, for the rest of their lives.

  46. agenda 2030 new world order em 13/02/20 às 12:54

    WONDERFUL Post.thanks for share..more wait .. …

  47. more information em 13/02/20 às 19:27

    A powerful share, I just given this onto a colleague who was doing a little analysis on this. And he actually purchased me breakfast as a result of I discovered it for him.. smile. So let me reword that: Thnx for the treat! But yeah Thnkx for spending the time to debate this, I really feel strongly about it and love reading more on this topic. If potential, as you change into expertise, would you thoughts updating your weblog with more particulars? It is highly useful for me. Large thumb up for this blog post!

  48. buy anabolic steroids online em 13/02/20 às 20:01

    Its like you read my mind! You seem to know so much about this, like you wrote the book in it or something. I think that you could do with some pics to drive the message home a bit, but instead of that, this is excellent blog. An excellent read. I’ll definitely be back.

  49. Curso do Alex Vargas em 14/02/20 às 04:41

    Hi, I think your website might be having browser compatibility issues. When I look at your blog in Safari, it looks fine but when opening in Internet Explorer, it has some overlapping. I just wanted to give you a quick heads up! Other then that, amazing blog!

  50. desenvolvimento de arte facebook em 14/02/20 às 10:06

    I got good info from your blog

  51. find em 14/02/20 às 18:53

    I truly enjoy reading on this web site, it has got excellent posts. “And all the winds go sighing, For sweet things dying.” by Christina Georgina Rossetti.

  52. placas de vídeo boa em 15/02/20 às 07:40

    Hello.This article was really interesting, especially because I was searching for thoughts on this subject last couple of days.

  53. como e emagrecer rapido em 16/02/20 às 07:50

    This really answered my problem, thank you!

  54. gas safe plumber bromley em 16/02/20 às 11:50

    I’ve been absent for some time, but now I remember why I used to love this site. Thank you, I’ll try and check back more frequently. How frequently you update your site?

  55. tree service round rock em 16/02/20 às 21:41

    I love your blog.. very nice colors & theme. Did you create this website yourself? Plz reply back as I’m looking to create my own blog and would like to know wheere u got this from. thanks

  56. InventHelp Locations em 17/02/20 às 15:03

    Hello.This article was extremely interesting, especially because I was browsing for thoughts on this topic last Sunday.

  57. house for sale em 18/02/20 às 13:25

    Hi! Quick question that’s completely off topic. Do you know how to make your site mobile friendly? My web site looks weird when viewing from my apple iphone. I’m trying to find a theme or plugin that might be able to fix this issue. If you have any recommendations, please share. Thanks!

  58. vs sertanejo free em 18/02/20 às 17:31

    Almost all of what you mention happens to be astonishingly legitimate and it makes me ponder the reason why I had not looked at this in this light previously. This article really did switch the light on for me as far as this issue goes. Nonetheless there is actually just one factor I am not too comfortable with so while I try to reconcile that with the central theme of the position, let me observe what all the rest of the visitors have to say.Well done.

  59. click here for info em 19/02/20 às 05:27

    Hi! I’m at work surfing around your blog from my new iphone! Just wanted to say I love reading through your blog and look forward to all your posts! Keep up the outstanding work!

  60. you could try these out em 19/02/20 às 07:35

    I as well believe hence, perfectly pent post! .

  61. series torrent em 19/02/20 às 11:27

    I was wondering if you ever thought of changing the page layout of your website? Its very well written; I love what youve got to say. But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it better. Youve got an awful lot of text for only having 1 or two images. Maybe you could space it out better?

  62. Jornal de Goiás em 19/02/20 às 13:29

    Heya just wanted to give you a quick heads up and let you know a few of the images aren’t loading properly. I’m not sure why but I think its a linking issue. I’ve tried it in two different browsers and both show the same results.

  63. visit website em 19/02/20 às 22:18

    As a Newbie, I am always exploring online for articles that can benefit me. Thank you

  64. Online CBD Oil em 20/02/20 às 05:35

    I do consider all the ideas you’ve offered for your post. They’re really convincing and will certainly work. Still, the posts are too short for novices. Could you please extend them a bit from subsequent time? Thank you for the post.

  65. agadir eating out prices em 20/02/20 às 07:00

    Undeniably believe that which you stated. Your favorite reason appeared to be on the internet the easiest thing to be aware of. I say to you, I definitely get irked while people consider worries that they just don’t know about. You managed to hit the nail upon the top and defined out the whole thing without having side-effects , people could take a signal. Will likely be back to get more. Thanks

  66. Pkv Games em 20/02/20 às 07:43

    I was wondering if you ever considered changing the page layout of your site? Its very well written; I love what youve got to say. But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it better. Youve got an awful lot of text for only having one or two pictures. Maybe you could space it out better?

  67. Opção em 20/02/20 às 11:38

    I like the efforts you have put in this, regards for all the great articles.

  68. Pattaya property em 20/02/20 às 13:06

    Thank you for sharing excellent informations. Your site is so cool. I’m impressed by the details that you have on this web site. It reveals how nicely you understand this subject. Bookmarked this web page, will come back for extra articles. You, my pal, ROCK! I found simply the information I already searched everywhere and simply could not come across. What a perfect web site.

  69. soniarandhawa em 20/02/20 às 20:30

    There are definitely numerous details like that to take into consideration. That could be a great point to convey up. I supply the ideas above as common inspiration but clearly there are questions just like the one you carry up the place an important thing can be working in honest good faith. I don?t know if greatest practices have emerged round issues like that, however I am sure that your job is clearly recognized as a fair game. Both boys and girls feel the impression of just a second’s pleasure, for the remainder of their lives.

  70. Sonia Randhawa em 21/02/20 às 00:44

    Good post. I study one thing more challenging on different blogs everyday. It will all the time be stimulating to learn content material from other writers and apply slightly something from their store. I’d want to make use of some with the content material on my weblog whether or not you don’t mind. Natually I’ll provide you with a link on your web blog. Thanks for sharing.

  71. website link em 22/02/20 às 06:36

    Spot on with this write-up, I truly think this website wants far more consideration. I’ll probably be again to read much more, thanks for that info.

  72. site link em 22/02/20 às 12:55

    I believe you have observed some very interesting points, regards for the post.

  73. winkslots Casino em 22/02/20 às 15:16

    You have brought up a very great details, appreciate it for the post.

  74. these details em 22/02/20 às 19:50

    Very interesting points you have remarked, thankyou for posting. “The judge is condemned when the criminal is absolved.” by Publilius Syrus.

  75. chuva em londres em 24/02/20 às 10:25

    Wow that was unusual. I just wrote an really long comment but after I clicked submit my comment didn’t appear. Grrrr… well I’m not writing all that over again. Anyways, just wanted to say excellent blog!

  76. slot planet Casino free spins em 25/02/20 às 03:20

    You have remarked very interesting details ! ps decent web site.

Deixe um Comentário