Quer participar da Imersão pagando um preço especial?

Zen e a (difícil) arte da manutenção de uma agência digital

O título pode parecer estranho, mas, para quem conhece o original “Zen e a arte da manutenção de motocicletas“, verá alguma semelhança entre eles 🙂
Aliás, se não leu esse livro, leia. Filosofia interessante e contemporânea. O livro não é uma unanimidade, mas vale muito a pena lê-lo.

O livro, ao estilo de vários outros da década de 70 faz uma ponte entre o pensamento oriental e o pensamento ocidental. Os devaneios psicodélicos e a tecnologia impessoal. Tal qual os extremos que uma agência digital tem que vivenciar atualmente. A difícil arte de gerir uma agência digital tem total relação com os opostos que ela tem que fazer andar juntos.

De um lado se tem toda a questão de gestão de pessoas. Algo orgânico e complexo. Quando falo de gestão de pessoas, não estou falando somente de motivação de colaboradores, mas principalmente de vendas e atendimento a clientes. É exatamente nesse ponto que os problemas começam.

Um dos maiores problemas de uma agência digital é mostrar o valor do serviço a ser prestado. Como você vende “sbrifs” para o cliente se ele não tem a mínima ideia do que seja um? Você primeiro deve ensinar ao cliente o que é sbrifs para depois tentar vender tal produto para ele. Quero dizer com “sbrifs” serviços incompreensíveis para clientes como: SEO, gestão de mídias sociais, gerenciamento de conteúdo e content marketing, planejamento de marketing digital dentre tantos outros que permeiam as agências digitais.

Diante dessa dificuldade, que muitas vezes nem a agência mesmo sabe o que está vendendo, preferem vender o que é o mais fácil de se explicar: site. Praticamente um serviço/produto comoditizado. Qual a geração de valor possível diante de um quilo de milho? e de algumas colheradas de soja? Site não é muito diferente. Foi transformado em commodity pela guerra de preços do setor.

Para “vender site” é preciso vencer toda a depreciação que o próprio setor lhe impõe derrubando os seus preços utilizando muito mais um marketing de sobrevivência do que qualquer outra estratégia. Deve-se aliar marca, credibilidade, segurança na comunicação e outros fatores humanos, não tecnológicos.

Ou seja, além do problema do site commodity, há a o problema da incompreensão do que sejam outros serviços mais elaborados. De um jeito ou de outro não se consegue mostrar “valor” no serviço, o que prejudica as margens de lucro da empresa fazendo-a aceitar péssimas negociações com o cliente como forma de sobrevivência.

Da maneira como uma agência geralmente está dividida, o atendimento na maioria das vezes não entende de tecnologia e quem opera a máquina, o desenvolvedor, pouco entende de atendimento. Uma conversa de surdo e mudo começa a acontecer entre o comercial e a produção prejudicando o projeto e, muitas vezes, fazendo com que o produto entregue seja um Frankenstein. Isso quando o cliente não se irrita e começa a liderar o processo impondo as ideias dele. Que podem ser ótimas, mas impraticáveis pelo preço que está de fato pagando pelo projeto como um todo.

Essas são só algumas das complexidades que o lado humano traz para um negócio apoiado em tecnologia.

Uma agência digital, porém, tem toda a sua base na tecnologia. Há desenvolvedores convivendo em harmonia (ou nem tanto) com analistas de mídias sociais, gerentes de marketing digital convivendo com analistas SEO e por aí vai. Ferramenteiros, estrategistas e outros bichos tentando mostrar o seu lado (o direito) para quem acha que só existe o outro lado (o esquerdo) e vice-versa.

Nesse ponto entra o outro grande problema – humano – no negócio. A motivação do colaborador geração Y (inconstante por natureza) associada às constantes ofertas que ele recebe em um mercado aquecido. Turn-over altíssimo beirando à loucura. Que gestor de agência nunca ouviu a seguinte frase “Amanhã eu não venho mais” às 17h da tarde de uma quarta-feira? Situação normal no mercado.

A sorte é que o mercado web desperta uma paixão incontrolável (e posso dizer isso como um inebriado apaixonado por esse mercado), caso contrário não haveria mais profissionais de internet no país dada a dificuldade de se gerir um negócio dessa natureza. O lado humano (que deveria ser o lado “zen” do nosso título) de “zen” não tem nada.

Para complicar ainda mais os salários estão inflacionados (o que chamo de “bolha salarial do mercado web”). Profissionais com 1 ou 2 anos de experiência em uma ferramenta específica ganhando R$5.000. Como costuma-se dizer, “estamos estragando nossos meninos”. Para eles é ótimo, mas e para o mercado?

Há um outro fator ainda a se considerar: a imaturidade de boa parte dos profissionais. Alguns são simplesmente novos demais para lidar com pressões, rápidos estrelatos, críticas e responsabilidades pela entrega de resultados. Muitos se limitam a fazer, não a dar resultados. O nível de comprometimento tem andado abaixo do esperado. Outros acreditam demais quando lhes chamam de “guru” ou “deus”. Muita encheção de bola pode embevecer. É preciso ter apanhado um pouco da vida para entender que a coisa toda não funciona bem assim.

Quando a esse ponto, cabe uma ressalva. Dê uma boa olhada na média de idade dos profissionais americanos do marketing digital. Você vai perceber uma nítida diferença com relação ao mercado brasileiro: média certamente acima dos 35 anos. Olhe para o Brasil. A média deve ser em torno dos 26 ou 28 anos. Idade pode não querer dizer muita coisa, mas experiência de vida, sim.

Um outro fator que complica ainda mais a equação é a dependência viceral da tecnologia, uma linguagem só para iniciados. Quantas pessoas dentro de uma agência, tirando os desenvolvedores, sabem subir um arquivo via FTP ou instalar um WordPress? Quantas sabem que problema pode ter ocasionado o fato do cliente parar de receber e-mails de orçamento ou o seu site ter saído do ar? Quantas conseguem conversar minimamente com o suporte de um host sem perder a paciência?

Os jargões, o leque de possibilidades e toda a complexidade do ponto crucial do negócio faz com que partes críticas do processo não sejam de domínio das pessoas-chave envolvidas nele. A própria natureza do negócio, multidisciplinar, faz com  que não haja ninguém que saiba como se monta a geladeira, só sabem qual parafuso têm que apertar naquele momento da linha de produção. Quando um problema acontece – e acontecem vários todos os dias – somente algumas pouquíssimas e atarefadas pessoas podem resolvê-los. A sobrecarga de microgerenciamento de tarefas que não fazem parte da atividade principal atrapalha o andamento de toda a fila de produção fazendo que o papel de bombeiro seja o preponderante em boa parte do tempo.

Outro problema é a dependência de terceiros. A consequência disso é o conhecido jogo do empurra. Basta que aconteça algo simples como “o formulário parou de funcionar”, por exemplo, para que o jogo comece. Foi o host que alterou uma configuração xpto sem avisar, foi a agência que mexeu no site e acabou mexendo onde não devia, foi o cliente que tem a senha do FTP que subiu uma imagem e deve ter apagado a pasta e por aí vai. Existem muitos players nesse jogo para o “culpado” ser encontrado rápido. As possibilidades de erros são muitas. Na hora que acontece o pepino a primeira coisa a se fazer é resolvê-lo antes que o cliente “surte”. O culpado, que pode ser inclusive o cliente, passa para o segundo plano. A falta de tempo faz com que o erro não seja apurado, logo, abre margem para que aconteça de novo no futuro.

Clientes que não entendem o que vendemos e que não dão o devido valor a algo que dá muito trabalho fazer, e portanto, não aceitam pagar o valor devido. Agências lutando para sobreviver aceitando clientes que não remuneram o trabalho de maneira correta, logo não faturam o suficiente para contratar bons profissionais. Profissionais com salários inflacionados e com competência duvidosa, devido justamente a falta de profissionais no mercado. Aliar o humano e o tecnológico em uma empresa pequena que raras vezes dispõe de um gerente de projetos para ver os dois lados da moeda e fazer o trem chegar do outro lado. Não é preciso ser muito esperto para perceber que essa fórmula também pode ser chamada de rota de colisão.

A arte da manutenção das motocicletas gera as maiores desavenças em um mercado que não é lá tão unido assim. Disse-me-disses, fofocas, difamações e lamúrias são itens de série em nosso dia a dia digital. Natural de mercados que despertam paixões e que há mais ego do que dinheiro circulando entre as “operação presença” em eventos e agências x clientes.

Esse post pode transparecer uma visão pessimista do mercado, e é um pouco, sim. O ponto, porém, a ser defendido é uma maior reflexão do papel da agência em todo esse embrolho e uma análise mais crítica do negócio.

Não é à toa que muitas agências quebram, desistem ou não conseguem passar da simples sobrevivência. Não é à toa que muitas agências permanecem com o formato da solitária e terceirizadora “eugência” ou o também conhecido “doisgência” em que dois ou três amigos se juntam para montar o negócio. Não é à toa que pequenas agências trabalham tanto e no final do mês não veem sobrar mais do que poucas unidades de milhares de reais que mal mantém os donos pagando suas contas.

Na época que tive agência (durante 7 anos), quando me perguntavam o que eu fazia, geralmente eu dizia: “tenho uma entidade sem fins lucrativos. Não queria ter, mas é exatamente isso que eu tenho”. A longa reflexão sobre o modelo de agências web é que me ver o mercado desse modo. É um negócio difícil de se manter. E muitas vezes a pior coisa que pode acontecer com uma agência pequena é crescer. Parece paradoxal, mas é exatamente assim que acontece. O custo do crescimento é tão grande que, caso as contas e os contratos não sejam muito bem avaliados, crescer pode significar quebrar.

Agências pequenas que montam o negócio com pouco ou nenhum planejamento, que trabalham puramente por paixão, que tem à frente, na maioria esmagadora das vezes, bons técnicos mas péssimos administradores, que lutam para valorizar os seus serviços pagando altos salários e que sofrem uma miríade de problemas tanto de ordem tecnológica quanto humana correm um sério risco de fecharem suas portas se crescerem.

Solução para tudo isso? O post, assim como o livro citado, não se propõe a dar soluções, mesmo porque essa é particular de cada negócio, de cada profissional e contexto. Cheguei a discutir isso uma outra vez em 2011. O post se propõe a levantar os problemas e fazer uma análise crítica do business agência digital. O objetivo é, para aqueles que pretendem montar uma, saberem dos problemas de ante-mão. Para os que já tem, analisar mais friamente o negócio separando as causas das consequências e avaliando o seu próprio negócio com os olhos de um administrador não sob a lente da paixão pelo negócio.

Espero ter ajudado na frieza da exposição dos fatos para que este seja um breve norte para agências digitais pequenas que ainda se sentem tentando consertar a motocicleta quando o problema está na reflexão sobre a estrada.

 

******* Para quem quiser se aprofundar mais sobre o assunto, vou ministrar um curso online “Como vender serviços profissionais de marketing digital” nos dias 10 e 11 de dezembro. Estamos nas últimas vagas *******

 

Conrado

Conrado Adolpho, empresário há 22 anos, é especialista em alavancagem rápida de micro e pequenas empresas. Formado em Marketing com especialização em Economia, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia e ativista social. Idealizador do Método 8Ps - método de Marketing Digital e Vendas, que é utilizado hoje por diversas agências, faculdades e empresas por todo o Brasil, e instituições de alguns outros países. Tem como missão pessoal "Transformar o mundo através do empreendedorismo" e já ajudou mais de 8 mil pessoas através do treinamento Imersão 8Ps e impactou mais de 33 mil empresas através do Método 8Ps. Autor do best-seller brasileiro de marketing mais vendido do país e vendido também em Portugal: Os 8Ps do Marketing Digital.

Inscreva-se para mais conteúdo

190 comentários

  1. Sergio Santos em 29/11/12 às 11:56

    Muito bom este post. Parabens!

  2. Priscylla em 29/11/12 às 12:07

    Gostei bastante do Post! Parabéns!!

  3. Rodrigo Sampaio em 29/11/12 às 12:15

    De um lado, o post faz uma sombria e dolorosa caracterização do nosso dia dia. Do outro lado, mostra que não estamos sós.

    Show…mais uma vez conrado!

  4. Luiz Carlos Pestilho em 29/11/12 às 12:23

    Ótimo post. Valeu a pena o convite que recebi por e-mail. Abraços Conrado

  5. Lorran Felix em 29/11/12 às 12:23

    É exatamente isso ai Conrado, você sintetizou bem nossa realidade..

  6. Lucas em 29/11/12 às 12:24

    Brilhante texto. Só alguém que já teve uma agência como você, para poder relatar com tanta riqueza de detalhes os problemas vivenciados dia a dia por quem se arrisca em “fazer sites”.

  7. Luiz Carlos Pestilho em 29/11/12 às 12:24

    Como disse nosso amigo Rodrigo, é bom saber que não estamos sós…rsrs

  8. Maicon em 29/11/12 às 12:28

    Parabéns Conrado, excelente post! Concordo com você pois me identifico com muitas situações.

  9. Maylton Braga em 29/11/12 às 12:35

    Gostei muito do post Conrado, vou abrir em breve uma agencia Digital e sei das dificuldades pelo caminho e este post abriu ainda mais a mina mente.

  10. joe em 29/11/12 às 12:36

    Fantástico Conrado,,, terrivelmente REAL…
    Abraços

  11. António Mesquita em 29/11/12 às 12:46

    É igual em Portugal. Gostei muito do seu Post. Obg.

  12. Vanessa em 29/11/12 às 12:54

    Esse com certeza, foi um dos melhores posts que li ultimamente!! Clientes que não entendem o que vendemos e não dão o devido valor a algo que dá muito trabalho a fazer… é um dos piores problemas enfrentados para as agências digitais na minha opinião. Temos muito ainda pela frente!!!

  13. Henrique em 29/11/12 às 12:56

    Conrado parabéns pelo seu post, tudo que foi dito é a mais pura realidade…

  14. wilson roberto zimmermann em 29/11/12 às 12:56

    No meu caso gostaria de ter a agencia para basicamente atender as necessidades

    dos meus alunos, de forma padronizada e simplificada, começando por um site

    padrão e assim sucessivamente. O desafio é um aprendizado constante.

    Caro Conrado, ” Um elefante se come por bocadas e de preferência saboreando cada pedaço.

    wilson roberti zimmermann

  15. Diego Schiavenin em 29/11/12 às 13:17

    Belo post, adorei a parte do “eugência” e “doisgência”… hehehe… isso existe muito no mercado… o bom é que esses: “eugência” e “doisgência” abrem bastante o mercado, eles pegam normalmente as empresas que são médias/pequenas e/ou com a cabeça fechada, e colocam nelas a idéia de site/marketing digital, fazem eles criarem interesse na coisa…

  16. Felipe em 29/11/12 às 13:21

    Parabéns pelo post. Muito bacana e nos faz revisar muitos problemas pelos quais já passamos.
    Um dos grandes obstáculos que enfrento hoje é a questão “quanto cobrar?” ainda mais que por enquanto faço freelas e não tenho a “real” agência aberta.
    Já pensei em colocar “preços” nos mais váriados leads, por exemplo, um lead físico é x e um jurídico é y mas é muito complicado e sem dúvida afeta diretamente meu trabalho.

    Conrado, você teria dicas para o temido “quanto cobrar?”

  17. Rennato Batisteli Pinto em 29/11/12 às 13:36

    Obrigado Conrado.
    Estou a iniciar minha agência digital. Tenho 56, sou formado e trabalho na área de marketing há 28 anos. Desde antanho que estou sentado à frente dessa maquina fabulosa e dessa janela, que segundo minha mãe, é uma benção. Já tinha um diagnóstico parecido mas estou animado para enfrentar o desafio. Que venham os desafios pois é disso que a vida se nutre.

  18. Tiago Rocha Sarno em 29/11/12 às 13:45

    Creio que após nossos governos terem rebaixado a curva de aprendizado do ensino no país, de forma a facilitar a entrada e conclusão nas universidades, terminar o colegial e o surgimento dos cursos técnicos e tecnólogos. Não que seja uma perseguição aos técnicos, conheço muitos técnicos excelentes e eles cobram o que realmente vale um projeto. Mas tudo isso abriu portas para o surgimento de diversas instituições que fazem com que um técnico recém formado concorra de igual pra igual com engenheiros e ciêntistas da computação. Profissionais que foram ensinados a pensar de forma mais conceitual e menos ferramenteira. A prostituição do mercado veio daí, pra não perder pros que tinham maior know how, prostituiram o preço e a qualidade dos serviços. Mas vejo que o cenário começa a mudar, o pessoal está se profissionalizando mais e enxergando o real valor do que fazem. Não sei se estou certo, até o momento é minha opinião.

  19. Leandro Munhoz em 29/11/12 às 14:00

    É Conrado, concordo e assino em baixo!

    Administração é TUDO e, principalmente, nas pequenas empresas!

    PARABÉNS pelo artigo!

  20. Yuri Castro em 29/11/12 às 14:15

    Muito bom. Faltou apenas dizer que pelo fato do mercado estar em alta, muitas Agências pela falta de conseguir dimensionar o que realmente conseguem produzir, acabam pegando mais trabalho do que deviam e logicamente ou não entregam ou atrasam a entrega. Isso também ocorre pelo fato da depreciação do serviço, e o surgimento dos malucos que “tentam” implementar a política do atacado para o ramo de prestação de serviços. Realmente experiência de vida, segurança, maturidade e compromisso fazem toda a diferença nesse negócio.

  21. Mauro Célio em 29/11/12 às 14:19

    Ótimo artigo para reflexão, sou freelancer e já tive agência digital, sei bem o que esta sendo discutido no tema.

    Não é brinquedo não….

  22. Marcel em 29/11/12 às 15:03

    Excelente post Conrado.
    Ouvir as experiência dos outros que já estão a mais tempo no mercado é sempre bom, pois apimenta o caminho que nós temos para percorrer e buscar sempre está preparado para os novos desafios de empreender.

  23. Geraldo Rosa Leite em 29/11/12 às 15:54

    Parabéns pelo Post, foi direto ao real problema que as agências enfrentam hoje, sem viajar, totalmente realista, a solução é difícil, mas não impossível.

  24. Antonio em 29/11/12 às 16:46

    Meu Deus,ao ler a matéria parecia que assistia um filme de minha agência,estou na terceira empresa e os mesmos problemas,você sobe com a experiência necessária expor minhas mazelas .

  25. Sylvia Gayoso em 29/11/12 às 18:10

    Parabéns , me deu uma visão bem claro dos possiveis obstaculos a frente, ja que estou començando como autonomo na área. Dai pensar em abrir a agencia ou continuar somente com prestação de serviços.

  26. Robson Falcão em 29/11/12 às 19:23

    Realmente, disse tudo e mais um pouco. Como disse o joe, terrivelmente REAL. Tá faltando disso em muita coisa no Brasil. Texto compartilhado!

  27. Alan em 30/11/12 às 00:59

    Sou sócio de uma empresa pequena de marketing digital o que o post coloca para nós aconteceu comigo, pois crescemos, cresceu o volume de trabalhos, cresceu o quadro de colaboradores, cresceu o monte de dinheiro movimentado na conta, cresceu o prestígio, porém no final do mês não dava pra tirar nem o pro-labore muito menos sobrar algum na conta. Dei um passo pra trás, e posso caminhar pra frente agora, engraçado, mas hoje tenho menos trabalhos, eu o sócio e mais um bom colaborador, movimentamos um montante menor, porém no final do mês, o pro-labore está garantido e com sobras e ainda sobra um na conta. Engraçado, mas vale a pena refletir.

  28. JCS em 30/11/12 às 08:59

    Conrado, gosto muito de seus artigos. Parabéns! Eu sou empresário e usuário e não agência ou provedor de serviços de informática e/ou de marketing. Acho que a “mecânica” (a parte técnica propriamente dita) de se fazer um site, logo, logo, vai ser do domínio público em geral, assim como hoje é de domínio público e fácil se postar textos e fotos no Facebook, no Twitter, etc. Esta bolha de jovens especialistas em informática, também passa… Qualquer pessoa com alguma inteligência vai poder montar a parte mecânica de um site, até por que já é possível escolher-se templates praticamente prontos, preenchendo-se os claros. O que vai continuar a ser importante e de conhecimento de estudiosos e profissionais do ramo é a montagem do xadrez estratégico de como se apresentar ao mercado, quais diferenciais oferecer aos clientes e como levar a mensagem até eles, enfim, exatamente o que o marketing tradicional sempre buscou e continuará a buscar, ou seja, trazer potenciais clientes para o serviço/produto, fechar a venda e manter o cliente feliz para recorrências. Ninguém vai reinventar a roda (que antes era de pedra, de madeira e agora será com material mais sofisticado, como nos carros de Fórmula 1 e em aviões)… Quanto à mão de obra, existe uma lei que ninguém até hoje conseguiu revogar e nem sequer alterar: a lei da oferta e da procura… Ou seja, num horizonte curto, de mais ou de menos anos, isto também vai se ajustar ao seu ponto de equilíbrio natural. O processo de ajuste é tortuoso, mas não é eterno. Parabéns, mais uma vez, pelo belo artigo…

  29. Luiz Lobato em 30/11/12 às 09:23

    Excelente o texto! Dura realidade vivida por todos nós. O texto veio em um momento providencial para nossa empresa. Parabéns mais uma vez Conrado!

  30. Joaniz Abrantes em 30/11/12 às 09:23

    Excelente post, achei muito interessante. Trabalho como freela a uns 4 anos com desenvolvimento web, e estou começado a oferecer o serviço de marketing digital agora.

    Já tenho minha EUGÊNCIA (em breve DOISGÊNCIA) montada e com CNPJ e tudo mais, e por enquanto a meta é trabalhar ainda do home office até ter um volume grande que justifique ter um escritório e funcionários.

    Começarei o meu curso dos 8P’s na segunda dia 03/12 e vou entrar no mercado com força total.

    Forte abraço a todos!

  31. Angelo em 30/11/12 às 09:43

    Pessoal, acho que o caminho talvez seja realmente a união de todas as agências. Deixar nossos “submundos” e compartilhar o que sabemos e dizer o que não sabemos e quem sabe criar uma comunidade engajada em melhorar as pequenas e médias agências digitais desse tão grande e vasto Brasil. Eu tô super afim, alguém topa? Vamos arregaçar as mangas ou mesmo rasgá-las. Tirar ou vestir a camisa, vencer o orgulho e as indiferenças? Vamos lá?

  32. Hugo em 30/11/12 às 09:51

    Excelente Post.

    Uma dica para quem está pensando em abrir uma empresa é: Saber fazer site, loja virtual, design… não é suficiente para abrir uma empresa. Para abrir uma empresa é necessário ter o conhecimento em administração de empresas.

    Vivemos em um pais mediocre que não dá oportunidade nenhuma para pequenos empresarios. O micro e pequeno empresário brasileiro que sobrevive é um verdadeiro herói.

    Pense muito antes de abrir uma empresa. Faça todo o possível para trabalhar como autonomo o maior tempo que conseguir. Não é vergonha alguma trabalhar dentro de casa desde que a qualidade do seu trabalho seja excelente. Lute muito para não abrir uma empresa, lembre-se que você terá de dar 30% ou mais do seu lucro ao governo e nunca mais terá retorno sobre esse valor.

    Quando precisar tirar nota para um cliente use o MEI (micro empreendedor individual portaldoemrpeendedor.gov.br).

    Busca o máximo de capacitação possível. É necessário muitos conhecimentos para gerenciar um negócio.

    E além disso procure ser feliz! Abraço e boa sorte.

  33. Stênio Rodrigues em 30/11/12 às 09:54

    Excelente!

  34. Daniel Jacobsen em 30/11/12 às 09:54

    Realmente, parece que o Conrado conviveu um tempo aqui dentro para escrever esse post. Parabéns, muito bem dissecado mesmo o nosso negócio e concordo com você. O grande segrede é descobrir como resistir ao mercado que insiste em nos atrapalhar. Se resistir, crescemos e então conseguiremos colher os frutos. Mas crescer é arriscado, então prepare-se.

  35. Naldo em 30/11/12 às 10:19

    Ótimo post. No momento eu tenho uma “eugencia”. Mas com toda essas informações me sinto mais preparado para encarar tal responsabilidade.

    Parabéns Conrado, que Deus abençoe pelo esforço de divulgar seus conhecimentos tão generosamente.

  36. Rafael medeiros em 30/11/12 às 10:30

    Eu tenho uma agência sem fins lucrativos….. adorei o post

  37. Mauricio Programador em 30/11/12 às 10:36

    Olá Mestre Conrado,

    como sempre genial, a questão da valorização passa exatamente pela explicação do que é “sbrifs”, quanto mais números mostramos ao cliente dos benefícios e lucros que ele vai alcançar com um bom “site”, maior será o valor do nosso serviço, para isso sugiro que comprem o livro 8ps ou façam o curso do Conrado, é excelente.

    Grande Abraço.

  38. Rafael em 30/11/12 às 10:45

    Bom ver que não estou sozinho espero muito passar desse período de “doisgência”.

    Ótimo post!

  39. Isis em 30/11/12 às 10:55

    Conrado, seu post ilustra a dura realidade dos guerreiros que partem para o marketing digital e querem ter uma agência séria e competente que entrega o que promete. Educar o mercado é a questão chave e dá resultados. Gera valor para nossos clientes e diminui a ansiedade deles. Já pude comprovar isso, rsrs. Tenho uma “Doisgência” mas, em breve, vamos nos tornar uma agência de verdade! Obrigada por partilhar seus conhecimentos e ser uma fonte de inspiração para todos nós!
    Abraços!

  40. Gabriela em 30/11/12 às 10:59

    Ótimo post, acho que quase tudo se encaixa nas agências web brasileiras. Só esse salário inflacionado que ainda não chegou aqui no interior… haha, parabéns Conrado!

  41. Alessander Raker em 30/11/12 às 11:35

    Passamos por todos esses problemas que a meu ver só serão solucionados quando apresentarmos o valor do nosso serviço de forma simples.

    Eu particularmente quero desenvolver produtos digitais pois viver de serviço sempre será um entrave para o meu progresso.

    Estou pensando em investir mais na minha carreira como consultor do que na agência em si.

    Quem sabe teu curso não me faz mudar de idéia (ou apenas confirmar a minha idéia)…

    Em suma: o seu curso será imprescindível para o meu progresso.

    Um abraço amigo Conrado

  42. Noel Reis em 30/11/12 às 11:42

    Muitas vezes o empresário pensa que sua empresa está crescendo quando na verdade ela está com um grave problema de “saúde”. Coloca-se pseudos profissionais para “tampar buracos” sem perceber que estamos abrindo “buracos” ainda maiores, principalmente no caixa.
    É bom se ver com olhos de administrador se sua empresa está crescendo ou “inchando” se a última opção for a realidade existem dois caminhos, você faz um tratamento urgente ou a “morte” lhe alcançará.

  43. Agência Digital em 30/11/12 às 11:44

    Assino embaixo, post excelente. Já me inscrevi no curso, acredito que nossas agências precisam repensar algumas rotinas e procedimentos…

    Aleksander

  44. Roxana Varela em 30/11/12 às 13:15

    Vou compartilhar pros meus alunos do curso que ministro no Comunique-se: “Como montar e gerir uma agência digital”. Abs.

  45. Hewdy Lobo em 30/11/12 às 14:07

    Parabéns Conrado!
    Não só o mercado web, mas qualquer um tem dificuldades todos os dias e o brasileiro é campeão mundial de superação e com isto vamos em todos os segmentos lutando contra adversidades. Como tomador de serviços web animo todos que trabalham neste mercado, pois não vivemos mais sem Vocês e recomendo a todos fazerem Cursos como do Conrado e terem uma agência para cuidar da imagem na web.
    Abraço.
    Hewdy Lobo
    Médico Psiquiatra Forense
    São Paulo – SP.

  46. Jacob em 30/11/12 às 14:32

    EXCELENTE artigo, já devidamente compartilhado! Uma realidade de mercado fria, mas bastante sincera e realista. Tenho uma “doisgência” e estou passando exatamente por estas dificuldades – principalmente quando você é atendimento, administrador e desenvolvedor ao mesmo tempo.
    Ouvi outro dia de um amigo, que é dono de uma agência com 15 anos de mercado, que “o mais difícil hoje é conseguir vender o trabalho, para fazê-lo há soluções”. Não sei exatamente se é uma deficiência dele, mas meu caso é o oposto! Eu sei vender bem meu trabalho e todos as reuniões que participei se converteram em negócios, mas encontrar profissionais competentes e responsáveis para dividirem comigo a parte de produção que se tornou o maior desafio…
    Uma pena, pois existe sim um mercado àvido por Marketing Digital de qualidade, e alguns inclusive – surpresa! – dispostos a pagar. Juro!

  47. Masayuki Itaya em 30/11/12 às 14:45

    Parabéns pelo post. Você colocou o dedo na ferida. Valeu

  48. Airton t dasilva em 30/11/12 às 21:32

    Eu procuro trabalho que eu possa digita materia texto artigo e ser pago pelo trabalho eu adoro escreve me ajude aruma trabalho se vc nao precisa deve sabe de alguem que precisa do meu trabalho .obriogado.

  49. Eros Gaspar em 01/12/12 às 09:05

    Estou nessa situação de “eugência” creio que pelos clientes não entender o valor do serviço a ser prestado.

    Essa falta de valorização se dá principalmente pela falta de conhecimento, e essa culpa da “falta de informação” eu divido com os próprios clientes que não se interessam em buscar o mínimo de informação e com outros profissionais que assim como eu, estão falhando em ensinar aos clientes o que é marketing digital, de agora em diante vou utilizar mais as técnicas de content marketing, também vou mudar mudar meu modelo de negócio e vou passar a vender serviços em vez de vender site, e o site vai ser apenas um item dentro de uma pacote de serviços.

    Gostaria de saber como e quando “educar” os clientes, vou ensinar na hora da apresentação da proposta? vou ensina-los através do meu blog?

  50. Jordelio em 01/12/12 às 12:22

    Parabéns, foi muito feliz nas palavras, estamos vivendo exatamente isso na Tribo Digital, estamos em busca de SOLUÇOES.

    Um grande abraço.

  51. Ary Costha em 01/12/12 às 19:44

    Caro Conrado, parabéns mais uma vez. O que eu observo todos os dias dentro das minhas limitações e modéstia visão, é que o Brasil tem algumas pragas terríveis, filhas – primas – irmãs da falta de educação, pode até sei um fenômeno regional, mas desconfio que infelizmente possa ser nacional. Alguns exemplos; como vender algo valioso, que o cliente não conhece, mas que ele afirma conhecer, não quer explicação, ou pior, não conhece nem quer conhecer? outro exemplo; como oferecer uma nova tecnologia, apresentar um novo paradigma para alguém (muitos) que já se sentem o supra sumo do conhecimento e nada mais querem saber? Como erradicar comportamentos herdados da época colonial, tais como: não respeitar horários pré agendados, não respeitar contratos pré estabelecidos? Avaliações baseadas em aparência/status, cálculos baseados em horas trabalhadas e nunca na qualidade do trabalho, preferências pelo trabalho com alto QI (quem indicou) ? etc, etc, etc Caro Conrado…

  52. Emerson Pereira em 01/12/12 às 20:27

    Eu sou a tal EUGENCIA, da história e por ter escolhido esse caminho decidi focar somente na área de serviços.
    Assim posso administrar quase tudo sozinho (Conteudo do Site, Adwords, Facebook e Analytics) e gerar um ROI satisfatório a meus clientes.
    Além disso para garantir a minha lucratividade, percebi que deveria apenas propectar clientes onde pudesse gerar um ROI tão alto de modo que meu trabalho seja apenas 5 ou 10% do faturamento dele.
    Dessa forma o cliente paga meu trabalho mensalmente sem reclamar pois sabe que o lucro é certo e que não está arriscando dinheiro.
    Fica a Dica: O Pessoal da Área de serviços sendo PME detesta riscos.

  53. Maria Laudicéia em 02/12/12 às 08:51

    Puxa, gostei muito dessa análise, principalmente quando fala sobre salários. O mercado cria monstros ao supervalorizar o trabalho técnico em detrimento da experiência. É loucura forjar o caráter desses profissionais maquiando-lhes o ego com tons dourados?

  54. Maria Laudicéia em 02/12/12 às 08:52

    Puxa, gostei muito dessa análise, principalmente quando fala sobre salários. O mercado cria monstros ao supervalorizar o trabalho técnico em detrimento da experiência. É loucura forjar o caráter desses profissionais maquiando-lhes o ego com tons dourados.

  55. Eder Cachoeira em 02/12/12 às 21:43

    Olá Conrado,
    Em primeiro lugar, parabéns pelo post.

    Sou proprietário de uma agência de digital com quase 16 anos de mercado. Fundei a empresa em fevereiro de 1997.
    Tenho formação técnica em Ciência da Computação e não fiz nenhum tipo de planejamento quando abri o negócio. Tentem imaginar como foi iniciar a “venda de sites”, em uma cidade pequena, em 1997…

    Vivi (e ainda vivo parte deles) todos os desafios que foram citados neste post e realmente não há uma receita ou fórmula mágica para que uma agência digital “dê certo” ou sobreviva sem problemas. Planejamento, Organização, Profissionalização, Valorização, são alguns pontos para serem levados à sério antes de entrar nessa “aventura”.

    Nesses quase 16 anos de empresa, passamos por 4 grandes crises (financeiras), ou seja, em média, uma a cada quatro anos. Os motivos? Vários… O que importa (teoricamente) é que, mesmo após quase quebrar 4 vezes, estamos vivos. Valeu a pena? Também é relativo. Depende de quem está na linha de frente, neste caso, eu.
    Posso dizer que não valeu a pena se analisar somente o retorno financeiro. Mas posso dizer que valeu muito a pena, se analisar o conhecimento e a experiência (impagáveis) que adquiri durante esse tempo.

    Acho que o caminho para resolução dos principais problemas enfrentados pelas agências digitais, citados pelo Conrado, passa pelo Amadurecimento gradativo do mercado (clientes e profissionais), pela União e cooperativismo das empresas (depois que algumas engolirem boa parte do ego) e pelo Compartilhamento de experiências enriquecedoras (assim como esta iniciativa do Conrado).

    Um grande abraço à todos!

  56. Denis em 03/12/12 às 09:30

    Olá mestre!! Em primeiro lugar dizer que te chamo de mestre pois é um especial!! Estou tentando dar inicio a minha agência, estruturando alguns processos, negociando uma sociedade e buscando conhecimento, sempre… Já tinha ouvido um podcast seu sobre seu início na Publiweb, e o achei mais motivador que o post acima, mas o post não é menos interessante e importante. Esta será a segundo nascimento de meu negócio, a primeira vez foi através de uma franquia de marketing digital, onde vi a possibilidade de dar início a um negócio promissor, mas infelizmente sucumbi em meio a diferentes dificuldades e fraquezas internas. Mas aí nasceu minha paixão pelo tal do marketing digital. O impulso de empreender sempre fez parte de minha pessoa, fui atrás, me formei em administração em marketing sempre focando ter meu negócio próprio… Confesso que tomei um banho de agua fria ao ler este texto, mas não posso negar sua veracidade, pois trabalho numa empresa de softwares na área de suporte e os pepinos relacionados a parte tecnológica são grandes. Mas enfim minha estratégia hoje relacionada a agência será investir o suficiente, estruturar uma prospecção comercial constante e investir o que entrar de grana no negócio. Como já trabalho, terei como me sustentar e o tempo livre usarei para a eugência…Conrado parabéns o empreendedor deve ouvir o lado negro da força, pois não se vai para uma guerra achando que não vai sofrer danos. Ao meu ver só existe uma caminho a seguir, trabalho, criatividade (muita) e foco em metas financeiras (principalmente). Se não houver retorno financeiro já era. Abrações mestre, já estou pensando no plano B após ler o post.

  57. Michele Vieira em 04/12/12 às 00:33

    Ótimo post!

  58. Pericles Souza em 04/12/12 às 17:59

    Poderiam fazer um filme com isso, porque é incrível a semelhança com a realidade. Ri e chorei lendo a minha vida neste post.

    O mais complicado é que tentamos ajudar o cliente a trilhar o que é novo assumindo os riscos por ele; faz pouco caso e chama o sobrinho que “mexe nos computadores”.

    Concorrência? preocupa quando ele abaixa o preço e a qualidade do serviço ao ponto do cliente ter uma má experiencia e nunca mais querer saber de ecom ou midias sociais.

    Entretanto como sou positivo sempre, vejo que temos de falar mais. Temos de ser amigos para falar o que ocorre em nosso trabalho para sermos lembrados, e ainda por cima conviver com os chupadores de idéias e propostas.

    A vida é dura, mas é boa demais o)

    Abraços Conrado e a todo pessoal que leu e se viu neste post.

  59. Ebert Ferreira em 05/12/12 às 02:06

    Esse Post, assim como os vídeos sobre o assunto irão me ajudar muito a trilhar no mercado digital.

    Obrigado!

  60. Bira em 05/12/12 às 12:01

    Conrado, reflexão importantíssima a sua! Vou usar sua definição de Estrategista e Ferramenteira para explicar o que fiz.
    Fui sócio de uma “doisgência” de publicidade, antes de trabalhar com marketing digital. Os problemas são muito parecidos, e acho que a concorrência é até pior. A coisa só mudou quando percebi que o valor que estávamos oferecendo era pequeno, pois muita gente já fazia aquilo. A solução que encontramos após muito pensamento e quase falência foi migrarmos no elo da cadeia de valor para uma coisa mais Estratégia e menos Ferramenta, pois tínhamos domínio do assunto. Para os iniciados em planejamento, começamos a oferecer um produto novo para os clientes existentes. Deu certo.
    Quando saí da “doisgência”, que agora tinha mais cara de escritório de marketing do que de agência de publicidade e tinha 5 pessoas, montei minha “eugência” com foco no digital. O que aconteceu foi que fiquei pouco tempo como ferramenteiro e logo passei para Estratégia, pois o próprio cliente percebeu que o valor não estava ali nas ferramentas. Isso não foi exatamente planejado, como da outra vez, mas funcionou.
    Descobrir onde está o valor é fundamental para gerar $$$, não interessa o negócio. Não sei se virar estrategista funciona para todos, pois é necessário uma capacidade de gestão e conhecimento maiores, mas refletir e planejar com certeza ajuda.
    Abraços

  61. André Crevilaro em 12/12/12 às 10:17

    Trabalhar com a web é uma questão de estilo de vida, estou lendo o livro e é muito interessante o ponto de vista, é como se os problemas fossem o fantasma de Fedro. Antes de mais nada é preciso planejar e muito todos os centavos e passos que deverão ser dados. Ao ponto que profissionais qualificados estão escassos e a tecnologia mais barata, é bom lembrar que o acesso está fácil, é sempre bom parceria, indicações e fluxo de caixa maior também não faz mal. Tratar os outros com respeito e seriedade e tentar ser correto nas suas negociações com os clientes, eles precisam entender que seus negócios na internet tem bônus e ônus e se não aguentam isso, peçam pra sair. Enfim ter um negócio é correr riscos e se houver alguma possibilidade(hard) mínima de calculá-los seria bom. Lembre-se do dublê que vive os maiores perigos para que o mocinho do filme saia bem, sejamos como os dublês vamos saber cair e levantar e lutar. Talvez tenha ido longe nisso, mas estamos em um negócio diferente, vamos planear custos, crescer de maneira cristalizada como Conrado disse; crescer pode ser até a pior coisa que pode acontecer, com um mercado inflacionado de jobs, mas poucos querendo arriscar pra ganhar. Boa sorte à todos e quem quiser está convidado pra visitar meu site! Corporação Ideias

  62. César Marcondes em 28/12/12 às 14:39

    Achei o post bem interessante por mostrar a realidade, mas acho que num mercado lotado de “sobrinhos” o diferencial é ser o “especialista”. Tenho uma agência de marketing digital e só conseguimos crescer no momento que começamos mostrar nossos cases de sucesso, testes no AdWords e agora estamos no caminho. A minha dica é, seja especialista (estude muito) e cobre o valor que você mereça, não importa o que o concorrente cobre.

  63. Julio Cunha em 12/03/13 às 21:41

    Grande Conrado, Como sempre excelente Post!

    Irei contribuir aos que pensam em abrir este tipo de negócio hoje, vou compartilhar minha visão como atual CEO da Publiweb.

    Não pretendo coibir ninguém a entrar neste mercado, creio que ainda há muito espaço para bons profissionais(Pois de sobrinhos está cheio). Mas posso colaborar com aqueles que pensam em o fazer, para que o façam de forma consciente.

    Abrir uma agência digital, hoje, requer na prática um investimento minimo de 1 milhão de reais. NOSSA!!!!

    Isto mesmo, serão 3 anos ou 5 anos de MUITO trabalho, pouco valor recebido e se começar com uma equipe ruim, entrará nesta ciranda logo de cara.

    Portanto irá necessitar de gente qualificada e experiente e de preferência de inicio! Logo no começo.

    Sim, é isto mesmo, precisará manter e bancar o negócios por pelo menos 5 anos, contratar bons profissionais, o que implica em alto custo de mão de obra.

    Prospecção constante! Sim, todos os dias, cada vendedor apresentará um limite de vendas único, este será o limite de crescimento da sua empresa também, novamente corrida dos ratos, mais vendedores custam mais dinheiro, que necessita-se mais vendas, que é preciso mais vendedores.

    Profissional de Atendimento! Estes para digitais, não existem. Atendimento de Publicidade é diferente de uma agência digital, encontrar quem conheça de TI, conheça de Marketing e ainda por cima saiba falar com o cliente, com habilidade suficiente para conduzir o cliente é mosca branca de olhos azuis(PS: Temos vagas também!).

    E não se iluda! Ao termino do contrato, o cliente irá cancelar, ou porque ficou bom(ele não precisa mais de você), ou porque ficou ruim(ele precisa de outro). Alguns diria, por volta de 2% são fiéis, enquanto lhes convir, claro, suba o preço para ver o que acontece?! Fogem.

    Equipe de programadores profissional, se não for de TI, contrate alguêm BOM, MUITO BOM da área que entenda de gestão de projetos, caso contrário, projetos de 200 horas se tornam de 2.000 horas, reduzindo seu lucro a pó, ou mesmo fazendo com que pague para trabalhar, um salário de alguêm assim? Na casa dos R$ 10.000,00 ou R$ 12.000,00 deve encontrar.

    Se não quer dores de cabeça, ou não tem capital, arrume um plano B, vender coco na praia, chinelas “tipo” havaianas, botequinho na esquina, qualquer coisa. Pois é regra no mundo do Capital, dinheiro, faz dinheiro. Neste mercado não é, nem nunca será diferente.

    Foi-se o tempo em que com 4 mil, se abria um negócio deste tipo, esqueça esta idéia, alias monte, mas lembre-se é uma ladeira cheira de obstaculos e termina numa floresta repleta de espinhos a menos que tenha “bala na agulha” para comprar um avião e sobre-voar as dificuldades.

    Vejam a Ci&T, projetos menores que 1 milhão não entram e não é atoa, não existe projeto Simples, é customizado é gerenciável? Então é desenvolvimento de software, que irá vir a ser um site, não é apenas uma pintura feita no Photoshop e exportada para a web.

    O quanto investimos em capital e energia, que foi usado para mudar a curva de crescimento da Publiweb, só o Conrado e nós sabemos! Garanto, não foi nada nada nada nada baixo e nada nada nada fácil! Mas o leão nosso de cada dia continua! Porém, ao menos hoje “sem filantropia”.

    Dica extra: Fiquem atentos a nossa economia também. 2013, não está nada bom para abrir nenhum negócio. Exceto se for relacionado a copa do mundo.

    Fiquem todos com Deus. Um forte abraço;

  64. Cristiano Siqueira em 29/08/13 às 13:49

    Foi um dos melhores posts que já li sobre este tema, parabéns Conrado!

  65. Stevenlide em 17/01/20 às 15:47

    Cialis Inhaltsstoffe Cialis Cialis Durata Scadenza Cialis Asia Where Can U Buy Black Rock Like Viagra

  66. Teri Runck em 22/01/20 às 08:55

    There are some attention-grabbing points in time on this article but I don’t know if I see all of them middle to heart. There’s some validity however I will take hold opinion until I look into it further. Good article , thanks and we wish extra! Added to FeedBurner as effectively

  67. Mindi Loi em 30/01/20 às 17:40

    There is noticeably a lot to realize about this. I assume you made some good points in features also.

  68. market crash predictions em 01/02/20 às 20:28

    I am often to blogging and i really appreciate your content. The article has really peaks my interest. I am going to bookmark your site and keep checking for new information.

  69. risk and opportunity register em 02/02/20 às 09:14

    I went over this web site and I think you have a lot of excellent information, saved to fav (:.

  70. dow jones index em 02/02/20 às 13:11

    What i don’t understood is actually how you are not actually much more well-liked than you might be now. You are so intelligent. You realize thus considerably relating to this subject, made me personally consider it from so many varied angles. Its like women and men aren’t fascinated unless it is one thing to do with Lady gaga! Your own stuffs great. Always maintain it up!

  71. boom and bust cycle effect em 02/02/20 às 17:23

    I really appreciate your work, Great post.

  72. Handy Akku Online Kaufen em 09/02/20 às 00:15

    Hi there! Someone in my Facebook group shared this site with us so I came to look it over. I’m definitely enjoying the information. I’m book-marking and will be tweeting this to my followers! Wonderful blog and excellent design.

  73. Cobertura Duplex Noroeste em 10/02/20 às 17:31

    I’m still learning from you, while I’m trying to reach my goals. I definitely enjoy reading everything that is posted on your blog.Keep the posts coming. I loved it!

  74. violin teacher New Haven em 11/02/20 às 02:51

    My brother recommended I would possibly like this web site. He was totally right. This put up actually made my day. You cann’t consider just how a lot time I had spent for this information! Thank you!

  75. Namensketten kaufen em 11/02/20 às 20:46

    hello!,I like your writing so much! share we communicate more about your article on AOL? I require a specialist on this area to solve my problem. May be that’s you! Looking forward to see you.

  76. Koszulka z nadrukiem em 12/02/20 às 05:38

    Very interesting topic, thank you for posting.

  77. AJAX Systems em 12/02/20 às 12:07

    I have been reading out many of your posts and it’s clever stuff. I will surely bookmark your blog.

  78. live22 em 12/02/20 às 17:35

    This web site is really a walk-through for all of the info you wanted about this and didn’t know who to ask. Glimpse here, and you’ll definitely discover it.

  79. slot em 12/02/20 às 22:23

    Hi my loved one! I wish to say that this article is awesome, great written and include approximately all vital infos. I?¦d like to see extra posts like this .

  80. Exotic Carts em 13/02/20 às 00:18

    Hey! I know this is kinda off topic but I’d figured I’d ask. Would you be interested in trading links or maybe guest writing a blog post or vice-versa? My site discusses a lot of the same topics as yours and I feel we could greatly benefit from each other. If you are interested feel free to shoot me an e-mail. I look forward to hearing from you! Great blog by the way!

  81. Some truly nice and utilitarian information on this site, besides I believe the design and style contains great features.

  82. fake news em 13/02/20 às 14:15

    I real happy to find this web site on bing, just what I was searching for : D likewise saved to favorites.

  83. casual friday em 14/02/20 às 06:43

    What’s Taking place i am new to this, I stumbled upon this I’ve discovered It absolutely helpful and it has aided me out loads. I hope to contribute & help other users like its aided me. Good job.

  84. San Francisco em 14/02/20 às 15:29

    Those are yours alright! . We at least need to get these people stealing images to start blogging! They probably just did a image search and grabbed them. They look good though!

  85. this links em 15/02/20 às 00:46

    Today, I went to the beach front with my children. I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put the shell to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear. She never wants to go back! LoL I know this is entirely off topic but I had to tell someone!

  86. hospedagem em 15/02/20 às 06:32

    Some really superb posts on this website , thanks for contribution.

  87. gas safe plumber bromley em 16/02/20 às 11:58

    you’re really a excellent webmaster. The site loading velocity is amazing. It kind of feels that you’re doing any distinctive trick. Moreover, The contents are masterwork. you’ve performed a excellent activity in this subject!

  88. my trees round rock em 16/02/20 às 21:18

    I?¦ve been exploring for a little for any high quality articles or blog posts in this kind of house . Exploring in Yahoo I at last stumbled upon this site. Reading this information So i am happy to exhibit that I have a very just right uncanny feeling I found out just what I needed. I most indubitably will make sure to don?¦t forget this site and give it a glance on a continuing basis.

  89. InventHelp Product Development em 17/02/20 às 10:55

    Definitely believe that that you stated. Your favorite justification seemed to be on the web the simplest thing to take note of. I say to you, I certainly get annoyed while other people consider concerns that they plainly do not understand about. You managed to hit the nail upon the top and also defined out the entire thing with no need side effect , folks could take a signal. Will likely be again to get more. Thanks

  90. inventhelp success em 17/02/20 às 19:23

    There are actually a lot of particulars like that to take into consideration. That could be a great point to carry up. I provide the ideas above as general inspiration however clearly there are questions just like the one you carry up the place an important factor might be working in honest good faith. I don?t know if greatest practices have emerged around issues like that, however I’m sure that your job is clearly identified as a fair game. Each boys and girls really feel the impact of just a second’s pleasure, for the remainder of their lives.

  91. Anabolika kaufen em 18/02/20 às 06:49

    of course like your web-site but you need to check the spelling on several of your posts. Many of them are rife with spelling issues and I find it very troublesome to tell the truth nevertheless I will definitely come back again.

  92. luxury car rental bangkok airport em 18/02/20 às 06:59

    This website is known as a walk-by way of for all the information you needed about this and didn’t know who to ask. Glimpse right here, and you’ll undoubtedly uncover it.

  93. labuan ibfc em 18/02/20 às 08:40

    I have been exploring for a little bit for any high-quality articles or weblog posts on this kind of house . Exploring in Yahoo I eventually stumbled upon this web site. Studying this info So i am happy to express that I’ve an incredibly good uncanny feeling I came upon exactly what I needed. I most without a doubt will make certain to do not forget this website and give it a look on a relentless basis.

  94. house for sale em 18/02/20 às 10:54

    It is appropriate time to make a few plans for the long run and it is time to be happy. I have learn this put up and if I could I desire to recommend you some fascinating issues or advice. Maybe you can write next articles regarding this article. I desire to read more things about it!

  95. condos for sale em 18/02/20 às 13:55

    Woh I love your articles, saved to favorites! .

  96. comprar vs sertanejo em 18/02/20 às 15:28

    Attractive component to content. I just stumbled upon your website and in accession capital to assert that I acquire actually enjoyed account your weblog posts. Any way I’ll be subscribing to your feeds and even I achievement you get entry to constantly quickly.

  97. Buy Center Console Cover Ford F-350 em 18/02/20 às 18:26

    hello there and thanks on your information – I have certainly picked up something new from proper here. I did alternatively experience some technical points the use of this site, as I skilled to reload the site a lot of instances previous to I may just get it to load correctly. I were considering if your web host is OK? No longer that I am complaining, but slow loading instances times will often impact your placement in google and could harm your high-quality score if ads and ***********|advertising|advertising|advertising and *********** with Adwords. Well I’m adding this RSS to my email and could glance out for much more of your respective intriguing content. Make sure you replace this again very soon..

  98. get it em 19/02/20 às 05:37

    Great write-up, I am normal visitor of one¦s blog, maintain up the excellent operate, and It’s going to be a regular visitor for a lengthy time.

  99. baixar series via torrent em 19/02/20 às 11:13

    I visited a lot of website but I believe this one contains something extra in it in it

  100. Jornal Giro em 19/02/20 às 13:25

    Hey There. I found your blog using msn. This is an extremely well written article. I’ll make sure to bookmark it and come back to read more of your useful information. Thanks for the post. I’ll certainly return.

  101. Bulk SMS Nigeria em 19/02/20 às 17:10

    Thanks for another great article. Where else may just anyone get that kind of info in such a perfect means of writing? I’ve a presentation next week, and I’m at the search for such information.

  102. check out your url em 19/02/20 às 20:42

    I like this web blog so much, saved to favorites. “Respect for the fragility and importance of an individual life is still the mark of an educated man.” by Norman Cousins.

  103. visit blazing fast host website em 20/02/20 às 03:22

    F*ckin¦ remarkable issues here. I am very happy to see your post. Thanks a lot and i’m having a look forward to touch you. Will you kindly drop me a e-mail?

  104. Tamraght surfer hostel em 20/02/20 às 07:26

    Hi there! I just wanted to ask if you ever have any issues with hackers? My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing several weeks of hard work due to no back up. Do you have any solutions to protect against hackers?

  105. Accomodation in Tamraght em 20/02/20 às 10:54

    I like this web blog very much so much excellent info .

  106. lina stores king's cross em 20/02/20 às 17:42

    F*ckin¦ tremendous things here. I am very happy to peer your post. Thanks so much and i’m looking ahead to contact you. Will you kindly drop me a mail?

  107. Situs Poker Online em 20/02/20 às 18:31

    I got what you mean , appreciate it for putting up.Woh I am glad to find this website through google.

  108. Innovation em 21/02/20 às 01:04

    I have been surfing online more than 3 hours today, but I never found any attention-grabbing article like yours. It¦s pretty value enough for me. In my opinion, if all site owners and bloggers made just right content material as you probably did, the web shall be a lot more useful than ever before.

  109. sundae bingo review em 22/02/20 às 15:06

    Wow, superb blog layout! How long have you been blogging for? you made blogging look easy. The overall look of your website is fantastic, as well as the content!

  110. page em 22/02/20 às 19:29

    I think you have noted some very interesting details, thankyou for the post.

  111. my blog em 23/02/20 às 15:27

    I have been reading out some of your stories and it’s nice stuff. I will surely bookmark your site.

  112. dicas de casa em 24/02/20 às 07:52

    Great – I should definitely pronounce, impressed with your web site. I had no trouble navigating through all tabs and related info ended up being truly simple to do to access. I recently found what I hoped for before you know it at all. Reasonably unusual. Is likely to appreciate it for those who add forums or something, site theme . a tones way for your client to communicate. Nice task..

  113. laptop repair northampton em 24/02/20 às 23:17

    I real delighted to find this web site on bing, just what I was looking for : D besides bookmarked.

  114. customs clearance em 25/02/20 às 01:02

    My brother suggested I would possibly like this blog. He used to be totally right. This post actually made my day. You can not believe just how a lot time I had spent for this info! Thanks!

  115. I am glad to be one of several visitants on this outstanding internet site (:, regards for putting up.

  116. blogspot expirados em 25/02/20 às 15:09

    Good ?V I should certainly pronounce, impressed with your site. I had no trouble navigating through all tabs and related information ended up being truly easy to do to access. I recently found what I hoped for before you know it at all. Reasonably unusual. Is likely to appreciate it for those who add forums or anything, website theme . a tones way for your client to communicate. Excellent task..

  117. toronto wedding photographer em 26/02/20 às 03:28

    Wonderful work! This is the type of info that should be shared around the web. Shame on Google for not positioning this post higher! Come on over and visit my site . Thanks =)

  118. Buy Best Smartphone Batteries Online em 27/02/20 às 19:32

    I am continually browsing online for posts that can help me. Thanks!

  119. fortnite v bucks generator em 28/02/20 às 09:06

    Thanks for the auspicious writeup. It in fact was once a enjoyment account it. Look complicated to more introduced agreeable from you! By the way, how could we keep in touch?

  120. assistencia tecnica notebook asus rj em 28/02/20 às 10:15

    Thanks for another informative web site. Where else could I get that type of info written in such an ideal way? I have a project that I’m just now working on, and I’ve been on the look out for such info.

  121. MaryJane Tokes em 28/02/20 às 17:21

    hi!,I like your writing so much! share we communicate more about your post on AOL? I need an expert on this area to solve my problem. Maybe that’s you! Looking forward to see you.

  122. ufabet em 29/02/20 às 04:38

    I really like your writing style, good information, regards for posting :D. “Freedom is the emancipation from the arbitrary rule of other men.” by Mortimer Adler.

  123. Ezra Rubash em 29/02/20 às 08:52

    Glad to be one of many visitants on this awesome website : D.

  124. pousada na praia do rosa em 29/02/20 às 19:42

    You made some nice points there. I looked on the internet for the subject and found most guys will go along with with your site.

  125. invention help em 01/03/20 às 06:04

    I do agree with all of the ideas you have presented in your post. They are very convincing and will certainly work. Still, the posts are too short for newbies. Could you please extend them a little from next time? Thanks for the post.

  126. inventhelp inventions em 02/03/20 às 00:14

    Thanks for any other informative blog. The place else may I am getting that kind of info written in such an ideal approach? I’ve a venture that I’m simply now running on, and I’ve been on the glance out for such information.

  127. InventHelp Commercials em 02/03/20 às 07:34

    Hello.This post was really remarkable, particularly because I was investigating for thoughts on this issue last Monday.

  128. Online Marketing Agentur Berlin em 03/03/20 às 09:39

    Pretty section of content. I just stumbled upon your blog and in accession capital to assert that I get in fact enjoyed account your blog posts. Any way I will be subscribing to your augment and even I achievement you access consistently quickly.

  129. recommended reading em 04/03/20 às 13:07

    Some truly nice and utilitarian information on this internet site, too I believe the design holds fantastic features.

  130. visit here em 05/03/20 às 14:07

    I simply desired to appreciate you all over again. I’m not certain the things I could possibly have done in the absence of the suggestions discussed by you about such a field. It had become an absolute intimidating issue in my circumstances, but noticing the skilled mode you handled that made me to weep with happiness. I will be happier for the support and even hope that you know what an amazing job you were putting in teaching many others with the aid of your site. I am certain you’ve never met any of us.

  131. สล็อต em 06/03/20 às 09:14

    You are my inspiration , I possess few web logs and infrequently run out from to brand.

  132. computer screen repair shop near me em 06/03/20 às 15:05

    I will immediately grab your rss feed as I can’t find your e-mail subscription link or newsletter service. Do you have any? Please permit me realize so that I could subscribe. Thanks.

  133. mesas para aluguel em 06/03/20 às 18:12

    This internet site is my intake, real wonderful layout and perfect articles.

  134. Benefits of CBD Oil em 06/03/20 às 20:09

    I conceive you have observed some very interesting details , regards for the post.

  135. clinica para alcoolismo em 06/03/20 às 23:06

    I have been absent for a while, but now I remember why I used to love this site. Thanks, I’ll try and check back more often. How frequently you update your web site?

  136. Auto Likes em 07/03/20 às 21:25

    I¦ve recently started a site, the info you provide on this website has helped me tremendously. Thank you for all of your time & work.

  137. Ici em 08/03/20 às 05:45

    I have been examinating out some of your posts and i can claim pretty clever stuff. I will make sure to bookmark your site.

  138. Sydney em 08/03/20 às 12:43

    I’m not sure exactly why but this weblog is loading extremely slow for me. Is anyone else having this issue or is it a issue on my end? I’ll check back later on and see if the problem still exists.

  139. CBD Oil Drops em 09/03/20 às 12:48

    Good info. Lucky me I reach on your website by accident, I bookmarked it.

  140. medines durys em 09/03/20 às 14:51

    I really like your writing style, good information, thanks for putting up :D. “All words are pegs to hang ideas on.” by Henry Ward Beecher.

  141. บัตรกดเงินสด em 09/03/20 às 20:31

    I went over this web site and I believe you have a lot of excellent information, saved to favorites (:.

  142. pittsburgh house cleaning company em 10/03/20 às 04:39

    I am not very excellent with English but I line up this real easy to translate.

  143. Costs of buying a house Safety Beach em 10/03/20 às 05:19

    Do you have a spam problem on this site; I also am a blogger, and I was wondering your situation; many of us have created some nice methods and we are looking to swap solutions with other folks, please shoot me an email if interested.

  144. Bachelor of Surgery em 11/03/20 às 06:15

    Hello there! I could have sworn I’ve been to this blog before but after browsing through some of the post I realized it’s new to me. Anyways, I’m definitely delighted I found it and I’ll be book-marking and checking back often!

  145. xây dựng bể bơi em 11/03/20 às 16:55

    We are a group of volunteers and opening a new scheme in our community. Your site provided us with helpful information to work on. You have done an impressive task and our entire community shall be thankful to you.

  146. car rental website deals em 11/03/20 às 18:41

    Its such as you learn my mind! You appear to understand a lot about this, such as you wrote the book in it or something. I believe that you just can do with some p.c. to force the message house a bit, however instead of that, that is magnificent blog. An excellent read. I’ll certainly be back.

  147. car rental petaling jaya em 11/03/20 às 21:22

    Superb post however I was wondering if you could write a litte more on this subject? I’d be very grateful if you could elaborate a little bit more. Many thanks!

  148. loan against business em 11/03/20 às 23:54

    I truly appreciate this post. I’ve been looking everywhere for this! Thank goodness I found it on Bing. You have made my day! Thanks again

  149. seo specialist malaysia em 12/03/20 às 04:01

    I respect your work, regards for all the great articles.

  150. storage water heater malaysia em 12/03/20 às 07:55

    Hey would you mind stating which blog platform you’re using? I’m going to start my own blog in the near future but I’m having a hard time choosing between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal. The reason I ask is because your design and style seems different then most blogs and I’m looking for something completely unique. P.S Sorry for getting off-topic but I had to ask!

  151. rolls royce car rental malaysia em 12/03/20 às 09:22

    Please let me know if you’re looking for a author for your site. You have some really good articles and I believe I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I’d really like to write some content for your blog in exchange for a link back to mine. Please send me an email if interested. Kudos!

  152. Hypnotherapy em 12/03/20 às 12:56

    I am curious to find out what blog platform you happen to be using? I’m having some small security problems with my latest website and I’d like to find something more safeguarded. Do you have any recommendations?

  153. Audio Visual Installer em 12/03/20 às 18:29

    I haven¦t checked in here for some time as I thought it was getting boring, but the last few posts are great quality so I guess I¦ll add you back to my daily bloglist. You deserve it my friend 🙂

  154. I have been browsing online more than 3 hours today, yet I never found any interesting article like yours. It’s pretty worth enough for me. Personally, if all web owners and bloggers made good content as you did, the net will be much more useful than ever before.

  155. invention ideas website em 13/03/20 às 12:00

    As soon as I discovered this internet site I went on reddit to share some of the love with them.

  156. InventHelp Inventor Service em 13/03/20 às 15:32

    Thanks for another fantastic post. Where else could anyone get that kind of information in such an ideal way of writing? I have a presentation next week, and I am on the look for such information.

  157. Great write-up, I¦m normal visitor of one¦s web site, maintain up the excellent operate, and It is going to be a regular visitor for a lengthy time.

  158. imobiliária Guarulhos em 13/03/20 às 20:59

    I’ve been absent for some time, but now I remember why I used to love this web site. Thank you, I’ll try and check back more frequently. How frequently you update your website?

  159. jutetaschen em 14/03/20 às 00:24

    Great post. I used to be checking continuously this blog and I’m impressed! Very helpful information particularly the final phase 🙂 I take care of such info a lot. I was seeking this certain information for a very lengthy time. Thanks and good luck.

  160. motorista para transportadora em 14/03/20 às 06:13

    At this time it appears like Expression Engine is the top blogging platform out there right now. (from what I’ve read) Is that what you are using on your blog?

  161. Spot on with this write-up, I really suppose this web site needs rather more consideration. I’ll probably be again to read way more, thanks for that info.

  162. wordpress setup em 14/03/20 às 17:52

    I have been surfing online more than 3 hours today, yet I never found any interesting article like yours. It is pretty worth enough for me. In my view, if all website owners and bloggers made good content as you did, the net will be much more useful than ever before.

  163. SEO Craig Campbell em 14/03/20 às 19:44

    Hello my friend! I want to say that this post is amazing, nice written and include almost all vital infos. I would like to see more posts like this.

  164. AJAX Bedienteile em 15/03/20 às 04:17

    Utterly composed subject matter, appreciate it for selective information. “No human thing is of serious importance.” by Plato.

  165. Hey there just wanted to give you a quick heads up and let you know a few of the pictures aren’t loading correctly. I’m not sure why but I think its a linking issue. I’ve tried it in two different web browsers and both show the same outcome.

  166. cctv contractor malaysia em 15/03/20 às 09:06

    I am glad to be a visitor of this sodding site! , thanks for this rare info ! .

  167. I am continually searching online for ideas that can facilitate me. Thx!

  168. photocopier rental subang jaya em 15/03/20 às 11:38

    Thanks for sharing superb informations. Your web-site is so cool. I am impressed by the details that you’ve on this site. It reveals how nicely you understand this subject. Bookmarked this website page, will come back for extra articles. You, my pal, ROCK! I found just the info I already searched everywhere and simply could not come across. What a great site.

  169. indian visa em 15/03/20 às 14:09

    Its good as your other content : D, regards for putting up. “What makes something special is not just what you have to gain, but what you feel there is to lose.” by Andre Agassi.

  170. Rolls-Royce hire em 16/03/20 às 10:23

    I have been absent for some time, but now I remember why I used to love this blog. Thank you, I will try and check back more often. How frequently you update your site?

  171. Lista SSIPT em 16/03/20 às 18:46

    Appreciate it for this post, I am a big big fan of this web site would like to go on updated.

  172. Buy Ripple with Visa em 16/03/20 às 22:39

    I like the efforts you have put in this, appreciate it for all the great posts.

  173. clinicas de recuperação SP em 18/03/20 às 22:57

    Merely a smiling visitor here to share the love (:, btw great design.

  174. hospedagem de site barata em 19/03/20 às 02:07

    This web site is really a walk-through for all of the info you wanted about this and didn’t know who to ask. Glimpse here, and you’ll definitely discover it.

  175. Melbourne em 19/03/20 às 06:18

    Good – I should definitely pronounce, impressed with your web site. I had no trouble navigating through all the tabs as well as related information ended up being truly simple to do to access. I recently found what I hoped for before you know it in the least. Reasonably unusual. Is likely to appreciate it for those who add forums or anything, web site theme . a tones way for your customer to communicate. Excellent task..

  176. Sonirw em 19/03/20 às 08:48

    You are a very capable individual!

  177. Mobile App Development Services em 19/03/20 às 16:59

    Hey very cool blog!! Man .. Excellent .. Superb .. I’ll bookmark your web site and take the feeds also?KI am satisfied to seek out a lot of useful info here within the post, we want work out extra techniques in this regard, thanks for sharing. . . . . .

  178. Manager em 20/03/20 às 08:29

    I absolutely love your blog and find almost all of your post’s to be what precisely I’m looking for. Would you offer guest writers to write content to suit your needs? I wouldn’t mind writing a post or elaborating on many of the subjects you write regarding here. Again, awesome site!

  179. Intel em 20/03/20 às 19:33

    I am glad that I detected this web site, precisely the right info that I was looking for! .

  180. Technology em 20/03/20 às 22:05

    Hello! I’m at work surfing around your blog from my new iphone 3gs! Just wanted to say I love reading your blog and look forward to all your posts! Carry on the excellent work!

  181. tryebony em 21/03/20 às 06:30

    obviously like your web-site but you need to test the spelling on several of your posts. A number of them are rife with spelling issues and I to find it very troublesome to tell the reality nevertheless I will definitely come back again.

  182. ro ro carriers em 22/03/20 às 02:14

    Good day! I know this is kinda off topic however , I’d figured I’d ask. Would you be interested in trading links or maybe guest authoring a blog article or vice-versa? My blog discusses a lot of the same topics as yours and I feel we could greatly benefit from each other. If you are interested feel free to send me an email. I look forward to hearing from you! Excellent blog by the way!

  183. look at this web-site em 22/03/20 às 15:07

    Very clean web site, regards for this post.

  184. Franklyn Assum em 24/03/20 às 09:43

    I gotta bookmark this site it seems very useful invaluable

  185. Nespresso Kaffee Online em 26/03/20 às 03:33

    Some really quality blog posts on this internet site, bookmarked.

  186. Drug Treatment Facilities Near Me em 26/03/20 às 05:44

    Luxury Rehab http://aaa-rehab.com Drug Rehab Centers Near Me http://aaa-rehab.com Narconon Rehab
    http://aaa-rehab.com

  187. why not try here em 29/03/20 às 13:23

    Hey there, You’ve done an incredible job. I will certainly digg it and personally suggest to my friends. I’m confident they’ll be benefited from this site.

  188. hospedagem de site barata em 29/03/20 às 16:39

    me encantei com este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está está lá.

  189. Filmes Torrent em 29/03/20 às 18:51

    incrível este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  190. waterloo townhomes for sale em 30/03/20 às 08:21

    Wow! This can be one particular of the most beneficial blogs We’ve ever arrive across on this subject. Basically Magnificent. I am also a specialist in this topic so I can understand your effort.

Deixe um Comentário