Captação de leads

Captação de Leads: 3 passos para vender mais

A captação de leads é um método para atração de possíveis clientes, com potencial para gerar muitas vendas em seu negócio.

Normalmente, a obtenção dessa lista de contatos pode ser realizada através da oferta de uma recompensa.

Veja neste artigo como a captação de leads pode se transformar em mais vendas no seu negócio. Iremos detalhar 3 passos que irão guiar você a construir a lista de leads da sua empresa.

O que é um lead?

Antes de avançarmos sobre o porquê e como captar leads para sua empresa, é importante esclarecermos o que significa esse termo.

O lead nada mais é que o contato de uma pessoa, com seu nome, e-mail, em alguns casos até número de telefone.

Agora que já entendemos o que significa um lead, podemos partir para a parte mais interessante: por que sua empresa deve ter uma lista de leads, como captá-los e o que fazer com essa lista para transformá-los em clientes.

Entenda por que a captação de leads é importante para seu negócio

Ter uma lista de contatos, ou melhor, de leads, é uma verdadeira mina de ouro em uma empresa, que em muitos casos tem sua importância negligenciada.

Através dessa lista de leads, sua empresa tem em mãos a possibilidade de trabalhar ações estratégicas para transformá-los em clientes, processo que chamo de “aquecer o lead”.

O seu objetivo, quando sua empresa já tiver um método de captação de leads, é ir avançando esse lead ao longo de um funil de vendas até que esse contato se transforme em um cliente.

Captação de leads: como fazer

Como disse no início deste artigo, normalmente os leads são captados através da oferta de uma recompensa, também chamada de isca.

A seguir veremos melhor como sua empresa pode criar uma recompensa para captar leads e de que forma esses contatos podem ser estrategicamente trabalhados para que se tornem clientes.

Passo 1: Criar uma recompensa

Atraia a atenção do seu público alvo oferecendo a ele algo em troca, ou seja, uma recompensa. Porém, o que será ofertado em troca deve ser interessante para esse público.

A sua recompensa deve oferecer alguma coisa que o público alvo da sua empresa perceba valor nele, a ponto de retribuir com seus dados (nome, e-mail, telefone) em troca desse material. Assim é importante não oferecer qualquer coisa ou algo desconectado do seu público alvo.

As recompensas mais utilizadas atualmente são: 

  • E-book
  • Vídeo aula
  • Descontos
  • Brindes
  • Voucher

Mas isso são apenas algumas das possibilidades. Explore a criatividade para chamar a atenção das pessoas e captar muitos leads.

Passo 2: Gerar leads

Chegou o momento da captação de leads. Você pode utilizar diversas formas para chegar até o seu público alvo. Mas a mais eficiente, sem dúvidas, é criar anúncios para chamar a atenção das pessoas sobre a recompensa que você criou no Passo 1.

O consumidor que clicar no seu anúncio é direcionado para uma página onde preenche um formulário com dados básicos dele para obter a recompensa anunciada.

Os dados podem ser apenas nome e e-mail. Você poderá ir além e solicitar seu contato de WhatsApp, por exemplo.

Dependendo da estratégia de relacionamento a ser adotada com esses leads, há ainda a possibilidade de fazer perguntas de qualificação, onde você irá saber um pouco mais sobre o perfil daquele lead

Utilize essa possibilidade de forma bastante estratégica, pois exigir um caminho mais longo, ou seja, com muitas perguntas aos interessados na sua recompensa, pode desanimar muita gente e eles desistirem no meio do caminho. E quando a jornada de conquista do lead fica mais longa, o seu custo pode aumentar. 

Passo 3: Aquecer

Nessa etapa sua empresa precisa trabalhar em sua mina de ouro. Não desperdice essa potencial lista ao não executar estratégias para que esses contatos virem clientes.

O que fazer, então? Para que a sua captação de leads seja eficiente do início ao fim, sua empresa deve manter um relacionamento com essa base de contatos, que é o processo de “aquecer” o lead para ir levando ele ao longo de seu funil de vendas.

Para aquecer o lead, a técnica mais simples e eficaz é através da geração de conteúdo (relevante) para esse contato, seja através de mensagens ou e-mails.

Ao fazer isso, você cria um relacionamento e esse lead irá perceber valor em sua marca. Não esqueça dessa etapa, pois o lead nem sempre está preparado para receber uma oferta.

Vendendo para leads

Se acompanhou o texto até aqui e, especialmente o passo nº 3 (caso tenha pulado essa parte, volte lá, é importante) você sabe que a essa altura seu lead já estará “quente”.

Aquela pessoa que você tem contato já percebe o valor da sua marca e está considerando comprar da sua empresa. Nesse momento, entram as estratégias de meio e fundo do funil de vendas para que esse contato se torne cliente.

Informação bônus: depois que esse lead virar cliente, sua empresa tem uma nova oportunidade que vale ouro em mãos: transformar esse cliente de primeira compra em um cliente recorrente.

Nessa estratégia de vendas, além de você gerar mais receita para seu negócio, a nova venda é mais lucrativa, é onde mora a riqueza, como gosto de dizer. Nesse vídeo revelo como vender mais para o mesmo cliente.

Este artigo ajudou você a entender mais sobre captação de leads? Fique de olho no blog para acompanhar mais informações que vão te ajudar a alavancar as vendas.

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