Empreendedor aumenta as vendas no instagram

Como aumentar as vendas no Instagram: veja 7 dicas

Para aumentar as vendas do seu negócio no Instagram, não basta apenas ter um perfil na rede. Muito mais do que estar presente nesta rede social, sua empresa precisa estrategicamente estabelecer um direcionamento de atuação. 

A concorrência na rede social, assim como em outras formas de mídia on-line está cada vez maior. Por isso a atenção dos usuários está sendo disputada por milhares de empresas a cada segundo. Apenas os que se destacarem no meio de tudo isso irão conseguir aumentar suas vendas através do Instagram. 

Para te ajudar nessa missão, separamos 7 dicas para tornar o seu perfil mais atraente, despertar o interesse do consumidor e por consequência gerar novas oportunidades de negócio para sua empresa. 

Entenda por que o Instagram é uma máquina de vendas

As redes sociais estão ocupando um espaço importante e transformando os hábitos de consumo dos consumidores. Você mesmo que está lendo este artigo muito provavelmente já tenha utilizado redes sociais para decidir sobre alguma compra ou até mesmo efetivá-la dentro de uma rede social. 

Uma pesquisa identificou que 23% das pessoas utilizam as mídias sociais para aprender sobre produtos e serviços e conhecer melhor as marcas. Além disso, 1 a cada 5 consumidores assumiram ter feito compras diretamente em redes sociais. 

E o Instagram, que atualmente conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos, tem ocupado um papel de destaque nos últimos anos no comércio eletrônico. Por meio dessa plataforma, muitas empresas conseguem alcançar resultados rápidos em suas estratégias de marketing.

Entretanto, alguns empresários enfrentam dificuldades em conseguir esses bons resultados e não sabem o que fazer para aumentar as vendas no Instagram. Por isso, vamos explorar neste artigo algumas dicas.

Primeiro passo para ter bons resultados no Instagram

Primeiramente você precisa entender onde estão concentrados os consumidores com perfil de cliente ideal para a sua empresa. Isso porque, apesar do Instagram ter assumido um papel importante nos hábitos de consumo da população, nem sempre será essa a plataforma ideal para o seu negócio. 

Muitas vezes, quando seu negócio for de necessidade (tal qual uma borracharia, um encanador, etc.) você pode obter mais sucesso em campanhas que rodem em outras plataformas. Dessa forma, o uso do Instagram deve ser uma estratégia complementar e não de oferta direta do seu produto ou serviço de necessidade. 

Se você deseja entender mais sobre como identificar melhor a plataforma para atuar e como combinar o uso de mais de uma delas, veja este artigo de Como Prospectar Clientes Pela Internet Usando Google, Facebook E Instagram.

O que fazer para vender mais no Instagram

Não há uma fórmula mágica para vender mais no Instagram ou em qualquer outra rede social. Tudo é muito relativo ao mercado de atuação do seu negócio. Por isso, vamos dar algumas dicas de como sua empresa pode potencializar os resultados através dessa rede social. 

1. Configure sua conta e deixe a sua bio atraente 

Configure sua conta para o modelo Business. É vantajoso ter um perfil comercial, pois assim você poderá acessar métricas importantes que poderão dar ideias para direcionar as suas estratégias na rede social. 

Além disso, verifique para deixar a sua bio bastante atraente e profissional. Assim, os consumidores sentirão mais confiabilidade na marca. Para deixar a bio diferenciada, utilize o logo da sua marca. Dessa forma, evite fotos pessoais a não ser que o seu “produto seja você” (como profissionais autônomos e liberais). Utilize o link para direcionar ao seu site ou até diretamente para o WhatsApp. 

Expresse os valores da sua marca na descrição da Bio. Aproveite para explorar a autoridade da sua empresa no segmento. Além disso, utilize emojis para descontrair (sem fazer uso excessivo deles).

2. Produza conteúdo relevante e humanizado para a sua audiência

Não utilize o perfil no Instagram como panfletagem digital. Além das estratégias de venda direta, você pode produzir conteúdos que sejam relacionados ao seu produto ou serviço e que sejam úteis à sua audiência.  

O objetivo em produzir esses conteúdos relevantes é aquecer esse público. Portanto, publique algo que eduque a sua audiência e os torne mais conscientes da necessidade da solução que você oferece. 

Além disso, aposte em conteúdos mais humanizados, pois as pessoas gostam de saber dos bastidores e também gostam de perceber que por trás da marca existem pessoas como elas. Isso acelera o processo de construção da confiança. Veja neste artigo um exemplo de uma empresa que, por meio dos stories do Instagram, conseguiu trazer um toque mais humanizado ao perfil e teve bastante sucesso. 

3. Use as hashtags de forma estratégica

Categorize os seus conteúdos com o uso das hashtags. Esses termos, antecedidos pelo símbolo #, auxiliam os usuários a encontrar o que estão procurando. Além disso, outra vantagem é que o uso de hashtags auxilia que sua publicação seja entregue pelo algoritmo do Instagram para mais usuários interessados naquele termo. 

Porém, não é recomendado fazer uso excessivo das hashtags. Pois se você fizer isso, os algoritmos podem entender aquele conteúdo como spam e prejudicar a sua entrega. Por fim, você também pode criar uma hashtag própria, relacionada a sua empresa. 

4. Demonstre seu produto ou serviço

Se sua empresa vende produtos físicos, no Instagram, mostre-os em ação. Ou seja: se for uma peça de vestuário, por exemplo, mostre pessoas vestindo as peças. Se for uma máquina, mostre ela em operação. Fazer isso reproduzirá um ambiente virtual um pouco mais parecido com o ambiente físico de uma loja e despertará mais o desejo do consumidor.

Por outro lado, caso seu negócio seja a prestação de um serviço, além de mostrar a execução dele, evidencie o resultado que ele proporciona. Também é possível fazer uso de depoimentos de clientes contando a sua experiência na utilização do serviço. 

5. Tenha um calendário a anote ideias de temas

Organize antecipadamente as postagens que irá fazer em uma calendário. Observe pelas métricas os dias e horários que engajam mais a audiência para planejar suas próximas postagens. Da mesma forma, sempre que tiver uma ideia, anote em um mesmo lugar, para que quando você precisar produzir algum conteúdo não tenha esquecido. 

6. Faça anúncios

A função do Instagram dentro da sua estratégia de marketing, dependendo do seu nicho, pode ser muito mais para construir confiança da audiência em relação a sua marca do que a venda direta. Mas, mesmo assim, fazer uso de anúncios pode ser interessante para impulsionar o seu perfil. Se tratando de um negócio de oportunidade, sem dúvidas, os anúncios no Instagram são excelentes para aumentar a taxa de conversão.

Isso porque você pode direcionar o usuário de várias formas em um anúncio. Veja exemplos abaixo: 

  • Seguir seu perfil;
  • Ler um post no blog;
  • Ver o site da empresa;
  • Direcioná-lo para o e-commerce / Instagram Shopping;
  • Encaminhar para uma landing page.  

A rede social, além de ter um grande número de usuários, possibilita, em seu Gerenciador de Anúncios do Facebook Ads, fazer diversas segmentações do público-alvo e oportuniza diferentes orçamentos para as campanhas. 

7. Se relacione com a audiência

Para melhorar o engajamento da audiência com o seu perfil, sua empresa precisa se relacionar com eles. Dessa forma, responda comentários e crie enquetes interessantes nos stories. Além disso, também é eficaz para aumentar o engajamento, o diálogo pelo Direct Message. Produzir conteúdo e interagir com o usuário tornará seu perfil muito mais interessante e com maiores chances de aumentar as vendas pelo Instagram. 

Gostou dessas dicas? Para ver mais conteúdo sobre marketing e vendas dedicados para pequenas e médias empresas, acompanhe as postagens do blog.

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