Os fatores-chave para fazer uma empresa crescer

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Fazer uma empresa crescer depende de alguns pontos essenciais.

Se você é empresário, possivelmente deseja saber como fazer sua empresa crescer. Mais do que ver o negócio prosperando e vender mais, crescer significa uma empresa muito mais forte. Por isso que, para alcançar um crescimento sustentável, é preciso ter estratégia ao alinhar os pontos essenciais dessa jornada. 

Neste artigo você verá quais são os 5 fatores-chave para fazer uma empresa crescer de forma sustentável. Além disso, verá também o porquê o desalinhamento entre esses fatores podem trazer a estagnação para sua empresa. 

Como fazer uma empresa crescer: tenha paciência e estratégia

Nenhuma empresa consegue crescer de forma sustentável rapidamente. Precisa haver um alinhamento de estratégias para que a gestão da sua empresa dê conta do crescimento como um todo e o mantenha ao longo do tempo

Quando não há esse alinhamento, o processo de crescimento pode parar em alguma área da sua empresa. Imagine que você, como empresário, faça altos investimentos para ter um marketing agressivo, ou seja, que gere muitas oportunidades de negócio. Caso o comercial não dê conta de atender e converter o maior número de clientes, você está desperdiçando o investimento. 

Da mesma forma, se há um comercial que converte muito bem, mas a capacidade de entrega da sua empresa não der conta disso, você terá clientes insatisfeitos, o que é extremamente prejudicial a sua empresa. 

Por isso, um crescimento que se sustente não ocorre em um curto espaço de tempo. Além disso, é essencial alinhar os principais pontos para que seja possível atender a todas as demandas geradas pelo processo de crescimento. 

Os fatores-chave do crescimento

Se você deseja saber como fazer uma empresa crescer, saiba que existem alguns pontos centrais que irão nortear esse projeto. São 5 fatores interligados que devem estar alinhados. Veja quais são:

  • Público-alvo
  • Produto ou Serviço
  • Preço
  • Mídia
  • Mensagem

Esses fatores irão compor a sua estratégia de crescimento. E, para ela ter sucesso, você precisará dominá-los e ter clareza sobre o posicionamento da sua empresa em relação a cada um deles. A seguir vamos explorar esses fatores-chave. 

1. Público-alvo

O público-alvo é o perfil de consumidores que têm maior probabilidade de adquirir o produto ou serviço da sua empresa. Muitas empresas trabalham sem ter definido quem é exatamente o seu público-alvo. Entretanto, ao não ter essa definição, o seu negócio terá dificuldades em suas ações de marketing para atração de público.

Isso porque, a mensagem das ações de comunicação e por onde elas são transmitidas podem estar em desacordo com o com a linguagem e desejos da audiência. Por isso, é importante entender bem quem é o público alvo que você deseja atingir. Veja a seguir um roteiro de como definir o público-alvo: 

  • Pesquise o mercado: entenda as características que seu nicho de atuação possui. Considere questões restritas ao mercado em que sua empresa atua. Entretanto, não deixe de verificar questões macros, como fatores culturais, sociais, etc. 
  • Pesquise a concorrência: verifique como atua a sua concorrência. Portanto, entenda que tipo de público é o objetivo dessas empresas e quais diferenciais oferecem. 
  • Pesquise com pessoas: para ter informações precisas do seu público, você precisa ouvi-los. Assim, se você tem um negócio, pode fazer isso diretamente com seus clientes. Procure entender o que os motiva a comprar de você. 

2. Produto / Serviço

O produto ou serviço tem um grande impacto na capacidade de crescimento de uma empresa. Além da qualidade na entrega há outros aspectos importantes, porém mais subjetivos, em relação ao produto ou serviço que um empresário precisa dominar para saber como fazer sua empresa crescer. 

A entrega que sua empresa faz, seja de um produto físico ou a prestação de um serviço, tem como objetivo solucionar um problema de uma pessoa ou, então, ajudá-la a conquistar algum objetivo. 

Por isso, tenha clareza sobre quais necessidades, dores ou desejos do seu público-alvo que o seu produto ou serviço poderá solucionar. Esses dois tópicos precisam estar alinhados e devem ser explorados na estratégia de comunicação.

3. Preço

Nesse caso, como este artigo se dedica a explorar estratégias de marketing e vendas, não vamos falar sobre precificação. O objetivo é debater a relação do preço do seu produto com o seu público-alvo e o posicionamento da sua empresa

Se seu produto é high ticket (preço mais alto), por exemplo, a estratégia de comunicação (que falaremos melhor no próximo tópico) deve ser adequada a um público que consome produtos ou serviços de preços mais elevados. 

Por isso, ressalta-se a importância de ter definido o público-alvo. É ele que irá nortear o posicionamento da sua empresa, tanto em relação ao produto, quanto ao preço e a forma de abordagem ao cliente. 

4. Mídia

Escolher em qual mídia anunciar é identificar onde está o seu público-alvo. Algumas vezes, o motivo do fracasso de ações de marketing pode ser porque está sendo explorada a mídia errada. O seu cliente estará nos meios onde ele consegue resolver os seus problemas ou onde ele aprende como realizar seu desejo. Sua empresa deve estar no mesmo “lugar” que ele. 

Com as possibilidades da mídia on-line, há empresas que acreditam que anunciar na internet é a mesma coisa em qualquer meio. Porém, redes sociais e mecanismos de busca, como Google, desempenham papéis diferentes na rotina dos usuários. Enquanto a primeira é o destino para um pouco de distração, a segunda é utilizada muito mais para resolução de problemas e busca de informações. 

Para você entender melhor, vou exemplificar com a minha empresa: meu cliente, entre outros lugares, está muitas vezes no Google procurando por “como vender mais”. Assim, aplique esse raciocínio baseado nas necessidades do seu cliente ideal e pesquise os hábitos e rotinas dele para encontrá-lo.

5. Mensagem 

A mensagem que você explora na relação com o cliente não é apenas a mensagem transmitida nas ações de marketing. Portanto, o script de vendas utilizado pela equipe no momento da abordagem do consumidor também deve ser adequado ao público-alvo. 

Dessa forma, a mensagem transmitida pela sua empresa deve mostrar que você é capaz de solucionar o problema que o consumidor tem. Ou ainda, que sua empresa ajudará ele a conquistar seu objetivo. 

Por fim, é importante ressaltar que todos os fatores-chaves que vimos aqui estão interligados. Por isso, o segredo de uma empresa que consegue escalar é ter todos esses pontos alinhados. Caso algum deles esteja em descompasso em relação aos demais,  fazer a empresa crescer pode ser muito mais difícil. 

Acompanhe as postagens do blog para ver outros artigos com informações e estratégias para vender mais e ver sua empresa crescer. 

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