Setas demonstrando uma estratégia de crescimento

Os elementos essenciais para uma estratégia de crescimento

Se você deseja ver a sua empresa prosperando, é necessário ter uma estratégia de crescimento. Ela é essencial para que seu negócio se mantenha a longo prazo com consistência. 

Mas você sabe que existem elementos que precisam estar alinhados para que a sua estratégia de crescimento dê certo? Estou falando do Market Fit, tão ou mais importante que outros fatores de uma estratégia de crescimento. 

Quer entender melhor sobre o Market Fit e por que ele é importante para seu negócio? Continue a leitura deste artigo. 

O que é uma estratégia de crescimento

Pode-se definir que uma estratégia de crescimento são os meios desenvolvidos para alcançar objetivos de uma organização. Dessa forma, contempla métodos, planos e processos que possibilitem à empresa avançar rumo a melhoria de seu posicionamento e imagem e do crescimento da sua estrutura e valor de mercado.

Atualmente, uma empresa que pretende permanecer relevante ao longo do tempo, precisa adotar uma estratégia de crescimento. A estagnação, além de monetariamente ser menos interessante, também faz com que a empresa fique para trás em relação a seus concorrentes. 

Isso porque o crescimento visa não apenas alcançar números mais expressivos em vendas, mas também ter um posicionamento de mercado relevante. Uma estratégia de crescimento leva a empresa sempre procurar a evolução de sua situação atual para outra melhor. 

Toda estratégia de crescimento deve observar o mercado, o momento atual interno e externo da empresa e também o comportamento do consumidor e suas evoluções. Mas existem outros elementos que são importantes para que a sua empresa possa de fato crescer. 

Sendo assim, devido a importância destes elementos e no impacto que eles causam em uma estratégia de crescimento, veremos nos próximos parágrafos quais são os elementos essenciais de uma estratégia de crescimento. 

Market Fit – os elementos essenciais para crescer

Além de observar a concorrência, fatores externos e internos, saiba que existem elementos que devem estar alinhados. Isso porque, caso não haja uma congruência entre eles, seus esforços de crescimento podem ser invalidados. 

Isso é o que chamo de Market Fit. Pode-se entender esse conceito, de forma bastante resumida, como o ajuste de mercado do seu negócio. Isso quer dizer que elementos básicos do seu negócio atendem às diversas necessidades de mercado. 

Observe que quando não há alinhamento entre alguns pontos críticos, o desequilíbrio pode afetar negativamente o crescimento, uma vez que não há uma adequação ao seu mercado e suas necessidades. 

Veja a seguir quais são esses elementos que fazem parte do Market Fit e entenda como eles impactam na aplicação de um processo de vendas efetivo que levará a sua empresa ao crescimento contínuo. 

Os elementos do Market Fit

Público

Elemento muito importante no Market Fit da sua empresa. É extremamente necessário que a sua empresa tenha clareza a respeito de quem é o público alvo do seu negócio. Assim, suas estratégias de comunicação conseguirão estabelecer uma conexão com essas pessoas e atender as necessidades delas.

Um erro recorrente dos empresários é acreditar que seu público-alvo seja todo mundo. Se você também pensa assim, saiba: seu cliente nunca será todo mundo. Tentar vender para todo mundo é um erro que inviabiliza centralizar esforços nas pessoas que estão mais dispostas a comprar de você. 

Separei o vídeo abaixo onde ensino o que fazer para definir o seu público-alvo. Confira: 

Produto

Nesta categoria encaixam-se também os serviços. Este elemento refere-se ao que a sua empresa entrega ao consumidor. Por exemplo: se seu negócio é uma escola, são as aulas que você entrega. Se sua empresa é uma farmácia, são os produtos que você vende e assim por diante.

Nesse quesito é essencial primar pela qualidade do seu produto e também do seu processo de entrega. Consequentemente, a entrega faz parte daquilo que você está vendendo e deve ser bem executada. 

Além disso, observe que os benefícios do seu produto ou da sua solução devem ser adequados ao público-alvo, como vimos no quesito anterior. Ou seja: o que ele proporciona ao público-alvo? Qual é o benefício de seu produto? 

Foi possível perceber como a solução que você vende impacta muito na definição do público-alvo? Por isso que como estratégia de crescimento é fundamental que eles sejam congruentes, ou seja, que se transformem no “casamento perfeito”. 

Preço

O preço do seu produto ou serviço pode ter bastante relação com o posicionamento do seu negócio. Obviamente que itens mais simples e de produção em larga escala seguem uma certa padronização de mercado. 

Mas, assim como o produto, o preço deve estar alinhado ao público que você deseja atingir. Imagine que você tenha uma loja de joias com alto valor agregado. Nesse caso é muito determinante a faixa de renda do seu público-alvo. Caso isso seja ignorado, as taxas de conversão serão baixas.  

Portanto, para crescer é preciso observar o quanto a sua estratégia de preço está alinhada ao produto que você oferece ao público atendido. Além disso, saiba que estratégias baseadas em menor preço nem sempre são as mais efetivas. Muitas vezes o consumidor está mais interessado em ter uma boa experiência do que pagar um valor baixo e ter um atendimento ruim, por exemplo. 

Veja mais: 6 Ações Para Aumentar O Valor Percebido Pelo Cliente

Canal

Da mesma forma que seu cliente ideal não é todo mundo, você não irá encontrar o seu público-alvo em todos os canais de mídia. Muitos empresários acreditam que anunciar no Google ou no Instagram, por exemplo, trará o mesmo resultado. Porém, pensar dessa forma poderá fazer você apenas perder dinheiro com publicidade. 

Em alguns negócios, esse exemplo que dei de anunciar nesses dois canais pode ser possível, mas certamente serão com estratégias de comunicação diferentes. Para entender melhor, pense em você como usuário de internet. Quando você busca por algo no Google, sua intenção é encontrar uma solução para algo. Por outro lado, quando você navega pelo Instagram, seu objetivo é entretenimento. 

Por isso, o que irá guiar a escolha do canal adequado é quem é seu público-alvo e qual é o seu tipo de negócio (necessidade ou oportunidade). Veja a seguir: 

  • Negócios de necessidade: São negócios baseados em oferecer solução àquilo que é inevitável ao consumidor e que ele precisa resolver em um curto espaço de tempo. Como exemplos podemos citar: comércio de autopeças, encanadores, borracheiros, etc. Esse tipo de negócio tem ótima performance no Google, por exemplo.
  • Negócios de oportunidade: Nesta categoria de negócios, o consumidor não tem uma necessidade imediata. Mas, pode se deparar oportunamente com alguma solução que ele comece a almejar para satisfazer um desejo ou cessar um sentimento de medo. Estratégias que envolvam redes sociais são ótimas para esse tipo de negócio. 

Para você entender mais sobre isso, leia o artigo Como Prospectar Clientes Pela Internet Usando Google, Facebook E Instagram. Irá te ajudar a entender as diferenças entre esses canais. 

Oferta 

A oferta nesse caso não se refere a desconto. A oferta é o conjunto de entregas que você oferece ao cliente. Por isso, o conceito de oferta no marketing engloba desde o produto ou serviço em si à experiência e elementos que tornam a oferta diferenciada (como bônus, garantia, etc). 

A oferta é um elemento essencial de uma estratégia de crescimento, pois se há poucos componentes na promessa ela acaba ficando pouco atrativa, possibilitando uma baixa conversão de vendas. Além disso, uma oferta irresistível oportuniza que o cliente aumente o valor percebido. 

Conteúdo

Assim como o canal deve ser estrategicamente escolhido, a mensagem repassada ao público-alvo deve ser adequada. Essa adequação refere-se a mensagem de valor e posicionamento que você deseja repassar, a linguagem utilizada pelo seu público-alvo e a mídia utilizada

Anteriormente dei o exemplo de uma loja de joias. Vamos comparar, hipoteticamente, uma publicidade realizada por uma loja de joias de alto valor agregado e uma loja de bijuterias. Certamente você já imaginou que serão linguagens diferentes. E não por que um negócio é melhor ou pior que o outro. Mas sim, porque a proposta de valor e o público-alvo são distintos. 

Você conseguiu perceber como esses 6 elementos estão ligados entre si e que a incompatibilidade entre eles pode fazer a sua estratégia de crescimento ficar inviabilizada? Na verdade, esses elementos são essenciais para uma empresa se manter ativa e relevante no mercado. 

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