O melhor Funil de Vendas para lojas de produtos físicos baratos

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Neste artigo, vou passar passo-a-passo um FUNIL DE VENDAS específico para lojas que vendem produtos físicos relativamente baratos e podem entregar em casa (delivery), sendo um e-commerce ou não.

Para isso, vamos exemplificar utilizando um negócio de vinhos (mas funciona para qualquer negócio com as características especificadas acima).

Já aviso que esse artigo está MÃO NA MASSA, sem enrolações.

A primeira coisa que você precisa saber para criar o melhor funil de vendas para lojas:

Apesar de ser um e-commerce, o ideal é que ele VENDA PELO WHATSAPP

Isso porque o WhatsApp tem uma taxa de conversão muito mais alta e a possibilidade de multiplicar o ticket médio, vendendo algo a mais a partir do correto entendimento do desejo ou necessidade do cliente.

Além disso, um relacionamento desenvolvido pelo WhatsApp pode fazer com que o vendedor do COMERCIAL 2 venda várias vezes para o mesmo cliente fazendo uma abordagem ativa pelo WhatsApp ao invés de esperar o cliente querer comprar de novo.

Existem muitas maneiras de se fazer isso sem ser chato.

Continue lendo para entender o Funil de Vendas para esse e-commerce de vinhos e entender como você também pode implementar a mesma estratégia no seu e-commerce ou loja (mesmo sem ter uma plataforma de e-commerce).

1. Público

Todos Funil de Vendas começa no público. Se você não sabe para quem vender, você não conseguirá criar uma comunicação realmente eficiente.

No caso do exemplo que iremos destrinchar hoje: e-commerce de vinhos. Qual é o público desse negócio?

Neste caso, venda vinhos para quem bebe vinhos, então, faça sua comunicação aparecer para quem gosta de vinhos. 

O segredo do Funil de Vendas para lojas de produtos físicos é anunciar para o público certo. 

O e-commerce de vinhos poderia, por exemplo, anunciar para quem tem iPhone, para selecionar melhor o potencial pagador do público. 

2. Fonte de tráfego

A Fonte de Tráfego é “onde” o seu público está.

A fonte ideal para esse Funil de Vendas é o Instagram. Falando sobre o nosso negócio-exemplo: 

Anuncie no Instagram para quem curte perfis relacionados a vinhos. Existem centenas. 

Você também pode fazer posts com frases engraçadas sobre vinhos e anunciar para quem se engajou com esse post (frases como “A vida é muito curta para beber vinhos ruins”). 

3. Anúncio

“Anel salva-gotas a R$1,00” 

Aqui é o “pulo do gato”. 

Anuncie (para ser veiculado somente em celulares) um produto que seja consumido por quem bebe vinho, porém, que seja muito barato. 

Aviso: você vai PERDER DINHEIRO nesta primeira venda. Você consegue encontrar salva-gotas por R$4,00. Texto no anúncio:

De: R$ 10 | Por: R$ 1 | Quantidade Limitada – Promoção de Lançamento

4. CTA

O CTA (chamada para a ação, do inglês, “call-to-action) do anúncio é essencial para esse Funil de Vendas funcionar.

 O CTA mandará o interessado para o WhatsApp, não para a página do produto no e-commerce.

O CTA será “Compre agora pelo nosso WhatsApp”.

5. Venda do produto principal

Lembre-se de que um Funil de Vendas para lojas de produtos físicos não se faz somente com um anúncio. 

Se faz com toda a cadeia, desde a escolha do público até a venda e upsell.

O atendimento será feito por WhatsApp. Cada vendedor consegue falar com no máximo 80 pessoas por dia. 

Se você tiver 800 leads por dia, precisará de 10 vendedores.

O vendedor venderá o salva-gotas, porém…

6. O Maximizador de Lucro do Funil de Vendas para Lojas

… o SEGREDO DO LUCRO desse funil está na venda de um upsell (vender algo a mais) que tenha uma boa margem. 

Neste caso, pode ser uma garrafa de vinho de R$200, por exemplo. 

É o upsell que paga a conta que ficou no prejuízo na 1ª venda. 

Haverá alguns clientes que vão querer comprar só o salva-gotas. Tudo bem. 

O seu cálculo de lucro deve ser feito após, pelo menos 100 vendas de salva-gotas, não depois da venda de 1 salva-gotas.

7. 2ª Venda

Lembre-se de que um Funil de Vendas não é apenas um anúncio.

É um processo desde a escolha do público até a venda recorrente. 

Após a 1ª venda, o vendedor tem o WhatsApp do cliente. Esse contato do cliente agora passa para o COMERCIAL 2. 

Quem bebe vinhos, bebe vinhos. Ou seja, não bebe somente uma garrafa, mas compra continuamente. Isso dá a possibilidade de vendas recorrentes aumentando muito o LTV.

8. “Conrado, mas eu vou perder dinheiro no salva-gotas?”

Vai!

E quanto mais dinheiro você perder no salva-gotas, mais dinheiro vai ganhar no processo como um todo. 

Tanto na venda do upsell do salva-gotas (vendendo a garrafa), quanto na 2ª venda, 3ª venda, 4ª venda etc. 

Coloque seu foco em ganhar no upsell e no LTV, não somente no salva-gotas (aqui o plano é perder dinheiro, mesmo).

9. Pegue um atalho com minha ajuda pessoal

Se quiser que eu, pessoalmente, ajude sua empresa a criar o seu Funil de Vendas Ideal.

Tenho ajudado algumas dezenas de milhares de empresas nos últimos 10 anos e posso ajudar a sua empresa também.

Tenho um treinamento específico para pequenas e médias empresas, intenso, de 4 dias de puro conteúdo aplicável, simples e brutalmente prático, totalmente focado no dono de negócio.

Você pode clicar no banner abaixo e acessar a página oficial e, se tiver interesse, se cadastrar para falar com um de meus consultores.

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