tela de computador com logo do Pinterest

Marketing no Pinterest: como divulgar sua empresa nesta rede social

Se você deseja colocar a sua empresa em um lugar onde as pessoas estão o tempo todo em busca de coisas novas, considere planejar uma estratégia de marketing no Pinterest. Apesar de não ser tão popular como outras redes sociais, a plataforma abriga milhões de usuários e pode fazer a diferença na divulgação e engajamento da sua marca. 

A plataforma de busca visual possibilita que você divulgue produtos, informações e serviços através de fotografias ou vídeos com bastante apelo visual. O conteúdo produzido na plataforma é chamado de pin e ajuda usuários a encontrarem soluções e inspirações sobre os mais variados assuntos. 

Para conhecer os detalhes dessa rede social e como aproveitá-la melhor para divulgar a sua empresa, continue lendo este artigo. 

Pinterest: rede social visual

Primeiramente, vamos explorar qual é a proposta desta rede social, caso você ainda não esteja familiarizado com ela. Cada uma das redes sociais tem um propósito diferente e prioriza publicações de mídias diferentes. 

O Pinterest, por sua vez, é uma rede de busca visual. Os seus usuários buscam por imagens, inspirações e ideias navegando pelo feed ou realizando uma busca ativa. As imagens, que recebem o nome de “pin” na rede, podem ser salvas pelo usuário para consulta futura, em uma biblioteca pessoal (que pode ser pública ou privada). 

Apesar de não ser tão popular quanto Facebook ou Instagram, o Pinterest possui sua relevância como mídia social. A empresa aponta ter 459 milhões de usuários no mundo de faixa etária média de 18 a 34 anos e os brasileiros alcançaram a relevante marca de representar 46 milhões deles.

Mas será que sua empresa deveria considerar uma estratégia de marketing no Pinterest? É isso que veremos no próximo tópico. 

Por que usar o Pinterest em sua estratégia de marketing?

Quando o usuário está navegando pelo Pinterest o que ele deseja é uma ajuda, a solução se algum problema. Seja uma ideia de decoração, uma inspiração para um look, uma sugestão para criar um gráfico, etc. 

Sendo assim, o Pinterest possibilita gerar um conteúdo de valor a este usuário e assim aumentar o reconhecimento da marca. A maior parte das buscas realizadas pelos usuários desconsidera qualquer marca. Isso significa que as pessoas estão lá buscando por alguma solução e dispostas a conhecer novas marcas nesse processo

Além disso, através das ferramentas disponíveis na versão Business do aplicativo, a rede se transforma em uma grande ferramenta de negócios. Ao tentar encontrar uma inspiração, muitos usuários descobrem uma nova marca e tem a possibilidade de conhecer mais sobre ela a partir da plataforma.  

O Pinterest Business

Assim como outras plataformas sociais, o Pinterest disponibiliza uma versão comercial, o Pinterest Business. Através dessa versão, as empresas podem anunciar seus conteúdos e produtos ou serviços, além de ter acesso a ferramentas de análises. 

Se você possui uma conta pessoal pode transformá-la em uma conta comercial através das configurações de conta. Por outro lado, se você criar uma nova conta, já crie na plataforma Business da rede. Veja a seguir os principais recursos desta versão.

Anúncios

Ferramentas para que as empresas patrocinem o seu conteúdo, similar a outras redes sociais. Com o uso dos anúncios ou dos pins promovidos, como é chamado na plataforma, além de despertar a atenção do usuário, possibilita aumentar o reconhecimento da sua marca

Com isso é possível gerar mais tráfego para um site de vendas, por exemplo, e ter benefícios diretos no aumento das vendas. Para realizar anúncios é possível segmentar o público-alvo, bem como, palavras-chaves e orçamento. 

Pins Avançados

O conteúdo produzido para ser publicado na plataforma é chamado de Pin. E as versões comerciais têm a possibilidade de trabalhar com os Pins Avançados ou Rich Pins. Esse tipo de publicação permite um detalhamento com mais informações sobre o conteúdo do que normalmente tem em legendas de Pins comuns. 

São divididos em 4 categorias. Veja a seguir cada uma dessas categorias e o que cada descrição avançada pode conter: 

  • Produto: benefícios, descrição, preço, link de compra;
  • Receita: ingredientes, rendimento, link para modo de preparo;
  • Artigo: título, trecho do conteúdo, autor;
  • Aplicativo: descrição do software e link de instalação.

Análises

A versão comercial do aplicativo fornece um conjunto de números para análises. Através desses números é possível avaliar o desempenho do conteúdo e das ações promovidas, além de ser uma ferramenta para planejamento dos próximos movimentos. 

Dessa forma, por meio das Análises é possível verificar pins salvos, impressões e cliques além do perfil dos usuários que mais engajam com seu conteúdo. 

Shop the Look

Disponível, no momento, apenas para Pins com itens de moda e decoração. Assim, para utilizar em seus pins, ao clicar em uma etiqueta, você pode marcar com um link para compra os itens que compõem a imagem. Dessa forma, estes itens ficarão sinalizados com pontos brancos. Ao clicar nesses pontos o usuário é redirecionado para o link que você cadastrou para efetuar a compra. 

Pincode

O Pincode é uma espécie de QR Code criado pela plataforma para que as marcas possam divulgá-lo em outros canais com o intuito que os clientes ou quase-clientes acessem seu conteúdo no Pinterest. Há a possibilidade de imprimir o Pincode em materiais publicitários ou até mesmo em embalagens de produtos para que o usuário veja modos de utilização. 

Potencialize sua estratégia de marketing no Pinterest

Assim como qualquer estratégia de presença digital, tenha sempre presente que as ações no Pinterest devem ser planejadas e intencionais para que tragam melhores resultados para a sua empresa. 

Por isso, nos itens abaixo, você verá várias dicas para potencializar as suas publicações no Pinterest.  

Produza imagens de qualidade

Como falamos lá no início deste artigo, o Pinterest se caracteriza por ser uma rede social e uma plataforma de busca visual. Por isso, um dos maiores segredos para fazer mais sucesso com os usuários é publicar pins com fotos ou vídeos de apelo visual forte

Você não precisa realizar investimentos em máquinas ou profissionais de fotografia. Com câmera de celulares, que estão cada vez melhores, você consegue produzir um bom material. Você pode melhorar as suas produções ao conhecer técnicas fotográficas de composição, iluminação, etc. Além disso, pesquise e inspire-se em outros pins (mas não copie). 

Quanto mais atrativo for seu vídeo ou sua imagem, maiores as chances de se tornar um Pin popular. E quanto mais popular, melhor é a posição desse conteúdo no ranking de busca do aplicativo.  

Atente a detalhes importantes

Alguns pontos devem ser observados no momento de produzir conteúdos para o Pinterest. Veja abaixo:

  • Formato: utilize o formato vertical para fotos ou vídeos. A rede recomenda a proporção de 2:3 (por exemplo, 1.000 x 1.500 pixels). Não verificar esse detalhe pode fazer o Pin ter uma mau desempenho. 
  • Texto: Você pode adicionar texto para destacar as imagens ou vídeos, mas não em excesso, já que os usuários não estão na rede para leitura e a grande maioria acessa pelo celular. 
  • Marca: Utilize a sua marca (logo) nos Pins publicados, mas não de forma muito chamativa. Sempre priorize o seu produto, mesmo quando produzir um conteúdo que contenha outros elementos. 

Utilize estratégias de SEO

O Pinterest se destaca por seu uma plataforma de busca visual. Por isso, nada mais interessante do que utilizar técnicas de otimização de conteúdo para buscas em seus Pins. Com isso, você irá ajudar a sua publicação a ganhar relevância nas buscas realizadas pelos usuários. 

Apesar de ser uma rede que se baseia em imagens, os textos de títulos, link de destino e descrição tem muita relevância na leitura do algoritmo da plataforma. Utilize de forma estratégica palavras-chaves relacionadas ao seu produto ou seu nicho de atuação. Elas irão ajudar o seu Pin a aparecer nas pesquisas. 

Além disso, também é possível utilizar as hashtags, para categorizar conteúdos e ser encontrado mais facilmente pelos usuários. Capriche no título e na descrição que podem ter, respectivamente, o máximo de 100 e 500 caracteres. Por fim, organize as pastas de conteúdos também com palavras-chaves relevantes – assim serão mais facilmente encontradas pelos usuários. 

Poste pins com regularidade

O Pinterest prioriza perfis e pastas com mais quantidade e relevância de Pins. Por isso, tente manter uma certa frequência e procure não criar diversas pastas com poucos Pins nelas. A plataforma entende que não é muito relevante pastas com poucos Pins. 

Foi possível perceber, neste artigo, como delinear uma estratégia de marketing no Pinterest pode ser uma ótima oportunidade para divulgar a sua marca e produtos, além de ser mais um canal para a presença digital da sua empresa? 

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