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Como ter previsibilidade no seu negócio

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Previsibilidade no negócio

O retorno da sua empresa tem que ser previsível. É a previsibilidade no seu negócio que irá garantir um crescimento sustentável e constante. 

Imagine que em um mês você investe 1000 reais e voltam 3 mil. Ai, no outro mês, eu invisto 1000 reais e volta 100 reais e em outro mês eu invisto os mesmos mil e 

voltam 10 mil.

Você está em uma montanha russa, não em um negócio. 

Se você não sabe o quanto o seu investimento irá te retornar, você terá medo de investir. 

Por isso, você DEVE mensurar, caso contrário seu negócio será incerto. O método pressupõe mensuração. Se não tiver mensuração, você não irá crescer.

Muitos empresários acabam deixando de lado a mensuração, por falta de tempo, conhecimento ou qualquer outro argumento. Mas é somente olhando os números e tendo DOMÍNIO sobre eles, que você conseguirá previsibilidade no seu negócio.

Vou passar aqui algumas dicas de como fazer isso:

O retorno sobre o seu investimento

O funil de vendas é um processo, portanto, é passível de melhoria constante. Melhorando um funil de vendas, você melhora o seu resultado continuamente, ficando cada vez mais previsível e lucrativo, mesmo que comece com uma performance ruim.

Para exemplificar, vou usar um funil simples:

  • Anúncio para atrair o público anônimo pagador
  • Você consegue os contatos em uma página de cadastro
  • Seu vendedor liga para os contatos para conversar com cada lead
  • O lead solicita um orçamento
  • Uma parte dos orçamentos solicitados se transformam em vendas fechadas

Aqui, é importante você entender (pelo menos) as seguintes métricas:

  1. Qual foi o PERCENTUAL de uma etapa em relação a outra
  2. Qual foi o CUSTO do cliente, etapa por etapa.

Leia também: os 3 tipos de lucro no seu Funil de Vendas

Por exemplo:

Se eu investi R $1.000, tive 500 cliques na minha página e gerei 200 leads.

Logo, eu tive 40% de conversão dos cliques em leads, e paguei R $5 por lead (CPL).

Desses, 150 conversaram com meu vendedor e 45 orçamentos foram solicitados. Logo, a conversão das conversas em pedidos de orçamento foi de 30%, e eu paguei R $25 por cada pedido de orçamento.

Por mim, desses orçamentos, eu fiz 4 vendas. 

Ou seja, minha conversão de orçamentos enviados para vendas fechadas foi de 10%.

E eu paguei R $250 por venda (CAC).

Vamos supor que meu produto tenha um Ticket Médio de R $1.000.

Minha RECEITA foi de R $4.000 (4 vendas x R $1.000 ticket médio).

Meu LUCRO POR VENDA foi R $750 (R $1.000 ticket médio – R $250 CAC).

E meu LUCRO TOTAL foi de R $3.000 (R $4.000 receita – R $1.000 investimento).

Você precisa ter esses números planilhados, visíveis, sempre à mão, e analisá-los sempre para entender onde está a previsibilidade de seu negócio.

E aí, dar o próximo passo.

O que gerou dinheiro? Analise o que deu certo e o que deu errado

Você deve saber qual foi o retorno sobre o investimento na mídia. Depois é preciso analisar o que deu certo: imagem, foco, texto, público. 

Quanto esse anúncio/mídia gerou de dinheiro? É preciso analisar o que não deu certo no que trouxe menos dinheiro e, assim, você aprende e aplica nos próximos.

Quando você separa seus números por canal de vendas, você consegue observar qual canal te gera mais LUCRO, ou seja, dinheiro no caixa e no bolso.

De repente, para o seu negócio, o Facebook esteja gerando mais LEADS (contatos para o seu comercial).

Mas são os contatos do Google que se convertem mais em VENDA, ou seja, são mais qualificados.

No fim, mesmo tendo investido a mesma coisa no Facebook e no Google e a primeira rede ter entregado mais contatos, foi a segunda mídia que trouxe mais dinheiro para dentro. 

Para ter previsibilidade no seu negócio, mensure

Estou correndo o risco de parecer redundante aqui, mas é  porque isso é realmente vital para a previsibilidade do seu negócio: mensuração. 

Você deve mensurar seus resultados, essa é a chave para crescer. 

Com a mensuração você irá saber quanto deve investir, onde e o quanto terá de retorno. 

É dessa forma que você cresce. 

Como trazer clareza para os números da sua empresa de forma simples

Está claro que, sem ter clareza de seus números, dificilmente você conseguirá ter previsibilidade no seu negócio e crescer de forma sustentável. 

Ajudar empresários donos de pequenas e médias empresas a DOMINAR seus números, a terem mais lucro, através de um sistema de marketing e vendas eficaz, é o que eu faço há mais de 25 anos, em meu treinamento on-line de 4 dias – a Imersão 8Ps.

(Para você ter uma ideia: existe um capítulo inteiro apenas sobre indicadores no Black Book, o livro em capa dura de 420 páginas coloridas que cada empresário recebe em casa, e que eu uso como base para este treinamento).

Trata-se de um treinamento intenso, de 4 dias de puro conteúdo aplicável, simples e brutalmente prático, totalmente focado no dono de negócio.

Você pode clicar no banner abaixo e acessar a página oficial e, se tiver interesse, se cadastrar para falar com um de meus consultores.

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