Aumente a retenção de clientes a partir de uma régua de relacionamento

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Imã que simboliza a retenção de clientes

Ter uma régua de relacionamento em sua empresa é uma importante ferramenta para aumentar a retenção de clientes. E, como você já deve saber, manter o relacionamento com o cliente traz muitos benefícios para um negócio. 

Muitas vezes, as empresas acabam deixando de lado o cliente após a compra e, com isso, precisando se esforçar muito mais para conquistar novos clientes, enfrentando a concorrência. 

Por isso, neste artigo você entenderá por que, afinal, a retenção é tão vantajosa na relação com os clientes e como uma régua de relacionamento pode ajudar a sua empresa a reter mais clientes. 

A retenção de clientes é importante para seu negócio

Se o índice de retenção de clientes no seu negócio não anda muito alto, é bom ficar atento. Reter clientes, ou seja, mantê-los como fiéis compradores da sua marca é muito mais do que a resposta de que sua entrega é boa. Quanto mais você conseguir se relacionar com seus clientes, mais vendas com maior lucro irão acontecer.

Se você não entendeu o porquê, irei explicar: as vendas que você faz para um cliente que já comprou de você são muito mais lucrativas, uma vez que não precisam do investimento para a aquisição do cliente – CAC

Por isso que, estimular que o cliente permaneça comprando na sua empresa é bastante importante. Além disso, um erro que muitas empresas cometem é, depois que venderam, praticamente se “livrar” do cliente. Os clientes são o ativo mais importante de um negócio. Assim, esforços para manter como cliente quem já comprou de você é importante. Até porque, conquistar novos clientes é mais difícil do que manter um cliente. 

O que é essencial para a retenção de clientes

Ainda neste artigo iremos abordar a estratégia da régua de relacionamento, importante técnica para auxiliar na retenção de clientes. Mas, antes disso, vamos ver alguns itens essenciais para que os clientes queiram voltar à sua empresa.

Preze pela excelência

De nada adianta falarmos de estratégias de retenção quando um atendimento é falho ou quando o próprio produto deixa a desejar. É fundamental que seu negócio tenha como premissa a excelência naquilo que faz. A entrega como um todo, sendo um produto ou serviço, deverá superar as expectativas dos clientes. 

Mostre disponibilidade

Tente ao máximo se adaptar às necessidades dos clientes. Antes de impor barreiras por questões operacionais da sua empresa, reflita sobre a viabilidade real de atender alguma necessidade específica. Esta ação mostrará a empatia da empresa em relação aos seus clientes.  

Humanize e personalize

Lembre-se que clientes são pessoas, assim como as pessoas que fazem parte de um negócio. Dessa forma, oportunize que o lado humano das relações comerciais se manifeste. Atente para que a equipe personalize as abordagens, utilize o nome do cliente e saiba o histórico dele (o que nos leva ao próximo tópico). 

Gerencie os dados

A desorganização é inimiga da retenção de clientes. Em um ambiente que não há controle é muito complexo ter domínio do histórico do cliente e até de pendências que podem haver. Por isso, utilize software para gerenciar o relacionamento com o seu cliente

Crie uma régua de relacionamento para reter clientes

Uma régua de relacionamento, assim como o próprio nome sugere, são ações padronizadas com o objetivo de manter o relacionamento com o cliente. Entretanto, muito mais do que se manter próximo ao cliente, uma régua de relacionamento também pode ter o papel de acompanhar o cliente ao longo de sua jornada pelo funil de vendas e escada de produtos da sua empresa. 

A régua de relacionamento possibilita que sua empresa aborde o cliente em momentos oportunos e também de forma estratégica. Ou seja, através da régua de relacionamento cria-se pontos de contato na jornada do cliente para criar oportunidades de vendas recorrentes. 

Para isso, utilize estratégias de pós-venda. Verifique como tem sido a experiência do cliente em relação ao produto ou serviço adquirido. Faça contatos periódicos (uma vez ao mês, por exemplo) para avaliar e/ou sugerir pontos relacionados a sua solução. Transforme esse momento de contato em um processo consultivo, onde a equipe comercial tem um papel de ajudar o cliente. 

Outra possibilidade é também criar ações específicas de relacionamento com um grupo de clientes de 1ª compra. É o que veremos no próximo tópico.

Como trazer clientes de volta

No vídeo abaixo, uma aluna de um dos meus treinamentos, proprietária de uma escola de estética, tinha como desafio criar uma estratégia para trazer alunas de volta para seu negócio. Confira no vídeo uma técnica para voltar a fazer vendas para clientes de 1ª compra. 

Através desse conteúdo foi possível ter ideias e entender como a retenção de clientes é importante para o crescimento de uma empresa. Para ver mais informações sobre marketing e vendas, acompanhe as postagens do blog.

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