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Marketing no TikTok: descubra como sua empresa pode usar essa rede social

Alinhar o TikTok ao marketing da empresa pode aumentar a visibilidade da marca e atrair um novo público consumidor. O TikTok tem chamado a atenção pela velocidade em conquistar muitos usuários em todo o mundo. Aqui no Brasil não é diferente. 

A rede social está indo muito além das famosas “dancinhas” e despertando a atenção das empresas. Por se tratar de uma rede relativamente nova, há diversas dúvidas sobre como trabalhar no TikTok estratégias de marketing. 

Neste artigo você vai entender mais sobre a plataforma, como ela funciona e o que é eficaz para chamar a atenção da audiência que existe por lá. Acompanhe os próximos parágrafos para ficar por dentro e avaliar como sua empresa pode aproveitar o TikTok em suas táticas de marketing.

O que é o TikTok?

Possivelmente você já tenha visto a logomarca do TikTok em propagandas de TV e vídeos que viralizam pela internet. O TikTok é um aplicativo, disponível para IOS e Android,  que possibilita a criação e o compartilhamento de vídeos. Foi criado em 2016, na China. No ano seguinte já estava presente em outros países. 

Essas estatísticas sobre o TikTok, apontam que atualmente a rede conta com 1,1 bilhões de usuários e está disponível em mais de 154 países. No último ano, o TikTok foi o aplicativo mais baixado do mundo, deixando para trás outras redes sociais populares, como Facebook e Instagram. 

Com esses dados, podemos perceber que a rede social está com o crescimento em alta. E engana-se quem pensa que apenas adolescentes fazem parte da rede. Mais de 45% dos usuários estão na faixa etária de 20 a 39 anos. Usuários até 19 anos representam 32,5%.

O TikTok se mostrou uma poderosa ferramenta de entretenimento. Possibilita a qualquer usuário criar pequenos e criativos vídeos, com filtros, efeitos e músicas, de forma descomplicada.

Por que sua empresa deveria estar no TikTok?

Os dados que vimos acima nos evidenciam o crescimento exponencial dessa rede social. Isso tudo significa que há muitas pessoas usando o aplicativo e conquistar mais visibilidade é importante para qualquer empresa

A popularidade do TikTok vem crescendo e, com isso, também vem aumentando o interesse de marcas em realizar ações na rede. Mas, ações de marketing no aplicativo ainda estão iniciando e há bastante desconhecimento sobre o assunto. 

Entretanto, assim como o Facebook e Instagram que eram territórios desconhecidos, mas que atualmente grande parte das empresas têm estratégias de marketing por lá, tudo indica que estamos diante de uma nova possibilidade de criar oportunidades de negócio. 

Um relatório aponta que os usuários passam em média 52 minutos por dia navegando no TikTok. Quanto mais baixa a faixa etária, mais tempo o usuário passa na rede, conforme o mesmo relatório. 

Veja algumas marcas que estão apostando em estratégias de marketing no TikTok

A estratégia por trás dessa rede social pode ser um pouco diferente, pois seu produto não necessariamente é o ponto central. Os maiores cases de sucesso de marcas nessa rede apostam em conteúdos únicos e criativos. 

Veja a seguir alguns exemplos:

  • The Washington Post: apesar de se tratar de um veículo de comunicação sério e respeitado mundialmente, no TikTok apostou em um jornalismo descomplicado e bem humorado.
  • Quinto Andar: a imobiliária digital aposta em conteúdos que relatam os perrengues e dificuldades de alugar um imóvel e como a plataforma oferece um serviço descomplicado. Tudo de forma divertida. 
  • Amaro: a marca de roupas criou um desafio da hashtag na rede para que os usuários fizessem vídeos com o aúdio oficial da campanha criando looks com as roupas da marca. Os mais criativos foram selecionados para co-criar uma nova coleção da empresa.  

Veja que as possibilidades são muitas para criar conteúdo nessa rede. O importante é que as ações façam sentido para o seu público alvo. 

Como funciona o TikTok?

Na tela inicial, o TikTok elege para aparecer no feed do usuário vídeos, baseado nas atividades e preferências dele na rede. Para produzir o seu conteúdo, o usuário grava vídeos de até 3 minutos. Essas gravações podem ser editadas incluindo efeitos e trilhas sonoras. Os outros usuários, assim como nas demais redes sociais, podem curtir, comentar e compartilhar o vídeo, bem como seguir perfis.  

O que mais funciona nessa rede são “conteúdos virais”, ou seja: desdobramentos de tendências fáceis de serem replicados. Tudo isso sempre com originalidade e simplicidade. Não exige, então, super produções. 

A maior parte dos vídeos produzidos pelos usuários são feitos em cenários caseiros. E os conteúdos produzidos pelas marcas não são diferentes. As empresas que querem utilizar a rede precisam de uma boa estratégia de conteúdo, que faça sentido com a proposta da rede e para seu público alvo. 

TikTok for Business

A página dedicada para as marcas criarem campanhas e realizarem anúncios foi recentemente liberada no Brasil. A plataforma é bastante similar às plataformas de outras redes e bastante intuitiva. 

Não necessariamente todos os tipos de anúncios estão disponíveis na plataforma. Em alguns tipos, pode ser necessário contatar a empresa para realizar o anúncio. Veja no tópico a seguir os formatos de anúncios que existem no TikTok.  

Formatos de anúncios no TikTok

Desafio da Hashtag

Se caracteriza por um desafio proposto pelas marcas e também por influenciadores que chamam usuários para que reproduzam tal desafio, seguindo determinadas regras. As marcas costumam premiar os usuários que se destacam.

É uma importante ferramenta para marcas viralizarem conteúdo, com vários usuários falando e engajando com aquele perfil. Um bom desafio deve chamar a atenção e despertar o desejo do usuário em participar e criar seu vídeo. Por isso, criatividade e alinhamento com a estratégia de comunicação é importante. 

Fazer parcerias com influenciadores pode ajudar a viralizar o desafio ainda mais. 

Anúncios In-Feed

Formato parecido aos anúncios que aparecem entre os stories do Instagram. Os anúncios in-feed do TikTok são anúncios que aparecem na seção “Para você” entre os demais vídeos.

São vídeos bastante curtos (9 a 15 segundos) que possibilitam incluir uma chamada para ação (CTA – call to action). Ou seja, você pode direcionar o usuário para um link do e-commerce, do site da sua empresa, para uma landing page, para baixar um aplicativo ou onde mais seja estrategicamente interessante. 

O usuário pode passar o anúncio e ir para outro vídeo que está em seu feed. Por isso é importante prender a atenção nos primeiros segundos do seu anúncio. 

Aquisição de marca

Esse tipo de anúncio, também chamado de Brand Takeover, são janelas pop-up que aparecem quando o usuário abre o aplicativo. A plataforma garante que o usuário não veja mais de um anúncio de brand takeover por dia. 

É uma categoria de anúncio mais cara e que para quem está começando ou é um pequeno negócio, pode não ser o mais indicado. 

Efeitos de marca

Similar aos filtros no Instagram, possibilita que empresas criem efeitos e filtros personalizados e os disponibilizem gratuitamente aos usuários. É uma forma de anúncio bastante tímida, mas que aumenta o engajamento com a marca. 

Top View

Muito similar ao formato de aquisição de marca. Entretanto, esse anúncio, que pode ser em vídeos de até 60 segundos, não aparece assim que o usuário entra no aplicativo. No caso do Top View, o vídeo surge após 3 segundos

Primeiros passos no TikTok

A presença da sua marca no TikTok pode ir além dos anúncios. A plataforma funciona de forma parecida às demais redes sociais em relação a baixar o aplicativo e criar uma conta. Nos próximos tópicos você vai saber como dar os primeiros passos na rede e o que mais funciona na estratégia de conteúdo.

1. Crie sua conta corporativa e escreva sua bio 

O aplicativo está disponível nas lojas de aplicativos dos sistemas IOS e Android. Você pode baixá-lo gratuitamente e criar seu usuário. Depois disso, você precisará alterar esse usuário para um perfil corporativo. Vá no seu perfil, acesse as configurações e selecione Gerenciar Conta. Selecione a opção “Trocar para Conta Corporativa”.

Descreva a marca em sua bio. Lembre-se que quando o usuário chegar lá, essas serão as primeiras informações que ele verá da sua empresa. Descreva o que você faz, mas use poucas palavras para isso. É possível adotar emojis para deixar a comunicação mais divertida. 

Coloque o link do site da sua empresa ou da plataforma de e-commerce. Isso pode direcionar tráfego para seu site. 

2. Business Creative Hub

Você já sabe que conteúdo viral e as tendências são o que gera mais impacto no TikTok. Por isso, pensando em auxiliar as empresas a entenderem justamente o que é uma tendência no momento, o TikTok criou o Business Creative Hub

A ideia é que os proprietários de contas corporativas possam explorar o que está mais em alta na rede de forma geral e local. Neste hub há duas divisões: 

  • Business Content Guide: orientações de configurações, conteúdo, enredo, dicas de postagens e etc. 
  • Video Showcase: mostra vídeos que são tendências e os que geram mais engajamento, tanto em contas comerciais como as de usuários em geral. 

Assim, no Business Creative Hub, você poderá se inspirar e ver o que mais tem alcançado relevância na rede, inclusive na região de atuação da sua empresa. É também uma efetiva forma de verificar os que contas comerciais tem feito e que geram resultados. 

3.  Invista em originalidade e impacte os usuários

Assim como em qualquer outra rede social, caso o usuário não ache o conteúdo da postagem interessante, ele passa para o vídeo seguinte. Impactar e despertar o interesse dele é fundamental quando você estiver planejando um vídeo.

Além disso, a maior parte do público do TikTok é mais jovem. Crie vídeos com uma estética mais descolada e que crie curiosidade e que converse com a sua audiência. 

4. Potencialize seus conteúdos com as Hashtags 

As hashtags tem grande importância nesta rede social. Se destacar e ser visto entre milhares de conteúdos postados diariamente no TikTok pode não ser uma tarefa fácil. Por isso, fazer uso das hashtags é interessante.

Hashtags (termos ou palavras-chaves antecedidas do símbolo #) são formas de categorizar conteúdos, amplamente usadas em todas as redes sociais. Elas auxiliam o usuário a encontrar publicações de determinado assunto. Dessa forma, se sua empresa usar nas publicações hashtags em alta na rede, as chances da publicação ser vista por mais usuários, ganhar likes e seguidores são grandes. 

Você pode analisar o seu nicho de atuação para saber as hashtags que estão em alta, bem como analisar o que concorrentes utilizam. Outra forma de usar hashtags para impulsionar o conteúdo é o Desafio da Hashtag, que vimos acima, na parte de anúncios do TikTok for Business.

5. Fique de olho na trilha sonora 

Um vídeo sem música ao fundo não desperta tanto interesse. Então fique atento a escolha da trilha sonora dos vídeos. As músicas podem ser adicionadas no próprio aplicativo de forma bastante prática. É também possível apostar em trilhas sonoras próprias. É importante que a música tenha relação com a proposta da sua marca e se conecte com a mensagem do vídeo. 

Além disso, os sons possuem um papel muito importante no TikTok. Músicas e áudios viralizam de forma exponencial e pegar “carona” na onda dos sons mais virais, as chances da sua publicação alcançar mais pessoas é muito maior. Dessa forma, assim como utilizar hashtags que estão em alta, acompanhe as músicas e áudios em alta. Entretanto, tenha presente que tudo que é viral hoje, daqui a poucos dias não será mais. É uma rede muito dinâmica. 

Assim como em qualquer outra rede social, a presença da sua empresa precisa ser planejada e estratégica. Se você percebe potencial nessa ferramenta para o seu negócio, comece a dar os primeiros passos agora. Há muitas possibilidades de criar conteúdo por lá e um público gigantesco para criar relacionamento.  

Se ainda não se sente seguro para realizar anúncios, teste todas essas práticas no perfil da sua marca TikTok. Assim, você se familiariza com a dinâmica da rede e principalmente com o que mais funciona para sua audiência. 

Aprenda mais sobre estratégias de marketing e vendas para pequenas empresas acompanhado as postagens do blog.

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