7 dicas infalíveis de como aumentar a produtividade da equipe

Provavelmente não existe um líder de equipe que deixaria passar a oportunidade de trabalhar de forma mais produtiva. O problema é que isso está ligado a outro fator igualmente complicado: motivar os funcionários. Então, como aumentar a produtividade da equipe se ela estiver desmotivada?

Cobrar eficiência de colaboradores desmotivados pode soar como exploração. Em vez de fazer mais com menos tempo, é possível que a equipe trabalhe em ritmo ainda mais lento. É por isso que as empresas buscam tanto a produtividade, mas não conseguem alcançá-la.

Em vez de se concentrar apenas em ferramentas e processos que diminuem o tempo, é hora de focar na boa gestão da equipe. Para isso, veja 7 dicas infalíveis que vão dar um salto na produtividade do seu time!

1. Ensine

É muito comum ouvir alguém dizer que não gosta de ensinar a um colaborador alguma atividade. A justificativa para essa ação é que a pessoa vai demorar para aprender e isso vai exigir muito tempo.

No entanto, esse é um grande erro quando pensamos em produtividade. Um funcionário só vai ser produtivo depois que ele realmente souber fazer um trabalho. Não ensinar é o mesmo que tentar abraçar o mundo. Ninguém consegue fazer tudo sozinho.

Por isso, tire tempo para ensinar os seus colaboradores a executarem as suas atividades. Em pouco tempo, a sua equipe vai se tornar mais produtiva.

2. Seja claro

A clareza na comunicação entre você e seus colaboradores é sempre muito importante. É ela que vai ajudá-los a evitar os erros que podem acontecer dentro da empresa. Por isso, não deixe nada nas entrelinhas e não presuma que seus funcionários sabem algo que você não disse.

Seja sempre educado, gentil e claro. Isso vai fazer com que os seus colaboradores se sintam à vontade para contar com você e saibam exatamente o que precisa ser feito e quando.

3. Peça opiniões

Há quem pense que um líder precisa saber de tudo ou que não há motivos para consultar as opiniões dos subordinados. Essas duas ideias estão muito erradas.

Pedir a opinião dos seus liderados vai fazer com que eles o respeitem e ainda se sintam valorizados por ter voz ativa no trabalho do dia a dia. Dessa forma, será mais fácil conseguir que a equipe trabalhe pelos objetivos com maior produtividade.

Além disso, não podemos ignorar o aspecto prático do assunto: você, como líder, precisa enxergar as situações como um todo. Mas em alguns momentos, seus colaboradores saberão mais sobre como lidar com um problema específico. Ouvi-los pode reduzir o tempo e os custos de uma tarefa ou projeto.

4. Estabeleça metas

Sem metas é impossível conseguir mais produtividade. Por isso, é importante que você, junto com a sua equipe, consiga estabelecer alvos realistas, mas ambiciosos.

A colaboração de todos será fundamental não só para definir metas mais inteligentes e tangíveis, mas também para manter todos focados e motivados no mesmo objetivo.

Suas metas precisam seguir o método conhecido como SMART, que significa:

  • specific (específicas) — não adianta ter metas muito vagas. Seja claro no que pretende alcançar;
  • measurable (mensuráveis) — é preciso medir o seu progresso o tempo todo para saber o quanto a sua equipe está perto de alcançar a meta;
  • attainable (tangíveis) — não adianta ter uma meta impossível. Defina algo realista, que pode ser conquistado com bastante trabalho;
  • relevant (relevantes) — metas boas são relevantes para o sucesso do seu negócio. Então, pense em objetivos que trarão lucro ao negócio;
  • time bound (temporal) — isso significa que você precisa de um prazo bem definido desde o início. Metas sem prazo são apenas desejos e não ajudam na produtividade.

5. Simplifique os processos

Complicação gera confusão. Confusão causa conflito. Conflitos desmotivam. Por isso, simplifique ao máximo os processos internos da sua equipe, isso vai remover as chances de atrito.

Além disso, não é preciso raciocinar muito para entender que processos mais simples levam menos tempo para serem realizados. Por conta disso, eles facilitam muito a realização de mais tarefas em um período menor. Mas que tipo de processos é possível simplificar?

Uma boa atitude é dar autonomia à equipe. Em vez de exigir que tudo passe pela sua aprovação, deixe que os seus liderados tomem decisões por conta própria.

6. Forneça feedbacks em tempo real

Muitos líderes falham em tirar o melhor de seus colaboradores porque não se comunicam com eles como deveriam. Dar feedback precisa ser visto como parte do treinamento, o que significa elogiar seus liderados pelos acertos, mas também os corrigir pelos erros.

Feedbacks positivos são importantes porque encorajam e servem para reforçar o valor de cada membro para o bom desempenho coletivo da equipe. Além disso, quando elogios fazem parte da rotina, os funcionários vão achar mais fácil receber críticas construtivas, quando necessário.

Por outro lado, lembre-se do ditado: “elogie em público, critique em particular”. Não aponte erros na frente de outros, converse pessoalmente, com tato, com cada colaborador.

7. Faça a distribuição das tarefas

Delegar bem as tarefas de acordo com as habilidades e preferências de cada membro da sua equipe fará toda a diferença. Um líder muito centralizador mostra falta de confiança no trabalho dos colaboradores, e isso desmotiva.

Por outro lado, dividir bem as atividades e colocar cada um no que sabe fazer de melhor faz a equipe ganhar tempo, trabalhar com mais qualidade e de forma colaborativa.

Apesar disso, é importante também que você fique atento às oportunidades de desafiar seus colaboradores, e isso envolve tirá-los da zona de conforto de vez em quando. Por isso, não dê apenas tarefas que cada um já domina muito bem. Ofereça novos desafios que os ajudarão a crescer como profissionais.

Entendeu como aumentar a produtividade da equipe? Não se trata só de usar as melhores ferramentas, mas de criar o melhor ambiente possível de trabalho. A boa gestão deve sempre ser usada para motivar e capacitar. O resultado disso é incomparável em termos de produtividade.

Gostou de conhecer as 7 dicas infalíveis de como aumentar a produtividade da equipe? Já coloca alguma delas em prática na sua empresa? Comente no post!