Confira estas 9 características de um empreendedor de sucesso

Incerteza. Essa é uma palavra que você precisa conhecer bem se tem o desejo de empreender. A vida de quem quer causar impacto é cheia de elementos que fogem ao controle. Mas como lidar com isso sem perder o equilíbrio?

O segredo está no seu comportamento. Há quem pense que criar um negócio depende de sorte ou habilidades naturais. Mas a verdade é que as características de um empreendedor bem-sucedido podem (e devem) ser desenvolvidas.

E o primeiro passo para aprimorar suas habilidades é conhecer quais são as principais características que precisa adquirir. Neste artigo, vamos te mostrar 9 delas, e por que cada uma é tão importante.

1. Iniciativa

Um empreendedor de sucesso precisa ser uma pessoa com iniciativa. Ele não pode ficar esperando que os resultados aconteçam sem ter ido atrás.

Por isso, é importante que ele consiga criar novas oportunidades de negócios. Assim, deve ir atrás de novos serviços e/ou produtos que possam resolver as dores do seu cliente.

Essa é uma das características de um empreendedor que vai ajudá-lo a ganhar mais visibilidade no mercado. As pessoas reconhecerão a empresa como referência e passarão a ver a capacidade de solucionar os seus problemas.

2. Visão estratégica

Dentro de uma empresa há muito trabalho a ser feito. Por isso, é preciso pensar de modo estratégico. A organização das tarefas precisa ser feita de modo objetivo e os prazos para a execução de cada atividade devem ser definidos.

Assim, será possível que o empreendedor consiga enfrentar os desafios do seu dia a dia sem grandes dificuldades. Isso também vai permitir a adequação dos seus planos de acordo com as mudanças que ocorrem no mercado.

Além disso, essa característica de um empreendedor vai ajudá-lo a considerar o momento para cada ação. Ele vai agir por etapas e acompanhar os resultados para ver o que está bom e o que precisa de melhoria.

3. Autoconfiança

É muito difícil trabalhar com uma pessoa que não tem autoconfiança. Isso por que ela não terá a segurança necessária para tomar as decisões importantes. Vai sempre depender de outros para resolver as questões do empreendimento.

Por isso, é fundamental que um empreendedor confie nas opiniões que tem, mais do que nas das outras pessoas. Além disso, também precisa ser otimista e ter determinação. Isso vai transmitir confiança na sua capacidade e na do seu time.

4. Liderança

Ser um chefe é diferente de ser um líder. Um chefe apenas manda que seus colaboradores façam algo. Os líderes mostram pelo seu exemplo como as coisas precisam acontecer e motivam toda a equipe a seguir os seus passos.

Essa característica é muito importante em um empreendedor. É ela que vai determinar a motivação com que a sua equipe executa as atividades diárias. Afinal, por ser um bom líder, o ambiente da sua empresa será agradável e o seu time mais produtivo.

5. Perseverança

Como você já sabe, nada vem de uma hora para a outra. É preciso enfrentar os obstáculos e lidar bem com as adversidades para conseguir ser bem-sucedido.

Por isso, o empreendedor precisa ser perseverante, ou seja, não desistir na primeira dificuldade que surgir. É necessário aproveitar esses momentos para reavaliar o seu planejamento e se esforçar para atingir os objetivos.

A perseverança vai estar presente em todas as suas atividades no dia a dia, até mesmo no modo como você decidiu lidar com os seus clientes.

É preciso tentar conversar com um prospectivo cliente até que você tenha uma decisão final dele (sim ou não para a sua proposta comercial). Enquanto você não tiver, mostre como a sua empresa pode resolver o problema dele. Isso pode fazer toda a diferença no seu negócio.

6. Autoconhecimento

O autoconhecimento, assim como a palavra sugere, é o conhecimento que você tem de si mesmo. É por meio dele que é possível definir onde realmente se quer chegar e quais são as suas motivações para isso.

Essa característica ajuda você, empreendedor, a conquistar os seus sonhos. Por meio do autoconhecimento, poderá desenvolver planos estratégicos de como lidar com situações difíceis sem que isso afete a sua produtividade.

7. Inteligência emocional

Infelizmente, nada é perfeito. Errar, em algum momento, é inevitável. Mas, como você lida com os seus erros ou com os erros de outros? Saber corrigir essas questões faz parte da inteligência emocional.

Mesmo diante de uma decisão equivocada você pode aprender no mínimo uma coisa: que aquele caminho não é o certo e outra coisa deve ser feita. Mas, para reconhecer isso e seguir em frente, é preciso conseguir lidar com as emoções e não deixar que essa situação afete o seu desempenho.

8. Habilidade de criar uma boa rede de contatos

Cada vez mais, o mercado exige que os empreendedores criem uma rede de contatos satisfatória. É por meio dela que você conhece novos clientes, fornecedores e parceiros de trabalho.

Por isso, é importante saber criar um bom relacionamento com outros. Lembre-se de pensar em como influenciar e persuadir as pessoas a querer fazer parte da sua rede de contatos. Isso vai ajudá-lo a atingir os seus objetivos. Participar de eventos e cursos é uma excelente oportunidade de começar.

9. Comprometimento

O comprometimento é uma das características de um empreendedor que envolve um esforço e até mesmo alguns sacrifícios pessoais. Essa atitude é um modo de você trazer para si a responsabilidade das suas ações. Seja ela boa ou ruim.

O seu relacionamento com os clientes deve estar acima de algumas das suas necessidades. Pense, por exemplo, em quantas vezes você entregou o seu serviço no prazo para o cliente, apesar de grandes desafios. Isso tudo faz parte do seu comprometimento com os resultados e é uma parte essencial do perfil de quem está empreendendo.

As principais características de um empreendedor de sucesso se baseiam em aprendizado e prática, não em habilidades naturais. Fuja do senso comum, de que a sua personalidade não pode mudar. É justamente a capacidade de se transformar que dá vida aos grandes empreendedores.

Gostou de conhecer essas 9 dicas de um empreendedor de sucesso? Quer continuar lendo posts de qualidade como este? Veja agora como usar gatilhos mentais estrategicamente!