Método 8Ps do Marketing Digital: entenda aqui!

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Método 8Ps do Marketing Digital

Muitos empresários têm enfrentado a crise que atingiu negativamente os negócios. Com isso, eles têm percebido que precisam encontrar novas formas de melhorar as suas vendas. É no ambiente virtual que eles têm encontrado a solução para o seu problema, com o método 8Ps do marketing digital.

Esse método foi desenvolvido por Conrado Adolpho para adequar o marketing à internet com base nas mudanças de hábitos de consumo dos clientes. Ele apresenta passos práticos para as empresas se destacarem da concorrência e aumentarem seu faturamento.

Se você ainda não sabe o que são os 8Ps de marketing digital, então continue acompanhando a leitura e entenda como funciona esse método e como ele pode ser aplicado na sua empresa.

Pesquisa

Hoje em dia, os consumidores estão buscando mais por informações antes de comprar um produto ou contratar um serviço. Descobrir e conhecer bem os consumidores é essencial para qualquer negócio.

Afinal, só sabendo quem são eles e quais são as suas necessidades que a sua empresa será capaz de oferecer a melhor solução. Na internet, com as ferramentas online, fica mais fácil pesquisar os hábitos de consumo para descobrir quem é o seu público-alvo.

Existem diversas formas de pesquisar: você pode utilizar questionários disponibilizados nas redes sociais ou enviados por e-mails; pode pesquisar as palavras-chave mais buscadas no Google. Com essas informações, você será capaz de desenhar a persona do seu negócio.

Planejamento

Com os dados coletados em sua pesquisa, fica mais fácil traçar um planejamento de marketing digital. Nesse momento, você deve responder algumas perguntas: quais são as necessidades dos seus consumidores? O que eles buscam? Quais tipos de conteúdo atenderão a essas necessidades? Como chegarão até eles?

Utilizando a sua pesquisa como guia, você deve definir quais são os canais de comunicação. Pode ser redes sociais, site, blog ou e-mail marketing. É essencial definir o tipo de conteúdo que você abordará com cada um dos seus potenciais clientes e os atuais também.

É importante também definir quais são os objetivos e as metas a serem atingidas, bem como quais serão as métricas utilizadas para avaliar o desempenho das ações. Não se esqueça de definir um cronograma com todos os passos.

Produção

Após definir o que será feito, está na hora de começar a colocar em prática. Você terá um site ou um blog? Então precisa contratar um profissional para criá-lo. Já se você for produzir conteúdos para o blog, precisa ter acesso a ferramentas de SEO e de análise de dados.

Quando você for anunciar um produto ou serviço, deve dominar as ferramentas de Facebook Ads e Google Adwords. Como vimos, a produção diz respeito às estruturas, tecnologias e estratégias de comunicação que tornam o marketing digital viável.

Ao produzir seus conteúdos, seja para as redes sociais ou blogs, aborde assuntos que estão relacionados ao seu negócio. Na internet, você encontra diversas ferramentas que facilitam essa etapa de produção, como o Google Keyword Planner.

Publicação

Ao publicar suas campanhas ou conteúdos, você não deve apenas pensar em publicá-los: também deve preocupar-se em fazer com que eles se destaquem. É dessa maneira que você atrairá mais clientes para o seu negócio.

Então foque a sua atenção nas estratégias de marketing de conteúdo para aparecer no topo dos resultados do Google. Para tanto, suas publicações devem ter um conteúdo que seja útil e relevante para a persona.

Um dos caminhos apontados é a adoção de estratégias de Search Engine Optimization (SEO), que considera os seguintes aspectos técnicos: usar subtítulos, negritos em informações importantes, links internos nos textos e nomear as fotos com os títulos relacionados ao conteúdo do blog post.

Promoção

A melhor forma de promover o seu negócio é por meio dos conteúdos, sejam eles textos, vídeos, áudios ou imagens. Eles devem promover informações úteis para os consumidores. Mas há formas de potencializar a divulgação da sua marca: anúncios pagos.

Os melhores canais para promover o seu negócio é nas redes sociais, como o Facebook, e no mecanismo de busca do Google. Mas, para que essa estratégia obtenha bons resultados, é necessário utilizar palavras-chave estratégias, criar anúncios atrativos e ter landing pages que convertem.

Outra maneira de promover e disseminar as suas campanhas promocionais são por meio de e-mail marketing. Utilizando o conceito de funil de vendas, você será o momento ideal de divulgar um produto para o potencial cliente. Para tanto, você pode contar com o auxílio de uma ferramenta de automação de e-mail.

Propagação

Depois de divulgar o conteúdo, é muito importante estimular o compartilhamento dele para que atinja mais pessoas. Os clientes que já gostarem do seu conteúdo, naturalmente, farão isso. Esse é o boca a boca positivo no ambiente digital.

Quando eles fazem isso, podem fazer com que as suas campanhas publicitárias tornem-se virais. Mas existem algumas maneiras de potencializar essa propagação. Pode ser por meio de call to action estimulando o compartilhamento, curtidas ou comentários nos posts. Outra opção é impulsionando posts nos Facebook, por exemplo.

A propagação também pode referir-se às estratégias de atendimento, pós-venda e feedback. Pois todos esses pontos de contato da empresa com o público interferem na experiência do cliente.

Personalização

Uma das maiores vantagens da internet em relação ao marketing tradicional é a possibilidade personalizar a comunicação com o seu público-alvo. Com isso, a interação e o engajamento com eles aumenta, levando a sua fidelização com a marca.

Essa personalização está presente na produção de conteúdo, que deve atender às necessidades de cada tipo de cliente. Os conteúdos podem ser segmentados nas estratégias de e-mail marketing, quando são criadas listas para o envio de conteúdos de acordo com o funil de vendas.

Também está presente nas campanhas publicitárias, pois os anúncios podem ser segmentados de acordo com o perfil e comportamento de compra dos consumidores. Dessa forma, você entrega o conteúdo certo, para a pessoa certa e no momento certo.

Precisão

Outra grande vantagem das estratégias online é precisão na mensuração dos resultados de cada ação. Por meio dos KPIS, é possível analisar o sucesso ou o fracasso dos anúncios, dos e-mails marketing e até mesmo dos posts blogs.

Para tanto, utilize o Google Analytics para obter informações detalhadas e acompanhe os indicadores e métricas mais importantes. Dentre eles, destacamos ROI, custo por lead, ticket médio e taxas de conversão.

Cabe lembrar que a escolha das métricas que você acompanhar deve ser definida durante a etapa de planejamento e estar relacionada com os seus objetivos e metas de marketing.

Se você deseja obter informações de forma aprofundada sobre o método 8Ps de marketing digital, aproveite para obter o livro do Conrado Adolpho. Em seu guia estratégico, ele traz o passo a passo para se ter êxito nas estratégias de negócios, de todos os tipos, utilizando o ambiente online.

Para aplicar essas estratégias de marketing digital de forma correta, os pequenos e médios empresários têm contado com a ajuda de mentorias. Assim, é possível descobrir quais são as reais necessidades do negócio para poder encontrar uma solução que permita se destacar da concorrência e aumentar o faturamento.

Se você precisa de ajuda, então entre em contato conosco e conheça mais sobre nossas soluções com o método 8Ps de marketing digital!

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