3 dicas para salvar uma empresa da falência sem vender mais

Muitos acreditam que vender mais é a solução para aumentar o lucro e salvar uma empresa da falência. No entanto, pelo contrário, vender mais pode ser a causa de sérios problemas financeiros. Pois, de nada adianta você aumentar o número de vendas se no final do mês sua margem de lucro é baixa ou até mesmo nula.

Se você se identificou com essa realidade ou está enfrentando um cenário difícil em seu negócio, não se preocupe. Eu vou explicar neste artigo o porquê vender mais não é a solução para trazer mais dinheiro ao seu caixa e te apresentar estratégias altamente eficientes e lucrativas.

Vender mais não é sinônimo de lucratividade

Em primeiro lugar, você precisa entender que vender mais não é garantia nenhuma de lucratividade. Por exemplo: você pode fazer 30 vendas em um dia, mas se a sua margem de lucro for baixa ou se o valor for parcelado em muitas vezes (o que significa que você não receberá o valor total no final do mês) e o seu custo fixo for alto, com certeza seu caixa ficará no vermelho.

Desta forma, se você estiver apenas focado em aumentar suas vendas sem nenhuma estratégia sólida por trás, você estará deixando de lado o fator mais importante para a sua empresa crescer: o LUCRO.

E isso vai muito além das vendas. Existe uma grande diferença entre vender mais e vender com lucratividade. Por isso, você precisa tomar decisões com inteligência estratégica para que as suas vendas realmente apresentem resultados lucrativos, apenas isso é capaz de salvar uma empresa da falência.

Atenção redobrada ao seu caixa

Tenho certeza que você já ouviu a expressão “Caixa é rei” e essa é uma grande verdade. Uma vez que você não tem decisões realmente assertivas para o seu negócio, seu caixa sofrerá as consequências e, com isto, sua empresa estará cada vez mais perto de fechar as portas.

Portanto, fique atento aos passos que vou destacar a seguir para que o seu negócio não apenas sobreviva, mas consiga gerar um alto lucro para crescer de forma saudável e contínua. 

1) Tudo começa com um processo

É impossível ter lucro sem um processo. Esse é o ponto de partida para transformar a sua empresa. Neste sentido, organize seus departamentos e entenda onde estão os maiores desafios para construir um processo que funcione com máxima performance. O objetivo é que o seu negócio caminhe sozinho.

Se a sua empresa precisa de você dentro da operação para dar certo, essa provavelmente é a maior razão do porquê você tem enfrentado tantas dificuldades. Você precisa sair da operação e assumir seu papel como gestor(a) para o seu negócio evoluir.

A partir dessa atitude, é possível acompanhar os resultados da sua equipe e realizar melhorias no processo para garantir um aumento progressivo da sua lucratividade. Além disso, você conseguirá ter mais tempo para planejar novas estratégias, investimentos assertivos e até mesmo parcerias, dependendo do seu segmento de atuação.

2) Investir alto não assegura resultados lucrativos

Investir pesado em ações de marketing para aumentar as vendas é um grande erro cometido pelos empresários. Esse tipo de ação não traz nenhuma segurança de resultados lucrativos e sim de prejuízos.

O que você precisa de fato é investir com estratégia nos locais certos para lucrar de verdade. Contudo, isso só é possível quando o seu processo de vendas estiver em pleno funcionamento. Assim, você poderá analisar corretamente os seus resultados através de dados reais sobre o desempenho de suas campanhas. 

Essa estratégia permitirá que você diferencie os valores de investimento nas mídias para obter a maior taxa de lucro. Isso não quer dizer que o seu negócio não deve estar presente em todos os canais, só que de agora em diante o seu investimento será muito mais assertivo. Pois, você investirá o seu tempo e dinheiro nas mídias que entregam o maior retorno financeiro.

3) Encontre o cliente ideal e o mais lucrativo

Essa é uma questão importante: se você tem encontrado apenas leads desqualificados é porque certamente está investindo no público errado. Você deve entender o que fazer para encontrar o melhor cliente e parar de consumir o dinheiro da sua empresa em leads desqualificados.

Conforme expliquei anteriormente, é o processo que mostrará os canais mais lucrativos para o seu negócio. Todavia, para isso acontecer, você precisa saber como identificar quem é o seu público. E a melhor maneira de fazer isso é olhando para os seus clientes recorrentes. O cliente ideal deverá ter as mesmas características e hábitos de compra dos clientes que já compram o seu produto ou serviço.

Porém, preste atenção. Aqui está outro grande equívoco das empresas, muitas delas gastam um valor exorbitante da sua verba em novos leads, quando existe um potencial imenso de lucro a ser explorado em sua base de clientes.

Com isso em mente, concentre a maior parte das suas iniciativas de marketing/comercial da sua empresa nos clientes recorrentes e a outra parte em buscar por novos clientes. Desse modo, suas vendas serão muito mais lucrativas e o seu negócio conseguirá crescer de maneira sustentável.

A solução para salvar uma empresa da falência

Por fim, como pode observar, o poder de um processo de vendas bem estruturado é que irá salvar uma empresa da falência. Sendo assim, com esses passos citados, você poderá ter mais sucesso na gestão do seu negócio e escalar o seu lucro de maneira segura.

Diante disto, você conseguirá planejar suas ações com inteligência estratégica para obter os melhores resultados através dos resultados obtidos em seu processo de vendas. Esse é o caminho que levará a sua empresa para uma realidade de prosperidade financeira.

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