5 maneiras de fazer sua empresa crescer

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Potes com moedas que representam o crescimento de uma empresa

Existem estratégias que podem fazer sua empresa crescer de forma consistente. Na maioria das vezes a solução está dentro do seu próprio negócio. Mas, independentemente da maneira adotada, o grande segredo é a dedicação e a decisão estratégica para que, ao final, o seu crescimento se mantenha sustentável. 

Neste artigo você irá conhecer 5 possibilidades de crescimento, sendo que 4 delas são estratégias que podem ser adotadas com o que você já tem na empresa. Continue a leitura para entender melhor. 

Como fazer sua empresa crescer: 5 maneiras

Se alguém perguntasse a você, empreendedor, o que fazer para uma empresa crescer, o que responderia? Talvez a sua resposta fosse vender mais. Sim, essa, sem dúvida, é uma das possibilidades. Porém, não é a única. E, além disso, pode ser uma má estratégia se não observada outras variáveis. 

Você já ouviu falar que, dependendo da dose, o remédio pode ser também o veneno? Adotar apenas a estratégia de vender mais pode ser um veneno no seu negócio. Isso porque apenas aumentar o que entra (venda) não necessariamente aumentará o que sobra (lucro). 

Em resumo, o que mantém uma empresa com consistência ao longo do tempo é o que sobra. Há diversos casos de empresas que vendem bem, mas acabam quebrando. Crescer de forma sustentável exige planejamento, estratégia e dedicação. 

Dessa forma, vamos abordar 5 estratégias diferentes para sua empresa crescer.

1. Aumentar o ticket médio

Esta é uma estratégia muito eficiente para fazer sua empresa crescer e ter melhores resultados financeiros. Porém, muitos empresários acabam não percebendo essa oportunidade. Para aumentar o ticket médio no seu negócio você precisará vender mais a cada cliente. 

Existem algumas formas para conseguir aumentar o ticket médio. Veja a seguir: 

  • Upsell: técnica de vendas com o objetivo de vender um produto ou serviço com qualidade superior ao item inicialmente escolhido pelo cliente. Importante salientar que o produto ofertado para upsell traga uma solução diferenciada ao cliente a respeito da necessidade dele. Ou seja, que não seja apenas uma oferta de um produto mais caro. 
  • Cross sell: também conhecido como venda cruzada, é a técnica de vender produtos complementares ao produto inicialmente escolhido pelo consumidor. Assim, não é um mesmo produto com versão superior, mas sim, mais um produto que complementa o produto inicial (exemplo: cliente escolhe uma camisa e você oferta uma gravata). 
  • Combos: estratégias, às vezes, atreladas a descontos. Porém pode ser aplicada sem descontos. Trata-se de uma tática de ofertar um conjunto de produtos que se complementam entre si.
  • Aumento de preço: sua empresa pode cogitar aumentar o preço para aumentar o ticket médio. Nesse caso, você poderá observar duas variáveis:
    • Taxa de conversão: se a taxa de conversão do seu negócio está acima do mercado, a percepção de valor dos clientes pode estar muito superior ao preço.
    • Valor percebido: você poderá fazer uso de estratégias para aumentar o valor percebido em relação ao seu produto e por consequência aumentar seu preço.

Aprofunde o conhecimento: veja o artigo 4 Maneiras Para Aumentar O Ticket Médio. 

2. Vender mais para quem já é seu cliente

Você pode fazer sua empresa crescer com recursos que já tem. Vender mais para quem já é seu cliente é uma delas (assim como aumentar o ticket médio). Quando você atrai um novo consumidor para o seu negócio, investe para que isso aconteça (Custo de Aquisição do Cliente – CAC). 

Ao vender para quem já é seu cliente esse custo não existe, pois ele já foi absorvido pela primeira venda. Por isso que as vendas para um cliente de primeira compra resultam em um lucro menor. Ao passo que, vendas recorrentes para quem já é cliente traz um lucro maior. Quanto maior o lucro do seu negócio, mais sua empresa terá condições de crescer de forma sustentável

Outra vantagem em vender para quem já é seu cliente é que normalmente um cliente recorrente acaba comprando com um ticket médio maior. Isso porque, no processo de conhecer a sua empresa ao comprar, a confiança com a sua entrega foi crescendo. E, então, ele se sente seguro para gastar mais na sua empresa. 

As vendas para quem já é cliente devem ser feitas pelo Comercial 2, equipe dedicada a manter relacionamento comercial os clientes da sua empresa. 

3. Captar novos clientes

Sua empresa sempre dependerá de atrair novos clientes para a continuidade do negócio. Porém, sempre ressalto que, se sua empresa depende exclusivamente disso para vender, há duas perdas diretas: 

  • Vendas com lucros menores: como vimos no tópico anterior, há um custo para adquirir novos clientes, o que faz que a venda para ele tenha lucro menor. 
  • Oportunidades de negócio ignoradas: quantas ações para vendas recorrentes ou que resultem em compras com maior ticket médio você está deixando de fazer?

Dessa forma, destaco a importância de não se deter a apenas atrair novos clientes para a sobrevivência do negócio. 

Falando especificamente em captar novos clientes, a maneira mais prática e que traz bons resultados para a maioria dos negócios, sejam eles venda de produtos ou serviços, são as mídias on-line para campanhas de atração

Para que sua estratégia de campanha de atração tenha sucesso e você não perca o investimento feito, é necessário entender o seu tipo de negócio e também onde o público-alvo da sua empresa. Ou seja: em qual mídia on-line é maior a chance de impactá-lo com o seu anúncio. 

Recomendo que leia este artigo com informações valiosas para ter bons resultados em campanhas on-line: Como prospectar clientes pela internet usando Google, Facebook e Instagram.

4. Aumentar a eficiência

Conquistar mais eficiência no contexto empreendedor significa aumentar o resultado, sem aumentar custos. Para que a operação de todo seu negócio seja mais eficiente, o primeiro passo é ter total controle dos indicadores do seu negócio

E para ter esse controle, também ter processos que auxiliem na gestão, como um CRM por exemplo. Existem diversas opções no mercado e há possibilidade de fazer a gestão de relacionamento com o cliente de forma gratuita, como por exemplo no Trello. 

Mas, o fato é que para ter mais eficiência você precisará medir os resultados. Não apenas de vendas e lucratividade. É necessário também medir os desempenhos entre a equipe. Muitas vezes, sua empresa tem capacidade de vender e produzir muito mais, bastam alguns ajustes para melhorar a performance. 

5. Diminuir custos e manter resultados

Para fazer a sua empresa crescer não deixe de observar os indicadores financeiros do seu negócio. Muitas vezes, o que pode estar deixando sua empresa no mesmo lugar é a estrutura de custos que existe por trás de todo negócio.

Avalie cada custo na estrutura da sua empresa e veja possibilidades de reduções. Entretanto, essas reduções não devem impactar nos resultados já alcançados. Ou seja, para crescer, você deve manter o mesmo volume de receita, mas com mais lucro, uma vez que estará reduzindo custos. 

Este post contribuiu para você entender melhor as possibilidades para fazer sua empresa crescer? Convido você a seguir meu perfil no Instagram para acompanhar mais conteúdo dedicado ao crescimento de PMEs.

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.