Funil de vendas para ótica vender produtos pela internet

Como vender produtos pela internet: funil de vendas para ótica

Vender produtos pela internet, como no segmento de óticas, não necessariamente exige uma loja virtual. Há diversos negócios que conseguem obter ótimos resultados vendendo produtos pela internet utilizando o impulsionamento das redes sociais.

Entretanto, para ter esses bons resultados é necessário ter um processo de vendas delineado. Ou seja, um funil de vendas estratégico que irá gerar diversas oportunidades de negócio para uma ótica vender pela internet. 

Neste artigo você verá detalhadamente o que é um funil de vendas e por que ele é tão importante para vender produtos pela internet. Irá conhecer, também, o passo a passo de um funil de vendas para óticas venderem seus produtos pela internet.   

O que é um funil de vendas?

Um funil de vendas são diversas etapas com o objetivo de conduzir o consumidor através de um processo com a finalidade de fazer uma conversão, ou seja, vender o produto ou serviço, e manter o relacionamento com esse cliente. 

Apesar de compreender etapas, o funil de vendas não são ações isoladas a respeito do processo comercial ou ações de marketing para atração de clientes. É um conjunto de engrenagens ligadas entre si de forma conjunta e estratégica para que o consumidor: 

  • Descubra a sua empresa;
  • Entenda a solução e o diferencial que seu negócio vende;
  • Deseje comprar o seu produto ou serviço;
  • Compre;
  • Continue comprando posteriormente;
  • E indique sua empresa para outras pessoas.

Para que tudo isso aconteça, o funil de vendas apresenta algumas etapas que vão estreitando o relacionamento desde a pessoa que não conhece a sua empresa (anônimo) até que ele vire cliente e cliente recorrente. Entenda melhor as etapas no tópico a seguir.  

Etapas de um funil de vendas

Representação de um funil de vendas

Um funil de vendas é compreendido por 3 etapas. Conheça cada uma delas: 

  • Topo de funil (promessa / oportunidade): O consumidor (anônimo) desconhece sua empresa nesse momento. Assim seu objetivo será mostrar a ele que há uma solução para resolver um problema que ele tem ou realizar um desejo seu.

  • Meio de funil (mecanismo / explicação): nesse estágio, os pontos de contato com o lead devem explicar como funciona o produto ou serviço, ou seja, o mecanismo da sua solução para que o potencial cliente aumente seu nível de consciência em relação ao seu produto ou serviço. 

  • Fundo de funil (oferta): o objetivo dessa fase é gerar uma conversão. É o momento em que se formaliza a oferta de venda propriamente dita. Nesta etapa o quase-cliente está bastante aquecido (ou seja, elevou o nível de consciência sobre a sua solução). 

Por que ter um funil de vendas para vender produtos pela internet

O conceito do funil de vendas já é utilizado há bastante tempo. Com as possibilidades de negócios se expandindo para o universo on-line, estruturar um funil de vendas para vender produtos pela internet traz muitos benefícios a uma empresa. 

Primeiramente, cabe destacar que um funil de vendas oportuniza replicar o processo e por consequência escalar as vendas. Por ser reproduzido de forma linear, o funil de vendas possibilita gerar inúmeras oportunidades de novos negócios e, por isso, maiores taxas de conversão. 

Além disso, proporciona ao dono de negócio melhor controle sobre performance tanto da empresa, como da equipe de vendas. Com isso, é mais viável identificar pontos de melhoria. 

Por fim, um funil de vendas oportuniza a previsibilidade em vendas, pois através desse processo, sua empresa estará atraindo mais clientes de forma estratégica e não dependerá da sorte para que novos consumidores conheçam a sua empresa. 

Processo de vendas para óticas

Depois de termos explorado o que é um funil de vendas e quais são as suas etapas, vamos ver, a seguir, uma estrutura completa de um processo de vendas para o segmento de óticas. Entretanto, apesar de ser direcionado para ótica, este mesmo processo pode ser adaptado para um nicho semelhante que tenha como objetivo vender produtos pela internet. 

1. Fonte de tráfego: Instagram

A estratégia do seu processo de vendas começa com uma fonte de tráfego. Ou seja: de onde virá a audiência que a ação do funil de vendas irá atrair. Neste modelo de funil de vendas para ótica vamos estipular que a fonte de tráfego seja o Instagram. 

Essa rede social traz ótimos resultados para negócios de nichos, óticas, vestuários, beleza, etc. Por ser uma rede onde o foco são as imagens e vídeos, produtos com algum apelo estético conseguem atrair muitos clientes pelo Instagram. 

2. Anuncie

O Instagram, além de ser importante como estratégia de marketing para divulgar a empresa, conquistar novos clientes e aquecer o público a respeito do seu produto, também é importante ferramenta de tráfego pago. 

A rede social tem um grande número de usuários. E, em seu Gerenciador de Anúncios do Facebook Ads, possibilita diversas segmentações do público-alvo (por isso é importante ter clareza de quem é seu público-alvo). Outra vantagem do tráfego pago é que possibilita orçamentos dos mais modestos aos mais ousados. 

Neste modelo de processo de vendas, sugerimos um anúncio com um conteúdo interativo e de relevância para a audiência. Você poderá usar a criatividade e pensar em diversas possibilidades. Veja o exemplo: 

Descubra qual o modelo de óculos ideal para o seu formato de rosto”. 

3. Direcione o usuário para uma página de captura

Ao clicar nesse anúncio, o usuário deve ser direcionado para uma página de captura, simples, de carregamento rápido – se for pesada e demorar para carregar, o usuário pode desistir no meio do caminho.

Na página de captura deverá conter uma explicação sobre o conteúdo (no caso sugerido um teste interativo para descobrir o formato de óculos ideal). Após a explicação, coloque um formulário com as perguntas necessárias para responder ao teste. Você pode usar ferramentas diversas de formulários, como por exemplo a Typeform.

É importante que o formulário tenha perguntas estratégicas. Solicite dados de contato como nome, e-mail e número de WhatsApp, por exemplo. Essas informações irão gerar um lead (contato de um potencial cliente) para você realizar outras ações. 

Além disso, outra série de perguntas estratégicas devem trazer informações sobre a “temperatura” daquele lead em relação ao seu produto. Portanto, no caso de uma ótica, questionar sobre quando pretende comprar um novo óculos e quanto pretende gastar são informações relevantes para entender se o lead está mais quente ou frio.

4. Entre em contato com os leads mais quentes

Assim que o lead finalizar o preenchimento do formulário ele é direcionado para uma “página de obrigado”, onde informa que os especialistas da sua ótica entraram em contato pelo WhatsApp para que ele descubra quais são os melhores modelos de óculos. 

Atente-se aos leads mais quentes, ou seja mais qualificados para comprar: os que desejam comprar um novo produto em pouco tempo. Com isso, as chances de conversão serão muito maiores.

Para a abordagem do lead via WhatsApp, é recomendável fazer uso de um script de vendas. Assim, ao entrar em contato com o cliente o vendedor terá uma técnica mais apurada para obter resultados melhores de conversão. 

Mantenha um relacionamentos com os leads

Todo esse processo de vendas irá gerar diversos leads para a sua empresa. Leads são contatos de possíveis clientes e, por isso, tem muito valor para seu negócio. Com isso, atentar para estratégias de relacionamento e engajamento com esses contatos também é importante.

Registre em seu CRM (Customer Relationship Management) todos esses contatos. Inclusive sua página de captura já pode estar automaticamente integrada ao CRM. É importante ter um software para gerenciar esses leads. Caso contrário, muitas oportunidades de negócio acabam se perdendo. 

Além disso, utilizando diversos meios de comunicação, produza conteúdos relevantes para esses leads. Crie uma estratégia de conteúdo para os seguidores no Instagram.

Não faça apenas ofertas o tempo todo para a sua base de leads. Utilize estratégias de relacionamento através de mensagens e e-mails. Assim, quando for oportuno, encaminhe ofertas diferenciadas e se mantenha próximo daquele contato. 

Para acompanhar mais estratégias de vendas e marketing como a deste post, fique de olho nos artigos publicados no blog. Eles irão ajudar você a fazer com que seu negócio venda muito mais.

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