7 coisas que os empresários de sucesso fazem (e os outros não)

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EMPRESÁRIOS DE SUCESSO

O que faz com que alguns donos de negócio sejam considerados empresários de sucesso e outros não?

Sendo mais direto: por que alguns empresários têm sucesso e outros não?

Como diria Lair Ribeiro, “o sucesso não ocorre por acaso”. E não ocorre mesmo. Se assim o fosse, todos os empreendedores seriam empresários de sucesso, mas o que vemos é uma busca por ele sem nem saber ao certo onde ele está ou como consegui-lo.

Há uma outra frase que gosto muito (eu adoro frases. Elas concentram muita sabedoria em poucas palavras): “o sucesso deixa pistas”.

Isso quer dizer que os muitos empresários que já tiveram sucesso ao longo dos últimos séculos deixaram “pistas” sobre o que fizeram de comum para alcançarem seus objetivos. 

Se estudarmos sua trajetória, veremos um padrão claro sobre seus comportamentos, atitudes e modelo mental.

Eu estudo muito os empresários de sucesso para saber qual o modelo mental correto para chegar lá, e reuni nesse artigo algumas das minhas próprias observações, que você pode conferir agora:

1. Força mental e equilíbrio emocional

É preciso, antes de tudo, ter muita força mental para aguentar a pressão e muito equilíbrio emocional para não tomar decisões erradas baseadas em alguma emoção inadequada. 

Rockefeller se orgulhava de seus 52 batimentos cardíacos por minuto independente da crise ou do problema que estava enfrentando.

2. Habilidade em vendas e comunicação

Empresário que não sabe vender pode ser um excelente técnico, mas não consegue ter sucesso financeiro porque não consegue transformar sua habilidade em dinheiro. 

É a venda que faz isso acontecer. 

“Conrado, mas eu não sou um bom vendedor. Eu não nasci para isso. Eu tenho vergonha de vender.”.

Já falei sobre isso neste outro artigo, “como perder a vergonha de vender em 5 passos práticos”, inclusive dando algumas dicas práticas para sanar este problema.

Uma outra solução (que eu sugiro fortemente que você implemente, independente se você se considera um bom vendedor ou não) é investir no seu processo de vendas

Quando você tem um sistema de vendas, ou seja, um funil de vendas estruturado em seu negócio, você não precisa ser um bom vendedor, porque o processo substitui a habilidade de vendas, o dom, o talento.

Não se trata de talento, se trata de PROCESSO.

Essa é a principal ferramenta que eu ensino na prática na Imersão 8Ps, o meu intensivo de Marketing e Vendas para pequenas e médias empresas.

Mas é lógico: quando você tem talento, não tem vergonha de vender, e tem TAMBÉM o funil de vendas estruturado… aí você explode.

3. Empresários de sucesso sabem lidar com dinheiro

Não adianta saber vender se você não sabe manter. 

A riqueza é gerada pelo acúmulo, não no ganho. Não importa quanto você ganha, mas sim o quanto você consegue guardar e por quanto tempo você consegue continuar ganhando. 

Aliás, aproveito para deixar mais uma leitura recomendada para aprimorar este item: “os 3 tipos de lucro em um funil de vendas”.

Saiba lidar com dinheiro para que você não perca tudo o que ganhou. 

4. Liderança de equipes

Nenhum empresário realmente bem sucedido fez todo o trabalho sozinho. Ele teve que motivar outras pessoas a comprarem o seu sonho e a trabalharem por ele. 

Liderança é o que faz a diferença entre um milionário e um bilionário. 

Quanto maior a empresa, maior a equipe e os líderes são um espelho do líder maior. Se você quer crescer de verdade, aprenda a liderar e dê o exemplo para seus liderados diretos.

Minha leitura recomendada: Líder ou Chefe: quem é você e como isso impacta sua empresa.

5. Resiliência e Resistência ao trabalho duro

Nos primeiros anos do negócio, será exigido de você muito mais do que liderança, capacidade técnica e vendas. 

Será exigido que você faça tudo isso todos os dias durante anos a fio até que sua empresa esteja saudável e funcionando bem sem você. 

Isso pode acontecer em 10 anos. Você deverá se manter firme durante todo esse tempo independente das crises e das vitórias. 

6. Visão de futuro

Sua visão de futuro é que lhe dará uma direção clara para onde caminhar e um norte para não se desviar do caminho. 

Além disso, será a sua visão de futuro que sua equipe irá comprar e será por causa dela que ela irá lhe seguir. 

Quando Steve Jobs falava em mudar o mundo dando ferramentas para as pessoas criativas alcançarem o seu máximo potencial por meio de “um computador em cada lar”, essa era uma visão compartilhada e sonhada por todos na Apple.

7. Networking

Não há empresário de sucesso que o tenha conseguido caminhando sozinho. 

Estar rodeado de outros empresários igualmente focados e determinados é essencial para manter-se no rumo e trocar experiências. 

Não é à toa que a 1ª Lei do Sucesso de Napoleon Hill é o Mastermind, ou seja, a reunião de mentes que, juntas, criam algo muito maior do que a simples soma individual de cada uma delas.

Que insight este artigo te trouxe? Comente aqui embaixo, para sempre se lembrar de quais as pistas o sucesso deixa e quais as atitudes e comportamentos que você deveria cultivar para chegar em qualquer lugar que deseje.

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