O que fazer para sua empresa se diferenciar das concorrentes

Como se diferenciar de empresas concorrentes

Buscar se diferenciar diante de empresas concorrentes é importante para um negócio se manter relevante no mercado. Os concorrentes de uma empresa são aqueles que vendem o mesmo produto ou possuem o mesmo público alvo desta empresa. 

Se você é dono de um negócio, saiba que traçar estratégias para tornar a sua empresa diferente das demais é um importante diferencial competitivo. E, muitas vezes, a guerra de preços não é a única possibilidade de ser diferente. Os consumidores não estão apenas procurando por preços mais em conta. Eles também almejam experiências diferenciadas.

Veja neste artigo como a sua empresa pode se diferenciar dos concorrentes, desde a prestação de serviço até a oferta de diferenciais.

Tipos de concorrentes

Antes de falarmos sobre estratégias de diferenciação, é relevante entendermos os tipos de concorrências que podem existir. A concorrência entre empresas é dividida em duas categorias. Veja quais são e o que as diferencia.

  • Concorrência direta: é uma empresa que revende o mesmo produto que a sua empresa, disputa a atenção do mesmo público consumidor e seu formato de venda é o mesmo que o seu. 
  • Concorrência indireta: os concorrentes indiretos são aqueles que não vendem o mesmo produto ou serviço que a sua empresa vende. Entretanto, essas empresas disputam o mesmo público que o seu. 

Para você entender melhor a diferença entre esses dois tipos de concorrência, vamos exemplificar com um restaurante: ele concorre diretamente com outros restaurantes que vendem o mesmo tipo de comida que ele. Porém, concorre indiretamente com restaurantes que oferecem outros tipos de refeições. 

Como se diferenciar das empresas concorrentes

A diferenciação entre empresas que concorrem diretamente é mais desafiadora. Por vender o mesmo produto e da mesma forma é preciso fazer uso de diversas estratégias para despertar mais a atenção dos consumidores, atraí-los e fechar a venda com a sua empresa.

A concorrência indireta já tem o diferencial do produto. Entretanto, da mesma forma, exige escolhas estratégicas para se destacar e ser escolhida pelo mesmo público-alvo que os concorrentes indiretos estão à procura.

Nos próximos tópicos veremos táticas e estratégias para a sua empresa se diferenciar no mercado. As ideias podem ser aplicadas tanto para se diferenciar de concorrentes diretos como em relação a concorrentes indiretos. 

Aposte na qualidade da prestação de serviço

Mesmo que sua empresa venda algum produto, a prestação de serviço durante o atendimento é extremamente determinante para o sucesso da empresa junto ao público consumidor. Muitas vezes, acredita-se que para se diferenciar na concorrência direta, a estratégia de vender mais barato é melhor. Porém, oferecer um serviço de atendimento excelente e, por consequência, uma experiência memorável ao consumidor, poderá levá-lo a fazer sua escolha além do preço. 

Veja a seguir informações sobre como pode melhorar a prestação de serviço no seu negócio. 

Entenda o seu público alvo

Na ansiedade de se diferenciar de outras empresas, alguns empreendedores acabam focando muito nelas e no que elas estão fazendo, mas esquecem de olhar para o personagem principal dessa história: o público alvo. Tenha presente que o que realmente irá diferenciar sua empresa de outra, é o quanto o consumidor consegue se identificar e ser entendido pela sua empresa. 

Por isso, dedique-se a entender os desejos e as necessidades que seu público tem. Faça pesquisas com os clientes, obtenha dados a partir da sua equipe comercial e trace os problemas e/ou interesses que o público-alvo possui. 

Faça um paralelo entre essas informações e o seu produto ou serviço. Ou seja: de que forma aquilo que você vende será útil para o cliente? Como ele conseguirá resolver seus problemas e alcançar seus objetivos com a ajuda da sua empresa? As informações sobre as necessidades do cliente devem ser usadas estrategicamente na comunicação da sua empresa, seja nas estratégias de marketing, seja no processo de atendimento ao cliente. 

Prepare sua equipe para se diferenciar de empresas concorrentes

Ter uma equipe alinhada e bem treinada é essencial para que a execução da estratégia de diferenciação proposta funcione. Por isso, treinamentos e reuniões de alinhamento frequentes são importantes.

Para alinhar a equipe da sua empresa, no processo de capacitação, deixe-os a par da identidade e da proposta de valor da sua empresa. Instrua-os sobre os benefícios do produto ou serviço, indo além das características técnicas dele. A equipe preparada se sentirá mais confiante em transmitir a mensagem, pois saberá o que é esperado dela. 

Atenção ao atendimento

Transforme o contato com o cliente em uma experiência diferenciada para ele. É importante lembrar sempre que o cliente é o principal investidor da sua empresa. Sem ele, um negócio não se mantém ao longo do tempo. 

Além dos esforços em atrair clientes para dentro do seu negócio, deve haver uma grande preocupação em proporcionar uma experiência memorável. Quando um cliente tem uma experiência de atendimento ruim, dificilmente ele escolherá voltar a essa empresa. Assim, seu concorrente estará na frente quando esse consumidor precisar adquirir novamente o produto ou serviço. 

Preze pela excelência em todo o processo. Ou seja: produto, atendimento e entrega excelentes já são ferramentas poderosas para a diferenciação no mercado. Veja mais sobre a importância da entrega no próximo item. 

Entregue qualidade

O processo de entrega para um cliente envolve muito mais que o produto ou a prestação de serviço em si. Normalmente, empresas possuem um produto de qualidade, mas pecam nos processos que envolvem a entrega do mesmo e a receptividade do cliente.

Para não errar, comece medindo sua capacidade real de entrega. Ou seja: jamais prometa o que não será possível cumprir. Nesse caso, o cliente irá criar uma expectativa e tem ela frustrada, o que gera uma enorme perda para a imagem do seu negócio. 

Estrategicamente, vá além da expectativa. Faça surpresas durante o processo de entrega. Para isso, dê ao cliente algo que ele não esteja esperando. Se preocupe também com o processo que mostrará ao cliente o caminho após a compra, o onboarding. Aproveite esse momento para gerar maior conexão com esse cliente, se aproximar dele e garantir que ele terá o resultado esperado com o seu produto ou serviço. 

Ofereça diferenciais para se destacar das empresas concorrentes

Algo que pode funcionar bastante quando se fala em concorrência direta, ou seja, concorrentes que vendem o mesmo produto que o seu, pode ser a oferta de diferenciais. Há diversas possibilidades de oferecer diferenciais, conforme o nicho de atuação da sua empresa. De qualquer forma, o mais relevante é ser estratégico ao oferecer algo a mais. 

Mostre que ele tem vantagens ao comprar da sua empresa

Como dito anteriormente, conforme o nicho de atuação no mercado, há diversas oportunidades de oferecer algum bônus. Uma possibilidade é fazer algo que dê ao cliente uma vantagem. Ou seja, ele compra o produto ou serviço, que poderia comprar em outra empresa, mas apenas na sua empresa ele terá um benefício que é vantajoso para ele. Veja o exemplo abaixo: 

  • Parcerias com outras empresas: faça parcerias com outras empresas para que elas concedam descontos a clientes seus. Esses descontos são uma vantagem para o consumidor. Uma agência de viagens, por exemplo,  pode oferecer uma rede de parcerias com descontos em empresas localizadas no destino da passagem, como por exemplo, restaurantes. Ou seja, o cliente compra a passagem ou pacote com a agência e tem o benefício de economizar em outro serviço necessário em sua viagem.

Faça o cliente desejar aquilo que somente a sua empresa oferece

Quando uma empresa vende um produto que é exatamente igual nos concorrentes, a disputa pela atenção do consumidor é mais acirrada. Assim, oferecer algo que apenas a sua empresa tem, irá destacá-la das demais. Dessa forma, os consumidores poderão escolher a sua empresa em detrimento a outra para ter acesso a um diferencial que apenas lá ele conseguirá. Veja o exemplo: 

  • Bônus / brindes: essa estratégia é bastante utilizada como possibilidade de diferenciação e de fato ela pode ser bastante útil para produtos que não oferecem nenhuma possibilidade de distinção. Podem ser oferecidos voucher de descontos ou brindes exclusivos. Importante que o bônus ou brinde traga algum tipo de benefício ao cliente.

É importante que, ao estabelecer a sua estratégia de diferenciação, você estude o seu nicho, como atuam seus concorrentes e o comportamento do seu público-alvo. Assim, atentando para todas as variantes que impactam na concorrência entre empresas, a sua forma de diferenciação terá maiores chances de sucesso. 

Para acompanhar outras informações para pequenas e médias empresas venderem mais, acompanhe as postagens do blog.

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