Funil de vendas para marketing digital

Funil de vendas para marketing digital: transforme seguidores em clientes

O funil de vendas para marketing digital é um conjunto de estratégias com o objetivo de vender um produto ou serviço, através do uso das ferramentas digitais. 

Neste artigo você entenderá o que são as etapas de um funil de vendas e como começar a desenhar o seu funil com estratégias de marketing digital. 

Você vai aprender como gerar um grande volume de oportunidades de negócio (ou seja, de vendas) para sua empresa através de ferramentas digitais transformando seguidores em clientes. 

Funil de vendas: entenda o que é

Um funil de vendas é um processo que tem como objetivo fazer a venda do seu produto ou serviço acontecer. Não se trata apenas de ações isoladas relacionadas a marketing ou ao produto em si. 

São essas etapas que “conduzem” o consumidor, que até então é um desconhecido, com o intuito de que ele se torne um cliente, passando pelas 3 fases que compõem o funil de vendas, detalhadas abaixo:

  • Topo de funil: nessa etapa o consumidor (anônimo) desconhece sua empresa. Então você mostra que há uma solução para resolver o problema dele ou realizar seus desejos. Esta é a etapa de Promessa / Oportunidade. 
  • Meio de funil: nesse estágio, que chamo de Mecanismo / Explicação, você explica como funciona seu produto ou serviço, ou seja, o mecanismo da sua solução para esse cliente. 
  • Fundo de funil: é a fase que contempla a oferta, onde o objetivo é gerar uma conversão. É o momento em que se formaliza a venda propriamente dita. 

A importância de estabelecer um funil de vendas em sua empresa é que você estabelece um processo que lhe permite ter muito mais previsibilidade de receita

Além disso, um funil de vendas, por ser um processo, pode ser constantemente analisado e melhorado. Ou seja: quando você precisa melhorar a performance de alguma etapa do funil, fica muito mais fácil, pois analisando os indicadores do seu negócio saberá qual etapa deve ser alterada.

Funil de vendas no marketing digital: por onde começar

Alguns empresários imaginam que precisam de um funil de vendas robusto e complexo para atuar com ferramentas de marketing digital. Isso é um mito, pois o marketing digital são estratégias de marketing aplicadas em ferramentas eletrônicas, que conectam qualquer negócio com as possibilidades do mundo digital. 

O seu objetivo com o marketing digital é atrair muitas oportunidades de negócios para que, então, sua equipe comercial (ou você mesmo), transforme aquela oportunidade em uma venda. 

Além disso, o marketing digital oportuniza que você possa controlar e mensurar os resultados de suas ações de forma bastante eficaz. 

Mas há algo muito importante que você, empresário, precisa observar: o funil de vendas no marketing digital não se trata apenas de conquistar seguidores. Gosto de lembrar sempre que seguidores não pagam boletos. Observe que o objetivo de um funil de vendas é vender. No marketing digital isso não seria diferente. 

Ter uma base de seguidores é importante para sua estratégia de vendas, mas é fundamental que em algum momento parte deles virem clientes, pois esse é seu grande objetivo: vender. 

Por isso, na sequência vou mostrar a você uma proposta de funil de vendas com o objetivo de transformar seguidores em clientes. 

Seguidor x engajamento

O primeiro conceito que precisamos entender é sobre nível de engajamento, pois essa categorização é essencial para transformar o seguidor em cliente. 

O engajamento é medido pelo grau de interação dos seus seguidores com o seu perfil, seja através de curtidas, compartilhamentos, comentários, mensagens por direct, salvamentos, etc. 

Quanto mais engajado o seguidor é com suas postagens, mais quente nós poderemos considerá-lo. Se é apenas um seguidor, que não interage com sua marca, ele é frio. Por isso, técnicas para conquistar muitos seguidores como sorteios, por exemplo, apenas irão atrair um número grande de perfis, em sua maioria, não engajados. 

O algoritmo de entrega de plataformas como Instagram e Facebook consideram o engajamento para fazer a “entrega” das postagens do seu perfil aos seguidores. Quanto mais quente forem seus seguidores (ou seja, mais engajados), mais seus posts serão entregues a essas pessoas. 

Assim, cabe dizer que vale mais o seguidor engajado, mesmo que em menor número, do que milhares de seguidores “frios”. 

Com isso, o seu funil de vendas no marketing digital deverá ter como primeiro objetivo engajar seus seguidores. Veremos qual a forma mais eficaz em seguida. 

Utilize o conteúdo para engajar

O conteúdo é essencial para engajar, pois é ele que define a sua audiência. Mas não pode ser qualquer conteúdo. O que irá guiar nessa escolha é seu público alvo: o que o seu cliente gostaria de ver?

Responda essa pergunta planejando um conteúdo que gere valor para seu seguidor, podendo ir além do seu próprio produto. Veja essa lista com alguns tipos de conteúdo que geram bastante engajamento:

  • Toques de humor: use memes do momento e faça uma relação com seu produto. Tenha cuidado para não desvincular da proposta da sua empresa e usar memes simplesmente por usar. Utilizar essa estratégia de forma equivocada poderá surtir o efeito ao contrário;
  • Vida pessoal: se isso for um desejo seu, você pode humanizar a sua marca com um pouco de detalhes pessoais. Aconselho que utilize esse conteúdo de forma intencional. Essas intervenções devem ajudar a quebrar objeções do cliente e aumentar o valor percebido;
  • Conteúdo: utilize assuntos que sejam relevantes para sua audiência. É importante ter relação com seu produto ou serviço. Se você vende máquinas de costura, por exemplo, seu conteúdo não poderá abordar culinária, pois não há conexão com sua oferta. Esse é um erro que muitas empresas cometem. 

É importante planejar os posts de conteúdo, pois tudo precisa estar alinhado ao que sua empresa oferece como produto ou serviço. Utilizar um conteúdo qualquer, sem fazer uma referência com a sua proposta não irá engajar. 

Considere também posts de conteúdo que gerem desejo e quebrem objeções do público em relação ao seu produto, mas sem ofertá-lo. Isso irá prepará-los para a futura oferta que você fará posteriormente, que é o tema do nosso próximo tópico.   

Transforme seguidores em clientes

Até agora você aqueceu sua base, criou desejo e quebrou objeções. Ou seja: deixou seus seguidores “quentes”, o cenário ideal para fazer a oferta. 

Nesse contexto, você faz anúncios de seu produto ou serviço (investimento em tráfego pago) para essa audiência bastante engajada, o que significa que eles têm mais probabilidade de comprar. 

Quando você anuncia para um público com maior probabilidade de compra, você vende mais por um investimento menor e como consequência, obtém mais lucro

Como estratégia, indico que venda um produto de entrada, mais barato, uma oferta irresistível, que gere “pouco atrito” na sua área comercial. Depois que ele se tornar cliente da sua empresa, você faz ações de relacionamento para fazer vendas sucessivas a esse cliente.

Aplicando essas estratégias para desenhar seu funil de vendas no marketing digital seu negócio irá receber muitas oportunidades de negócio para transformá-las em vendas.

Para ficar por dentro de outras informações que irão ajudar sua empresa a vender mais, não deixe de acompanhar os artigos aqui no blog.

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