Por que investir em marketing digital? Descubra 7 motivos!

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por que investir em marketing digital

Basta olhar ao seu redor para perceber a importância de ter uma presença online nos dias hoje. As pessoas estão super conectadas e seus smartphones são sua principal fonte de informação no dia a dia. Entretanto, nem sempre o empreendedor entende por que investir em marketing digital pode ser tão vantajoso para seu negócio.

Em 2014, um terço dos diretores entrevistados em uma pesquisa da AdWeek já afirmava que o digital seria o destino de 75% do orçamento de marketing das empresas nos próximos 5 anos. Em 2018, de fato, R$16,54 bilhões foram aplicados em publicidade online apenas no Brasil, segundo dados do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), e a expectativa ainda é de crescimento.

É explícito que as pessoas estão se relacionando mais com as empresas por meio das pesquisas, websites e redes sociais, mas as vantagens de trazer a sua empresa para a web vão muito além disso. A seguir você confere 7 motivos para investir em marketing digital quanto antes!

1. Você conhece seu público melhor

Se no passado havia algum receio em fornecer informações a sites e páginas de vendas, hoje escancaramos nossas vidas na internet e deixamos que as companhias descubram quem somos, o que fazemos e o que estamos procurando. As características que divulgamos permitem que diferentes perfis de consumidores sejam descobertos em meio a um mar de usuários outrora caótico.

É essa segmentação que permite que as empresas desenvolvam estratégias tão acertadas e eficientes. A internet entrega diversas soluções para conhecermos, em detalhes, as pessoas que pretendemos atingir com nossas campanhas e nosso conteúdo, e a própria interação dessas pessoas enriquece esse conhecimento, que pode beneficiar o desenvolvimento de novos produtos e estratégias.

2. Sua empresa entra no universo do seu público

Se você já perguntou a um profissional da área por que deveria investir em marketing digital, provavelmente deve ter ouvido que ter uma presença online é fundamental. Entenda, porém, que estar “presente” na internet não é apenas ter um site ou uma página nas redes sociais, é inserir a sua marca no universo do seu público.

Isso significa que a sua empresa terá mais chances de fazer parte do círculo de interesses da sua audiência e utilizar seus elementos para tornar as suas ações mais receptivas.

Não basta saber a idade e a localização do seu futuro cliente, é necessário entender quem ele é, quais são as suas opiniões, quais são os seus ídolos e, claro, compreender suas dores e desejos para que a sua empresa seja capaz de se comunicar da maneira apropriada e interessante.

3. Suas estratégias e campanhas são mais eficientes

Se você é do tipo que acha que a definição de sucesso de uma empresa é o dinheiro alocado para sua operação, o marketing digital certamente o fará rever seus conceitos. O formato dinâmico das estratégias de venda e promoção online favorece a eficiência das campanhas em qualquer modelo de negócio.

Em outras palavras, isso significa mais resultados com menos investimentos. Além disso, é possível “montar” o seu mix de ações e ferramentas de diversas formas diferentes e adequá-los em qualquer momento, de acordo com a realidade da sua organização.

4. É possível monitorar os resultados em tempo real

A criatividade jamais deixará de ser um instrumento necessário para o bom desempenho de uma companhia, mas é um erro fatal conduzir sua empresa apenas por meio da intuição. A enorme concorrência atual exige que as empesas sejam mais precisas em todos os aspectos e essa é uma das vantagens mais poderosas da web.

Para entender por que investir em marketing digital é algo tão necessário, precisamos nos lembrar de que a internet se tornou um gigantesco mercado virtual, no qual a moeda mais preciosa são os dados dos usuários.

Com a ajuda de plataformas e softwares especializados conseguimos analisar o comportamento do consumidor em tempo real, avaliar a eficiência de cada uma das ações realizadas e até providenciar ajustes prontamente. É como ter uma pesquisa de mercado rodando sem parar, refinando seus resultados a cada segundo. Imagine como esse conhecimento pode ajudar seu negócio!

5. Aumentam as chances de se destacar perante a concorrência

Ainda que grandes corporações, como Google e Amazon, sejam praticamente imbatíveis em seus respectivos segmentos, não há dúvidas que a internet é um ambiente muito mais democrático que os veículos de mídia tradicionais.

Você não precisa investir rios de dinheiro para conseguir realizar um marketing digital de qualidade. Aquela “velha publicidade”, cara e invasiva, que dominou a rádio e a TV nas últimas décadas está perdendo espaço para iniciativas simples, porém, muito mais impactantes.

Talvez seja a primeira vez na história que testemunhamos tantas companhias de pequeno porte, principalmente as startups, concorrendo diretamente com grandes players do mercado. Essas empresas aprenderam a utilizar a internet para promover uma comunicação mais humana e eficiente com seu público, além de adaptar seus serviços a nossa atual realidade tecnológica.

6. Seus poderes de engajamento e fidelização aumentam

Se mantendo presente no dia a dia do seu público, a sua marca estabelece um relacionamento com seus seguidores, que passam a interagir e perceber a sua empresa como um amigo em suas redes sociais. Essa interação é capaz de aumentar significativamente o engajamento da sua audiência, que promoverá as suas iniciativas e promoções de forma quase espontânea. É, literalmente, transformar seguidores em fãs declarados da sua marca.

7. Sua marca ganha mais força e autoridade

O forte apelo do seu público por sua empresa, seus serviços e suas ideias naturalmente colabora com sua imagem. O respeito e a atenção entregues pela audiência aumentam sua autoridade e sua força no mercado.

É muito comum, por exemplo, seguidores de uma marca não apenas apoiarem todas as suas ações publicitárias como também a defenderem diante de polêmicas ou comentários maldosos. Seus consumidores, portanto, se posicionam como verdadeiros parceiros do seu empreendimento e estão dispostos a batalhar online pelo seu sucesso.

Agora você sabe por que investir em marketing digital é imprescindível para o sucesso do seu negócio, entretanto, isso não é o bastante. O empreendedor necessita de um caminho para conseguir alavancar seu projeto da maneira certa e é aí que um especialista com experiência entra como a ponte entre a sua empresa e seu futuro sucesso no mercado.

A Webliv é uma empresa de treinamento para empresários, conhecida pelo famoso Método 8Ps, a metodologia desenvolvida por Conrado Adolpho, que já beneficiou mais de 30 mil organizações de todo o Brasil.

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