Por que investir em marketing digital? Descubra 7 motivos!

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
por que investir em marketing digital

Basta olhar ao seu redor para perceber a importância de ter uma presença online nos dias hoje. As pessoas estão super conectadas e seus smartphones são sua principal fonte de informação no dia a dia. Entretanto, nem sempre o empreendedor entende por que investir em marketing digital pode ser tão vantajoso para seu negócio.

Em 2014, um terço dos diretores entrevistados em uma pesquisa da AdWeek já afirmava que o digital seria o destino de 75% do orçamento de marketing das empresas nos próximos 5 anos. Em 2018, de fato, R$16,54 bilhões foram aplicados em publicidade online apenas no Brasil, segundo dados do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), e a expectativa ainda é de crescimento.

É explícito que as pessoas estão se relacionando mais com as empresas por meio das pesquisas, websites e redes sociais, mas as vantagens de trazer a sua empresa para a web vão muito além disso. A seguir você confere 7 motivos para investir em marketing digital quanto antes!

1. Você conhece seu público melhor

Se no passado havia algum receio em fornecer informações a sites e páginas de vendas, hoje escancaramos nossas vidas na internet e deixamos que as companhias descubram quem somos, o que fazemos e o que estamos procurando. As características que divulgamos permitem que diferentes perfis de consumidores sejam descobertos em meio a um mar de usuários outrora caótico.

É essa segmentação que permite que as empresas desenvolvam estratégias tão acertadas e eficientes. A internet entrega diversas soluções para conhecermos, em detalhes, as pessoas que pretendemos atingir com nossas campanhas e nosso conteúdo, e a própria interação dessas pessoas enriquece esse conhecimento, que pode beneficiar o desenvolvimento de novos produtos e estratégias.

2. Sua empresa entra no universo do seu público

Se você já perguntou a um profissional da área por que deveria investir em marketing digital, provavelmente deve ter ouvido que ter uma presença online é fundamental. Entenda, porém, que estar “presente” na internet não é apenas ter um site ou uma página nas redes sociais, é inserir a sua marca no universo do seu público.

Isso significa que a sua empresa terá mais chances de fazer parte do círculo de interesses da sua audiência e utilizar seus elementos para tornar as suas ações mais receptivas.

Não basta saber a idade e a localização do seu futuro cliente, é necessário entender quem ele é, quais são as suas opiniões, quais são os seus ídolos e, claro, compreender suas dores e desejos para que a sua empresa seja capaz de se comunicar da maneira apropriada e interessante.

3. Suas estratégias e campanhas são mais eficientes

Se você é do tipo que acha que a definição de sucesso de uma empresa é o dinheiro alocado para sua operação, o marketing digital certamente o fará rever seus conceitos. O formato dinâmico das estratégias de venda e promoção online favorece a eficiência das campanhas em qualquer modelo de negócio.

Em outras palavras, isso significa mais resultados com menos investimentos. Além disso, é possível “montar” o seu mix de ações e ferramentas de diversas formas diferentes e adequá-los em qualquer momento, de acordo com a realidade da sua organização.

4. É possível monitorar os resultados em tempo real

A criatividade jamais deixará de ser um instrumento necessário para o bom desempenho de uma companhia, mas é um erro fatal conduzir sua empresa apenas por meio da intuição. A enorme concorrência atual exige que as empesas sejam mais precisas em todos os aspectos e essa é uma das vantagens mais poderosas da web.

Para entender por que investir em marketing digital é algo tão necessário, precisamos nos lembrar de que a internet se tornou um gigantesco mercado virtual, no qual a moeda mais preciosa são os dados dos usuários.

Com a ajuda de plataformas e softwares especializados conseguimos analisar o comportamento do consumidor em tempo real, avaliar a eficiência de cada uma das ações realizadas e até providenciar ajustes prontamente. É como ter uma pesquisa de mercado rodando sem parar, refinando seus resultados a cada segundo. Imagine como esse conhecimento pode ajudar seu negócio!

5. Aumentam as chances de se destacar perante a concorrência

Ainda que grandes corporações, como Google e Amazon, sejam praticamente imbatíveis em seus respectivos segmentos, não há dúvidas que a internet é um ambiente muito mais democrático que os veículos de mídia tradicionais.

Você não precisa investir rios de dinheiro para conseguir realizar um marketing digital de qualidade. Aquela “velha publicidade”, cara e invasiva, que dominou a rádio e a TV nas últimas décadas está perdendo espaço para iniciativas simples, porém, muito mais impactantes.

Talvez seja a primeira vez na história que testemunhamos tantas companhias de pequeno porte, principalmente as startups, concorrendo diretamente com grandes players do mercado. Essas empresas aprenderam a utilizar a internet para promover uma comunicação mais humana e eficiente com seu público, além de adaptar seus serviços a nossa atual realidade tecnológica.

6. Seus poderes de engajamento e fidelização aumentam

Se mantendo presente no dia a dia do seu público, a sua marca estabelece um relacionamento com seus seguidores, que passam a interagir e perceber a sua empresa como um amigo em suas redes sociais. Essa interação é capaz de aumentar significativamente o engajamento da sua audiência, que promoverá as suas iniciativas e promoções de forma quase espontânea. É, literalmente, transformar seguidores em fãs declarados da sua marca.

7. Sua marca ganha mais força e autoridade

O forte apelo do seu público por sua empresa, seus serviços e suas ideias naturalmente colabora com sua imagem. O respeito e a atenção entregues pela audiência aumentam sua autoridade e sua força no mercado.

É muito comum, por exemplo, seguidores de uma marca não apenas apoiarem todas as suas ações publicitárias como também a defenderem diante de polêmicas ou comentários maldosos. Seus consumidores, portanto, se posicionam como verdadeiros parceiros do seu empreendimento e estão dispostos a batalhar online pelo seu sucesso.

Agora você sabe por que investir em marketing digital é imprescindível para o sucesso do seu negócio, entretanto, isso não é o bastante. O empreendedor necessita de um caminho para conseguir alavancar seu projeto da maneira certa e é aí que um especialista com experiência entra como a ponte entre a sua empresa e seu futuro sucesso no mercado.

A Webliv é uma empresa de treinamento para empresários, conhecida pelo famoso Método 8Ps, a metodologia desenvolvida por Conrado Adolpho, que já beneficiou mais de 30 mil organizações de todo o Brasil.

Entre em contato conosco e descubra como a nosso conhecimento e expertise podem ajudar a alavancar o seu negócio!

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram