Megafone com representação de depoimentos

Prova social: entenda por que ela pode aumentar suas conversões

A prova social como estratégia de marketing é uma das mais poderosas ferramentas para converter vendas. Todos nós somos altamente influenciados pela opinião e experiência de outras pessoas. Esse fato exerce muito poder na decisão de compra dos consumidores. 

Então, por que não fazer dessa realidade um benefício para o seu negócio? É exatamente essa a proposta da utilização da prova social no marketing das marcas: estimular a decisão dos consumidores através da experiência e relato de outras pessoas. 

Para entender melhor o que é a prova social e como você pode gerar e explorar esse conceito na sua empresa, continue a leitura deste artigo. 

O que é a prova social no marketing?

Certamente você já viu em algum momento da sua vida uma celebridade indicando (através de uma publicidade) a utilização de um produto e por isso, você até se interessou mais por ele. 

Neste exemplo, além de ser utilizado também o conceito da autoridade (que você pode conhecer mais nesse artigo), essa ação também é uma forma de explorar o gatilho da prova social. 

Nosso cérebro tem uma tendência natural de pensar que se algo aconteceu, esse fato tem enorme chance de acontecer novamente. Trazendo esse conceito da neurociência para o marketing, os estrategistas entenderam que, se utilizassem a prova de alguém que usou um produto ou serviço e teve êxito com ele, o público certamente faria o mesmo tipo de filtro, ou seja: também entenderia que pode ter esse mesmo êxito. 

De forma prática, a prova social como estratégia de marketing são relatos, depoimentos opiniões de pessoas que utilizam determinado produto ou serviço e contam através desses meios como foi a sua experiência e quais resultados conseguiram. 

Entenda por que a prova social é uma importante ferramenta de marketing

É natural considerarmos a opinião de outras pessoas para decidirmos algo sobre as nossas vidas, não é mesmo? Se um amigo seu relata ter ido visitar uma cidade x e que não gostou por determinados motivos, as chances de você considerar não ir até o lugar são grandes.

A validação de outras pessoas é importante para nos sentirmos seguros em relação às nossas decisões. E isso não é diferente quando pensamos nas decisões de compra.

Além disso, quando atualizamos esse conceito para o momento atual, não podemos negligenciar a influência da internet sobre os efeitos da prova social. É bem provável que você em algum momento de compra, procurou e considerou a opinião de outras pessoas em relação ao produto ou serviço. Agimos baseados na experiência alheia, mesmo a de quem nem mesmo conhecemos. 

E caso alguém tenha uma experiência ruim, procuramos evitá-la. Não queremos ter o mesmo destino. Por isso, a prova social assume destaque nas estratégias de marketing como ferramenta de argumentação. 

Quanto mais próximo e similar o cliente se sentir daquela outra figura que está dando sua prova social, mais atraído a aceitar a validação ele estará. Da mesma forma, quanto maior o volume de pessoas que validam tal solução, mais relevância elas terão no processo de decisão. 

Como a prova social pode impulsionar suas vendas?

Afinal de contas, quais os benefícios de utilizar a prova social em estratégias de marketing? É exatamente isso que exploramos nos próximos tópicos. 

Aumenta a credibilidade

Sem dúvida, de todas as técnicas de persuasão, a prova social é uma que mais gera elementos de credibilidade para uma marca e sua solução. Outros argumentos persuasivos também possibilitam aumentar a credibilidade. Mas a prova social é um dos mais poderosos. 

Ela gera na mente do cliente a ideia de que pode confiar naquela empresa e seu produto ou serviço, porque uma pessoa (seja uma autoridade que ela admira ou alguém com o qual ela perceba similaridade) o endossou. 

Quebra objeções

A prova social ajuda a quebrar objeções de venda como “isso não funciona”, “será que dará certo para mim”. Ou seja, além de estimular a decisão por meio do sentimento de pertencimento, a prova social ajuda a contornar barreiras que o cliente pode construir ao longo do processo de venda. 

Gera mais conversões

Depois do que vimos até aqui, é claro que a prova social, muito mais do que uma estratégia de marketing, é um elemento importante no estímulo à resposta direta do consumidor. Ou seja: ao explorar essa ferramenta de uma forma que as pessoas aumentem a credibilidade em relação a empresa e sua solução e enfraqueçam algumas crenças, a chance de obter uma conversão é muito maior.  

Entenda como gerar e explorar a prova social

Como toda estratégia de marketing, não basta sair aplicando e esperar resultados mágicos. A prova social irá realmente gerar resultados se explorada de maneira eficaz e condizente ao negócio. 

Existem diversas maneiras de gerar prova social e explorar ela em seu marketing. Mas é importante que elas sejam genuínas e verdadeiras, associadas a um produto e serviço excelente. Para entender os tipos de prova social, continue a leitura dos próximos tópicos. 

Depoimentos

Talvez o mais utilizado elemento de prova social, o depoimento é muito eficaz nessa missão. Pode ser escrito, acompanhado de informações que quem o prestou, bem como em vídeo. 

Quanto mais esses depoimentos transmitirem a pessoalidade do depoente em relação a solução, maiores as chances de ser uma prova social que gera no cliente o seguinte impacto: “nossa, se funcionou para ele e ele gostou, para mim também será assim”.

Números de clientes / seguidores

Sabe aquela situação onde você está escolhendo um restaurante para fazer uma refeição e passa na frente de um que está vazio e pensa: “não deve ser bom, não tem ninguém lá”. Pois é: os números que se relacionam a clientes e audiência também são elementos de prova social. 

Trazendo essa ideia para a perspectiva das redes sociais, o números de seguidores, os comentários positivos, entre outros, também podem ser uma importante fonte de prova social. 

Mas lembre-se: seguidores não pagam boletos. Muitas vezes, não é necessário um número enorme de seguidores para ter um negócio de sucesso. É muito mais válido uma audiência pequena, mas extremamente engajada do que um número muito grande de pessoas seguindo sem interagir e fazer negócios com a sua empresa. 

Clientes atendidos

Essa técnica é bastante usada por empresas do segmento B2B (Business-to-business), quando o público-alvo daquela empresa são outras empresas. Relacionar os clientes atendidos, principalmente quando são reconhecidos no mercado, é uma forma de demonstrar que aquelas empresas de sucesso confiam na empresa. 

Avaliações

Esse é um modelo de prova social muito comum no e-commerce. Antes de comprar, os consumidores buscam saber como foi a experiência de outras pessoas nas mesmas condições que ela. Por isso, é muito importante ter um produto e uma entrega de qualidade, caso contrário, a prova social poderá afastar o consumidor ao invés de gerar conversões. 

As formas para explorar a prova social são variadas. Você poderá aplicar as que mais se adequam a realidade da sua empresa e que façam mais sentido para o seu público-alvo, sem deixar de lado um item essencial para ter boas provas sociais: um produto ou serviço excelente. 

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