Atendente de clínica estética atendendo paciente.

Estratégia para atrair mais clientes para clínica estética

Se você atua no ramo de estética possivelmente gostaria de saber como atrair mais clientes para a sua clínica. Até porque é essencial atrair novos clientes para manter o seu negócio plenamente ativo ao longo do tempo. 

Como empreendedor dessa área, é essencial que você desenvolva conhecimento sobre técnicas diferentes para atração de clientes. Uma vez que o mercado anda cada dia mais competitivo, saber os caminhos de diferentes alternativas para ampliar seu mercado é indispensável.

Por isso, preparei neste artigo um detalhamento de um processo para atrair mais clientes para clínica estética utilizando recursos nada complexos e etapas simples. Além disso, você irá entender o porquê estipular um processo de vendas é essencial em seu negócio.  

Atraia mais clientes para clínica estética a partir de um processo de vendas

Estabelecer uma estratégia para atrair mais clientes para um negócio, como clínicas estéticas, depende que você crie um processo de vendas. Apenas as etapas de um processo bem definido, com objetivos claros possibilitará que você consiga atrair pessoas com alto potencial para se tornar clientes do seu negócio. 

Um processo de vendas se caracteriza por ter definidas etapas que possibilita que você conduza um anônimo (pessoa que ainda não conhece a sua empresa) até o final do seu funil de vendas, ou seja, a compra efetiva. 

Cada empresa pode ter etapas diferentes de um processo de vendas ou até mesmo ter mais de um processo para atrair clientes de diferentes formas, variando o modelo de prospecção e atração até a condução do possível cliente. 

Por que ter um processo de vendas em uma clínica estética

Sou um árduo defensor dos processos em todos os departamentos de uma empresa. Porém, infelizmente, a maior parte dos negócios no Brasil não possuem processos definidos para as suas áreas comerciais. 

Isso se deve ao fato de que por muitos anos atribui-se a vendas o fator “talento”. Porém, quanto mais estudo e aprendo, mais percebo que vender é um processo e que quanto mais você dominá-lo, mais sucesso nos negócios você terá. 

Algumas razões que fazem do processo de vendas uma ferramenta tão poderosa para quem tem uma empresa:

  • Previsibilidade: ser permanentemente afetado por oscilações e sazonalidades nas vendas não pode ser normal. Empresas que possuem processos definidos (até mesmo para os meses de menor movimento) têm expectativas mínimas sobre os resultados que podem ser alcançados.  
  • Consistência e padronização: garantir um modelo de abordagem do cliente mais homogêneo é um dos benefícios de um processo de vendas. Além disso, como na realidade de pequenas empresas contratar apenas vendedores com experiência nem sempre é viável, estabelecer processos oportuniza equilibrar a equipe e seus resultados. 
  • Mensuração: como saber se uma ação está dando certo se você não tem etapas claras para medi-la? Apenas com de indicadores que serão produzidos a partir do processo de vendas, você conseguirá medir o que é mais eficiente para as vendas da sua empresa. 

Acredito que tenha ficado mais claro o quanto um processo de vendas é relevante para qualquer negócio, seja ele pequeno ou médio. Por isso, convido a continuar a leitura deste artigo para ver o detalhamento de um processo de vendas. 

Passo a passo para atrair clientes para clínica estética

Depois de termos explorado o que é um processo de vendas e suas vantagens, vamos ver, a seguir, uma estrutura completa de um processo para atrair mais clientes para clínica estética. Entretanto, apesar de ser direcionado para esse ramo, este mesmo processo pode ser adaptado para uma empresa, com modelo de negócio semelhante. 

1. Fonte de tráfego

Todo processo para atrair clientes inicia-se com uma fonte de tráfego. Isso significa dizer onde você irá destinar os seus esforços para despertar a atenção de potenciais clientes. 

Existem diversas fontes de tráfego. A rua onde está seu estabelecimento, por exemplo, é uma fonte de tráfego. Mas há também outras diversas fontes de tráfego como Google e Instagram, por exemplo. 

O fundamental ao identificar uma fonte de tráfego é saber onde está seu potencial cliente. Nem sempre o que serve para um tipo de empresa é adequado a outra. Ainda mais considerando que muitas dessas fontes exigem que você invista para aparecer nelas (como o Google e o Instagram). Sendo assim, você precisa direcionar o seu investimento para o local certo. 

Depois dessas considerações sobre fonte de tráfego, neste processo que estamos detalhando aqui vamos utilizar uma fonte de tráfego que você já tem: sua carteira atual de clientes. 

2. Ação: programa de indicação 

Seu processo de vendas para atrair mais clientes para clínica estética se baseia em um programa de indicação. Essa ação permite que você conquiste mais mercado, fortaleça a marca e promova mais vendas para um novo público. 

Resumidamente, um programa de indicação são ações sistematizadas para criar uma rede de contatos entre clientes atuais com outras pessoas que podem vir a se tornar clientes, que conhecem ou não o seu negócio. 

É uma ferramenta de atração de clientes poderosa e mais segura, já que as pessoas tendem a confiar muito em empresas e marcas que pessoas conhecidas a recomendam. Dessa forma, a probabilidade de realizar uma venda para um cliente oriunda deste programa de indicação é muito maior do que para uma outra pessoa que não nunca ouviu falar da sua empresa. 

3. Entrando em contato    

Para colocar sua ação para rodar, você precisará entrar em contato com seus clientes falando sobre o programa de indicação. Você poderá fazer isso de duas formas: entrando em contato por telefone ou enviando mensagens pelo WhatsApp

Além de ser mais econômico em termos financeiros, o contato pelo WhatsApp também permite mais agilidade, porque você pode fazer isso com várias pessoas ao mesmo tempo, ao contrário da ligação. 

4. Utilize scripts prontos

É de extrema importância que seu contato com o cliente seja feito baseado em um script. Não ter um roteiro preparado e falar ou escrever a cada novo contato o que achar melhor naquele momento, poderá prejudicar muito o resultado deste processo de vendas. 

É importante que você personalize ao máximo o contato, falando o nome do cliente, por exemplo. Entretanto, a seguir vou detalhar alguns exemplos de scripts para essa ação que podem ser muito efetivos. 

  • Script 1: Gostaria de participar do nosso programa para ter 50% de desconto na próxima sessão de botox?
  • Script 2 para quem responder “sim”: Basta me indicar 10 amigas para ganhar um peeling de diamante grátis aqui na clínica. 

Observe que esses scripts são exemplos. Eles devem ser adaptados à sua realidade e aos seus serviços. Mas a ideia é que você tenha uma ideia de como funciona a dinâmica. Agora confira a sequência do script para encaminhar aos contatos que chegarem do programa de indicação. 

  • Script 3 para a pessoa indicada: A [nome da amiga que indicou] escolheu você como uma das 10 pessoas especiais da vida dela para presentear com um Peeling de Diamante gratuito em nossa clínica, basta agendar. Você gostaria de confirmar ou eu posso pedir outra pessoa especial para ela?

5. Potencialize as vendas 

Depois de atrair esses potenciais clientes, você pode criar mais estratégias para transformar essa indicação em um cliente de fato. Uma possibilidade é fazer uma avaliação facial e corporal antes do procedimento gratuito (peeling por exemplo). Após o procedimento, entregue o resultado da avaliação. Mostre onde estão os problemas, quais os impactos deles e faça uma oferta de vendas. 

Outra técnica que você pode aplicar é, após a compra, fazer um upsell, que é ofertar um produto diferenciado e complementar ao produto inicial. Essa estratégia permite que você aumente o ticket médio de venda, pois acaba aumentando o valor final da transação. Por consequência, isso aumenta consideravelmente a receita da sua empresa.

Uma grande dica para o sucesso desse processo de vendas é começar com a carteira de clientes que possuem maior frequência de compra e ticket médio maior. Com isso, as chances de ter indicações mais qualificadas são maiores.

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