Como vencer a concorrência: 6 dicas para destacar o seu negócio no mercado

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Como vencer a concorrência

De forma recorrente, sou questionado sobre como vencer a concorrência. A verdade é que esta é uma pergunta simples para uma resposta complexa e abrangente. Contudo, algumas ações são essenciais para superar empresas concorrentes. 

Entretanto, antes de qualquer coisa, sua empresa precisa entender melhor onde deseja estar e em que gostaria de se diferenciar da concorrência. Estratégia é essencial na luta para se destacar no mercado. 

Continue a leitura deste artigo e entenda o que é indispensável no planejamento para vencer a concorrência e 6 dicas práticas para diferenciar a sua empresa no mercado. 

Em qual quesito e por que você deseja vencer a concorrência?

Sua empresa, necessariamente, precisa superar a concorrência? Talvez você responda que se não superá-la, seu negócio será engolido por ela. É claro que manter-se competitivo no mercado é essencial. 

Entretanto, existem algumas reflexões que um empresário deve fazer quando pensa sobre a necessidade de vencer a concorrência. Superar outra empresa que disputa o mercado com a sua é algo complexo e pode acontecer de formas variadas e não apenas vender mas que eles.

Quer entender melhor isso? Veja o vídeo abaixo, onde trago uma reflexão para que os empresários escolham em que critério e por que desejam superar a concorrência. Este conteúdo é um incentivo ao pensamento estratégico quando se fala em vencer a concorrência.

O que irá destacar a sua empresa da concorrência

Agora que você já viu o vídeo (caso ainda não, recomendo que veja-o para entender o que é substancial para você vencer concorrentes) vamos nos aprofundar em estratégias para destacar a sua empresa da concorrência. 

Quanto mais competitivo é um mercado, mais oportunidades e possibilidades de negócios podem acontecer. Por isso que buscar um diferencial para a sua empresa pode mudar o jogo na disputa diária pela atenção do seu consumidor

Já não estamos mais em um tempo onde o diferencial de uma empresa era aquela que vendia por um menor preço. E quem diz isso são os próprios consumidores. Essa pesquisa aponta que 75% dos consumidores preferem comprar em empresas que confiam, mesmo não sendo a mais barata

Por isso, apostar em estratégias de bom atendimento, proporcionar algo diferenciado ao cliente e que busquem a fidelização são importantes para vencer a concorrência. Veja nos próximos parágrafos algumas estratégias para executar na sua empresa. 

1. Pesquise e analise a concorrência

Não há como vencer o desconhecido. Por isso, pesquisar e analisar seus maiores concorrentes é fundamental para quem deseja vencer a concorrência. Mas esta pesquisa é estratégica. Ou seja, exige uma observação de pontos positivos e outros que poderiam ser melhorados. 

Atualmente, com a internet, ficou ainda mais fácil fazer esse tipo de pesquisa (seja por comentários em redes sociais, sites da empresa, postagens no Reclame Aqui, etc). Independentemente do modo, procure identificar posicionamentos, diferenciais ofertados, o que os clientes mais gostam e o que não gostam tanto.

Esta pesquisa, além de dar a você, empresário, um panorama de como seus concorrentes atuam, também mostrará diversas oportunidades de negócio, que muitas vezes nem mesmo seu concorrente percebeu ainda. 

2. Priorize um atendimento de qualidade

Se a sua empresa não oferece uma experiência no mínimo agradável ao consumidor ficará muito difícil superar outras empresas do mesmo nicho que a sua. O fato é que o mercado consumidor prioriza cada vez mais a experiência em detrimento a outras questões

Há tantas opções no mercado, que a jornada do consumidor está cada dia menos linear e o processo de escolha é mais complexo. Por isso, atente para que sua empresa reproduza um atendimento de qualidade

Mas o que é um atendimento de qualidade, afinal? Bem, esta é uma pergunta que exige uma resposta complexa, mas em linhas gerais, um bom atendimento presume um relacionamento entre empresa e cliente que crie uma conexão com o consumidor, onde ele se sinta entendido e tenha suas necessidades satisfeitas.

Para isso é fundamental investir em treinamento de equipe. E a capacitação não deve se resumir apenas a equipe de vendas, que são as pessoas que normalmente têm mais contato com os clientes. 

Dessa forma, toda a empresa deve estar capacitada para prestar um bom atendimento, alinhado aos objetivos do negócio. Um atendimento empático, que busque solucionar o problema do cliente é a chave para ter uma empresa diferenciada.  

3. Aposte em estratégias que aumentem o valor percebido 

Quando o cliente percebe alto valor em seu produto (indiferentemente do preço), maiores serão as taxas de conversão do seu negócio. Lembre-se que valor é diferente de preço. Veja a seguir: 

  • Preço: valor monetário do produto ou serviço baseado em custos e margem de lucro. 
  • Valor: é até quanto o seu cliente pagaria pelo produto ou serviço. Assim, é algo subjetivo, onde o cliente tem um sentimento de até quanto aquele produto ou serviço vale.

Sendo assim, através das ações que aumentam o valor percebido, sua empresa estará propondo uma experiência de compra que vai muito além do preço

Uma maneira de promover essa percepção é sempre evidenciar os benefícios da sua solução, ou seja: o que o consumidor ganha ou quais os problemas que consegue resolver com ele. Além disso, a quebra de objeções é importante para eliminar obstáculos que influenciam negativamente na decisão de compra. 

4. Ouça o que o seu cliente tem a dizer

Para uma empresa se destacar no mercado e, por consequência, vencer a concorrência é importante sempre ter em mente que o cliente é o seu maior ativo. O que isso quer dizer? Será o cliente que irá nortear as decisões da empresa, uma vez que sem clientes, não há empresa. 

Se você assistiu o vídeo acima, viu que comentei sobre o fato de que a opinião mais importante a respeito do que é melhor na sua empresa sempre deve ser a do consumidor. Pode ser duro ler isso, mas não importa se você acha seu produto incrível quando o consumidor não pensar o mesmo. 

Por isso, é muito importante sempre criar espaços para ouvir o seu cliente. A pesquisa de satisfação, além de medir se a expectativa do cliente foi atendida, é uma ótima ferramenta para criar relacionamentos, ouvir o seu cliente e ter insights sobre o seu próprio negócio.     

5. Monitore seus indicadores 

Sempre comento com meus alunos que não há como gerenciar aquilo que não é medido. Os indicadores são essenciais para ter domínio sobre o seu negócio. 

E quando você deseja que sua empresa seja diferenciada das demais, os indicadores é que irão revelar se os caminhos adotados estão certos ou se é necessário corrigir a rota. Para isso, tanto estratégias de marketing quanto estratégias de vendas devem ser monitoradas constantemente para que sua empresa realmente consiga se destacar no mercado. 

6. Use a tecnologia a favor do seu negócio

As ferramentas tecnológicas e as novas formas de consumo através da internet vieram para ficar e podem mudar o jogo da sua empresa. 

Não há motivos para não aproveitar a automação e deixar o seu processo de atendimento mais ágil. Da mesma forma, não há por que fugir da presença digital para promover a sua empresa e conquistar novas vendas

Entretanto, vale ressaltar que a humanização do atendimento, mesmo com o uso da tecnologia, é essencial. As relações comerciais são feitas por pessoas. Os consumidores, por sua vez, desejam se relacionar com as pessoas que fazem parte da empresa. 

Como podemos observar são vários aspectos que podem diferenciar a sua empresa no mercado. Mas lembre-se que, muito mais importante do que apenas vencer a concorrência, é ter um negócio saudável, lucrativo e que ofereça uma experiência inesquecível ao cliente. 

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