4 dicas para lotar a sua agenda de clientes

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
As estratégias para lotar a agenda de clientes

Se você é um prestador de serviços, pode desejar lotar a sua agenda de clientes. Seja para profissionais liberais ou autônomos, existem algumas estratégias que podem impulsionar os agendamentos no seu negócio. 

Mas é necessário ter cuidado em relação a procurar uma demanda grande de clientes. Muitas vezes, é menos importante a quantidade de clientes e mais relevante a rentabilidade que eles trazem para seu negócio. 

Quer entender mais sobre isso e ainda ver 4 estratégias que podem impulsionar seu negócio? Continue a leitura deste artigo.   

Por que você deseja lotar a sua agenda?

Pode parecer um pouco estranho iniciar o artigo questionando o porquê você deseja lotar a agenda. Mas saiba que essa pergunta deveria ser feita por todos os profissionais que procuram por essa informação. 

A verdade é que existe uma crença de quanto mais clientes você atender, mais dinheiro com seu negócio você irá ganhar. Porém, a certeza é que você ganhará bastante trabalho, mas não necessariamente mais dinheiro.

Dessa forma, o que trará mais dinheiro para você, dono de negócio, não é lotar a agenda, mas sim ter mais lucro. Por isso, muitas vezes, é mais recomendado diminuir a quantidade de atendimentos na agenda e apostar em estratégias lucrativas, como aumentar o ticket médio

É importante você observar o motivo que faz você querer lotar a sua agenda. Tenha em mente que o que deixa uma empresa rodando é sempre o lucro e não a receita. Lotar a agenda poderá apenas aumentar a receita do seu negócio.

Como lotar a agenda? Conheça 4 estratégias 

Depois da nossa reflexão, pode ser que você tenha concluído que realmente precisa aumentar a quantidade de agendamentos no seu negócio. Para te ajudar nessa missão, separamos 5 estratégias que vão impulsionar a sua visibilidade e também trazer previsibilidade de agendamentos para você. Confira. 

1. Crie um processo de vendas

Todo esse artigo poderia ser resumido apenas neste tópico. Isso porque, um processo de vendas, quando planejado e executado, é uma das melhores ferramentas para lotar a agenda.  

O processo permite conquistar a previsibilidade de agendamentos, uma vez que propõe uma dinâmica estruturada para a captação e condução de clientes ao longo do funil de vendas. Além disso, através de um processo é possível replicar o método e, por consequência, reproduzi-lo ao longo do tempo, proporcionando a escalabilidade do negócio.

Como criar um processo de vendas para lotar a agenda

1. Defina seu público-alvo e onde encontrá-lo

Tenha clareza sobre quem é o público-alvo para atrair em seu processo de vendas. Apenas assim você terá melhores resultados em seu processo. 

Da mesma forma, saiba em que plataforma aquele público ideal mais se encontra. Dependendo do nicho de atuação, eles podem se concentrar mais em uma rede social ou no Google, por exemplo.

2. Anuncie

Aposte em tráfego pago, ou seja, anúncios online. Neste anúncio, ofereça um conteúdo de valor, algo relevante, relacionado a sua atuação, que traga uma informação valiosa ao seu público. Dessa forma, ajude o cliente ideal a encontrar uma solução para seu problema ou uma forma de realizar um desejo. 

Neste processo que estamos sugerindo, o anúncio não é uma oferta direta do seu serviço. Muitas vezes o consumidor não tem ideia de como a sua solução pode ajudá-lo. Então o papel desse conteúdo é levar essa possibilidade até ele, mostrando então uma oportunidade.

3. Sessão estratégica

A melhor forma de abordagem para a área de serviços é através da sessão estratégica. No seu anúncio de conteúdo direcione o contato perguntando se ele deseja entender melhor sobre aquela oportunidade, falando com um especialista (o próprio prestador, ou alguém que desempenhe o papel comercial, como uma secretária, por exemplo).

Direcione-o a uma página de cadastro, onde ele irá deixar seu contato (nome, e-mail, número de telefone, etc). A partir desse cadastro você marca o que chamamos de sessão estratégica. Ou seja, uma conversa com esse contato, que pode acontecer pelo WhatsApp, uma ligação, etc. O objetivo da sessão estratégica é conduzir esse lead a agendar um atendimento com a sua empresa. 

2. Domine os indicadores do seu negócio 

Infelizmente, um dos maiores problemas das pequenas e médias empresas do nosso país é que seus gestores desconhecem os principais indicadores da empresa. Apenas através deles é possível saber o que está dando certo ou não no seu negócio. 

Dessa forma, quando os números em determinado indicador não estão bons, você pode melhorar a ação que resulta naquele indicador ou, até mesmo, alterar a estratégia para uma nova. O fato é que sem medir os resultados, você não saberá o que é mais eficaz para lotar a sua agenda

Quando você tem domínio sobre eles, você saberá quantos clientes agendaram com a sua empresa através da captação de um anúncio, por exemplo. Com isso, para lotar a sua agenda, você poderá saber o quanto a mais em anúncio você precisará investir (para atingir mais pessoas) e, por consequência, lotar a sua agenda.

Além disso, também será possível medir desempenhos isolados de ações. Por exemplo: como saber se seu negócio performa melhor com um tipo de anúncio do que de outro? Você terá essa resposta analisando todos os indicadores, como CPL, ROAS, CAC, etc.

3.  Aposte em um programa de indicação

Sempre indico um processo de vendas para não depender de indicação de clientes. Porém, saiba que existem formas de estimular a indicação através de um processo e não depender da sorte para um cliente indicar seu negócio para outra pessoa.  

Um programa de indicação são ações estratégicas que visam sistematizar uma rede de contatos entre clientes e quase-clientes com outras pessoas que podem vir a se tornar clientes. Assim, seu negócio conseguirá conquistar mais mercado e, por consequência, promover mais vendas para esse novo público. 

Além disso, as pessoas tendem a confiar muito em profissionais que outras pessoas similares a elas recomendam. Assim, a probabilidade de realizar um novo agendamento para um cliente que chega através da indicação é muito maior do que para uma outra pessoa que não foi indicada e também não lhe conhece. 

Você poderá apostar em sistemas de premiações para promover indicações. Há também a possibilidade de realizar sessões estratégicas em grupo. Também é possível ter um programa de indicação com negócios parceiros, que podem ser firmados com empresas ou profissionais autônomos e liberais que têm o mesmo público-alvo que o seu negócio. Entretanto, não são empresas concorrentes a sua.

Por exemplo: se você é um nutricionista, você poderá fechar uma parceria de indicação com uma clínica estética. Outra forma de realizar parcerias é pelo meio digital, com as collabs

4. Tenha presença digital

Poucos são os negócios que ainda não estão presentes nas possibilidades de mídia digital. Se você é empreendedor, já percebeu que o digital está transformando as relações de consumo. Por isso, colocar seu negócio na vitrine virtual é essencial. 

Veja abaixo por que seu negócio deve apostar em uma presença digital.

  • Publicidade: A maior parte das estratégias de marketing contemplam as possibilidades do meio on-line para realizar publicidade atualmente. As ações tendem a ser mais efetivas uma vez que permitem segmentações e possui uma dinâmica muito mais rápida, permitindo ajustes. 

  • Visibilidade: Disponibilizar a sua empresa na internet contempla a jornada de compra do consumidor de forma completa, mesmo que, ao final, a negociação se torne presencial. E quanto melhor for sua estratégia de presença digital, mais você irá “aparecer” para o público alvo, aumentando significativamente a sua visibilidade.

  • Vendas: Ao ter mais visibilidade, as chances de fechar negócios também aumentam. Você é visto por um público maior, sem as limitações impostas pela distância geográfica. Ter presença virtual facilita que pessoas próximas a você encontrem seu negócio quando procuram informações relacionadas. 

Vimos neste artigo estratégias que podem impulsionar o seu negócio e trazer muitos agendamentos para você. Mas procure sempre por alternativas que lhe tragam mais retorno e não apenas aumento de trabalho para que seu negócio se torne sustentável. 

Para acompanhar mais artigos com informações de marketing e vendas, inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos novos toda a semana. 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.