Mulher em balcão de loja com laptop

Como vender mais e melhor: confira 5 dicas

Se você é empresário, certamente saber como vender mais e melhor é algo que lhe interessa. A verdade é que sempre existem técnicas e estratégias que ainda não tínhamos observado e que podem trazer resultados consideráveis em nossos resultados.

Pensando nisso, separei algumas dicas de como você pode gerar mais oportunidades de negócio sem precisar investir rios de dinheiro. Continue a leitura deste artigo para saber mais. 

Por que sua empresa precisa além de vender mais, vender melhor

Há muitas empresas que vão à falência mesmo vendendo muito. Então se você que está lendo este artigo e tem um negócio, gostaria de fazer um alerta: não basta apenas vender mais. Você precisa encontrar formas que fomentem novas vendas, mas que, ao mesmo tempo, tragam maior retorno financeiro ao seu negócio. 

A venda para um cliente novo, conquistado através de alguma ação de captação, seja ela um anúncio na internet, uma propaganda em revista, visitas, reuniões, etc. precisam suportar o custo de aquisição do cliente – o CAC.

Toda empresa precisa constantemente atrair um fluxo de novos clientes. Ou seja, não há como evitar por completo o peso do CAC no seu negócio. Porém, é importante deixar claro que há possibilidades de atrair novos clientes de forma mais eficiente, o que tornará o retorno sobre esse investimento muito melhor.

Além disso, existem formas de gerar mais vendas para quem já é seu cliente, possibilitando que sua empresa venda mais e de maneira muito melhor, ou seja, mais lucrativa. Por isso, ações com descontos devem ser bastante planejadas, pois ela não são a maneira mais inteligente de gerar mais vendas.  

5 dicas para vender mais e com maior eficiência

Agora que você já entendeu como é importante observar e aplicar estratégias que te possibilitem não apenas vender mais, mas vender melhor, com maior lucro, vamos conferir nos próximos tópicos 5 dicas para gerar mais vendas. 

1. Atraia o cliente ideal (cliente pagador)

Atrair qualquer perfil de cliente para a sua empresa pode dificultar muito as conversões. Isso porque pessoas menos predispostas a comprar seu produto ou serviço irão chegar até a equipe comercial, fazendo-a perder tempo, e muitas vezes acompanhadas de muitas objeções. 

Por isso, antes de traçar qualquer estratégia de publicidade para atrair novos compradores, tenha clareza sobre quem é o público-alvo da sua empresa. Entenda em profundidade como esse cliente pensa e o que almeja com a sua solução. 

Isso possibilitará ser muito mais assertivo na comunicação e na própria ação de captação dessas pessoas, uma vez que você saberá exatamente quem pretende atingir, otimizando o uso das plataformas de anúncio, como Google, Facebook, etc. 

É sempre importante que a sua empresa desperte o interesse do cliente mais propenso a comprar. Ao atrair clientes errados, as vendas ficam mais difíceis e fazem o seu negócio investir muito para atrair poucos compradores de fato. 

2. Construa valor em relação ao seu produto ou serviço

A segunda dica deste artigo está relacionada ao valor percebido. Note que valor é diferente de preço. Valor é até quanto o seu cliente pagaria por seu produto ou serviço. Ao passo que o preço é o valor monetário daquilo que você está vendendo.

Quanto mais você consegue aumentar o valor percebido em relação a solução que você vende, mais barato o seu cliente irá achar, independentemente do preço. Se grande parte dos seus clientes está achando o produto ou serviço caro é porque você não domina as técnicas para aumentar o valor percebido em relação ao que vende. 

O barato e o caro são apenas percepções de valor. Então, você precisa hoje mesmo melhorar a geração de valor sobre seus produtos ou serviços, entendendo as necessidades dos seus clientes e, acima de tudo, demonstrando os benefícios que ele terá como resultado.

3. Resgate seu ex-cliente

Se você não trabalha o relacionamento com o cliente que comprou alguma(s) vez(es) da sua empresa, ele deixa de comprar. Porém, uma vez feito o investimento para conquistá-lo, por que deixá-lo de lado? Não faz muito sentido, não é mesmo?

Por isso, se você precisa vender mais, saiba que há nessa fatia da sua clientela uma ótima oportunidade de trazê-los de volta e realizar mais vendas. Muitas vezes, uma simples ligação já é efetiva. 

Mas é importante entender por que esses clientes deixaram de comprar para, então, construir estratégias que visarão manter um relacionamento recorrente com a maior parte dos seus clientes.  

4. Explore técnicas de vendas que aumentam as conversões

Utilizar técnicas de argumentação, persuasão e contorno de objeções são excelentes aliados para vender mais. Sempre repito aos empresários que participam dos meus programas para que não se satisfaçam com resultados ruins. Verifique se sua empresa explora todas as possibilidades que fazem a taxa de conversão em vendas subir. 

Outro excelente aliado para ter mais conversões em seu funil de vendas é um script de vendas. Através dessa ferramenta é possível fornecer a equipe de vendedores uma técnica mais apurada para atender o público da sua empresa e, com isso, alcançar resultados melhores. 

Dessa forma, por meio de um script, é possível padronizar a forma de atuação e comunicação da sua equipe e por consequência ter resultados mensuráveis e com maiores chances para a escalabilidade do negócio. 

5. Utilize estratégias para vender mais com menos investimento

Nem sempre você precisa atrair novos clientes para gerar mais vendas. Vimos lá na dica 3 que resgatar ex-clientes é uma ótima maneira de gerar novas vendas. Mas não é apenas essa possibilidade. 

Você pode aumentar o ticket médio das vendas (e, com isso, alcançar um número maior no faturamento) utilizando algumas estratégias simples. Técnicas como o upsell, o cross sell e os combos possibilitam vender por um valor maior para o cliente que já está efetivando uma compra. 

Além disso, você também pode fazer uso de estratégias relacionadas ao seu modelo de negócio, como a escada de produtos e trazer diferentes opções de soluções para diferentes perfis de consumidores e/ou estágios distintos de relacionamento ao longo da jornada do cliente. 

Gerar novas oportunidades de negócio não necessariamente dependem de investimentos para atrair novos clientes. Entretanto, como atrair novos clientes é essencial, é importante considerar formas mais eficazes de fazer essa captação como vimos ao longo deste artigo. 

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